A Bahia Pesca fez hoje (terça – feira,29) o repovoamento de um milhão e duzentos mil megalopas ( caranguejos na segunda fase de desenvolvimento,medindo apenas meio centímetro), num manguezal em Santo Amaro da Purificação. As megalopas foram cultivadas no laboratório da empresa na fazenda Oruabo, naquele município.

A tecnóloga em aquicultura, Eliane Hollunder, responsável pelo Laboratório de Reprodução de Caranguejo, explica que o objetivo é a defesa do meio ambiente. “Eles crescem, se tornam reprodutores, mantendo o ciclo e conseqüentemente o equilíbrio ambiental.”

Eliana esclarece também que, dentre as fêmeas capturadas, são escolhidas, através de avaliação técnica, as que toleram melhor o manejo. Elas são desinfectadas com formalina e alimentadas com micro-crustáceos e algas. A tecnóloga lembra que, além dos predadores, em 1997 um fungo provocou a mortandade de caranguejo em vários estados do país. E em 2007 atingiu os manguezais de Canaviairas. os em Por isso o repovoamento é muito importante.”

O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri-Secretaria de Agricultura do Estado, Isaac Albagli, acompanhou o evento e destacou a importância deste trabalho que integra um conjunto de ações em defesa do meio-ambiente. “ A gente faz palestra e distribui materiais impressos em escolas e outras entidades explicando, várias questões, a exemplo do tamanho mínimo permitido para o caranguejo ser capturado, que é de cinco centímetros. Até chegar a este tamanho o crustáceo leva cinco anos”.