Durante o feriado da semana santa, quando aumenta o fluxo de turistas em Ilhéus, a equipe do Programa Creas Violência realizou uma ação na rodovia BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna, nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Estadual. A ação faz parte de uma campanha de combate a violência sexual de crianças e adolescentes e é gerenciada pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que funciona na Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares.
A campanha consiste em combater e prevenir o abuso sexual de menores na região, buscando a conscientização das pessoas através da entrega de kits contendo lixo para carro, adesivo, boné e folder contendo as informações sobre como denunciar e o que caracteriza o abuso sexual. As denúncias podem ser feitas anonimamente através do Disque 100. A distribuição dos kits teve como finalidade conscientizar os motoristas, passageiros e motociclistas, que trafegavam pela BR-415.
De acordo com o secretário da Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos, é preciso combater todo o tipo de violência e o trabalho articulado entre o Creas Violência e outros programas da secretaria, ajudam a combater essa prática. “Nossa intenção é fortalecer essa prática de conscientização da população, através de mensagens educativas, além de ações efetivas nos locais onde os problemas já existem, buscando o fortalecimento das relações familiares”, ressaltou Ari Silva Santos.
Trabalho – O Creas oferece acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Seu público-alvo é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ou sofrem algum tipo de violação de direitos, ameaça ou violência física, sexual ou psicológica.
Infelizmente, no município de Ilhéus, o número de atendimentos de vítimas de exploração sexual tem crescido constantemente e a falta de denúncia desses casos faz com que muitos jovens permaneçam sofrendo essas agressões. A proposta do Creas Violência é combater e enfrentar este tipo de violência, com o apoio da sociedade e através de atividades que resgatem nestes indivíduos a auto estima e desenvolvimento pessoal.