SEU FINAL DE SEMANA MAIS SABOROSO
Quando os dias vão se somando uns aos outros sem nenhuma diversão, é preciso recriá-los! Outro dia fui ao supermercado perto de casa e fiquei de bate-papo com a menina que se ocupa das verduras do supermercado. Durante a conversa, ela me sugeriu fazer para o jantar um creme de alho poró, que costuma fazer sucesso na casa dela. De repente, rabiscou uma receita pra mim.
Ao chegar em casa, pensei que seria mais divertido fazer a receita com um toque pessoal e adorná-la como se tratasse de um banquete ou da capa de uma revista de receita. O propósito era que quem provasse o jantar se sentisse um convidado de honra, um homenageado especial, ainda que fosse uma segunda-feira. Então, mãos à obra! E inventei umas tostadas pra acompanhar…
A receita começa assim…
Cozinhe três talos de alho poró, duas batatas médias junto com um tablete de caldo de carne. A água pra cozinhar deve cobrir as verduras, em seguida triture as verduras cozidas junto com um copo de iogurte, três colheres de creme de leite, sal e pimenta do reino à gosto.
A temperatura deve se adequar à temperatura ambiente. Quer dizer… Se faz muito calor, melhor servi-la fresquinha e se faz frio, convém tomá-la mais quente.
Para as tostadas, você deve cortar doze rodelas de pão de sal ou baguete, cobri-las com azeite de oliva, um pouco de queijo de cabra e presunto de Parma e cubinhos de meia maçã, que você caramelizará previamente com açúcar e manteiga. Finalmente, levá-las ao forno pra dourar.
Uma sugestão: adaptar a receita ao lugar onde você vive. Usar o queijo típico de onde você mora, a fruta da estação, o presunto que achar mais adequado. Invente!


Para os vegetais:
Processe as verduras com pouco caldo após cozidas, retorne a panela, misture com os demais ingredientes citados e na hora de adicionar o restante do caldo, calcule a quantidade que deseja: se quiser um creme mais ralo, ponha o caldo todo, se quiser mais cremoso, vá dosando a gosto.
Para as tostadas:
Pôr em forno médio por alguns minutos, até que o presunto esteja crocante e a torrada dourando.
Para caramelizar as maçãs:
Numa panela pequena, acrescente a maçã em cubinhos, manteiga e açúcar, misture, tampe a panela e espere amolecer um pouco.
—
Fonte da matéria: Gourmet Andrea Marques de Almeida Bouix.
Edição e revisão da matéria: Gastrônoma Aline Fidelman
—
Até lá! Au revoir!
Andréa Marques, ilheense, 40 anos, é diplomada em Filologia Francesa pela Universidade de Alicante.
Atua como professora na Espanha e faz doutorado em Línguas, Culturas e suas traduções no espaço mediterrâneo pela Universidade de Alicante.
andreabouix@hotmail.com
Orgulhosa da irmã que tenho, é isso que tenho a dizer!
Tentarei fazer a receita, apesar de saber que não sairá igual a da Chef, sempre existe aquele “segredinho” que não é revelado…também aquele tempero que não encontramos disponíveis em nenhum mercado, pois está dendro do coração de quem faz! A outra opção é esperar para provar pessoalmente direto da fonte criadora da receita! Isso sim será mais gostoso ainda, não vejo a hora…
Te Amo,
Nana.