WILSON LONGO x NEYMAR

Sempre gostei de futebol, freqüentei o Estádio Mário Pessoa na década de 60, haviam seis clubes amadores que disputavam o campeonato Ilheense de futebol (Colo-Colo, Vitória, Flamengo, Ferroviário, Ypiranga e Satélite). Normalmente as rodadas aconteciam duas vezes na semana (quarta-feira e domingo), o estádio sempre lotava, não somente na arquibancada principal bem como na geral. As rádios locais tinham suas equipes de radialistas para transmitir os jogos e havia também programas de esporte. Os torcedores gostavam de ouvir a Rádio Cultura de Ilhéus, devido aos comentários comedidos e inteligentes de Armando Oliveira. Os locutores eram Myrthe Pititinga e Raimundo Veloso. A equipe da Rádio Baiana era comandada por Paulo Kruschewsky e contava com os repórteres de pista Seara Costa (Olho Vivo), Walter Machado e Caetano. A Rádio Jornal de Oswaldo Bernardes de Souza ( o homem do terno marrom) , não tinha equipe de esporte ou estava em formação.
Os Dirigentes dos Clubes de Futebol naquela época, hoje considerados cartolas, amavam seus clubes, e às vezes cobriam até as despesas, a exemplo de Airton Adami, José Alves Barreto, Manoel Leal, Wilson Trindade, José Magalhães, Antonio Olimpio e Francisco Badaró (Colo-Colo). Gildásio Almeida e Prim Otero (Flamengo). Ariston Cardoso e Edival Moura (Vitoria). Isaias Almeida (Ypiranga) e Silvio Silva (Satelite).
Os jogadores por sua vez jogavam com sangue e suor sem receber nenhuma renumeração mensal, às vezes, recebiam bicho quando ganhavam a partida. O Vitória tinha craques da estirpe de Adilson e Domiguinhos. O Flamengo Malaguti e Manequinha. O Ferroviário Cassimiro, Pingo e Catroca . O Satélite contava com o chute de Carlitão. O Ypiranga com Oliveirinha e o Colo Colo tinha Armandinho, Tinho, Bebeto, Americano e Wilson Longo (craque dos craques).

Lembro-me que durante a semana os comerciários e comerciantes reuniam na banca de Sapa Veiga (ao lado da Pensão Vasco), para fazer aquela resenha sobre os jogos de domingo e da quarta feira. E após o apito da sirene do comércio íamos trabalhar, com vontade de ficar mais um pouco.
A respeito de Wilson Longo, gostaria de sugerir ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Newton Lima, que faça uma justa homenagem a esse grande Ilheense, outorgando a comenda SÃO JORGE DOS ILHÉUS ao grande atleta WILSON LONGO, pelos relevantes serviços prestados ao nosso Município na área de esportes em todas as modalidades.
Concluindo quero afirmar que o Estádio Mário Pessoa foi palco de inúmeras partidas de futebol com equipes do Rio de Janeiro a exemplo do Flamengo, Vasco, Fluminense, Campo Grande, Bangu, América, Olaria, Bonsucesso e Portuguesa, bem como com o Santos F. Clube com Pelé, Coutinho e Pepe, que por duas vezes se apresentou em Ilhéus, sendo que a primeira partida foi Santos 6 x 1 Bahia (com um gol do torcedor que estava ao lado da trave e empurrou a bola para dentro do gol). A segunda partida foi Santos 3 x 1 Seleção de Ilhéus com o gol de Adilson. Nessa partida o jogador Manequinha da Seleção de Ilhéus deu um banho de cuia em Pelé.
A delegação do Santos F. Clube ficou hospedado no Ilhéus Hotel, e o rei Pelé muito simpático acenava sempre para os torcedores e admiradores, com aquele sorriso que sempre lhe foi peculiar.
Quanto a Neymar do Santos F.C., não tenho nenhum histórico à respeito do mesmo, sei apenas que é milionário.
Luiz Castro
Bacharel Administração de Empresa
Fespi 1991,