ILHÉUS – O BOM SENSO
Achamos que já passou da hora de uma intervenção mais enérgica por parte das autoridades desta cidade. Ilhéus descambou para um abandono total, onde cada cidadão se acha no direito de fazer sua própria lei e pratiquem irresponsabilidade ao modo que mais lhe convém.
Quem acompanha as notícias diariamente do R2CPress, já deve ter lido inúmeros artigos que publiquei a respeito do trânsito de nossa cidade. O último inclusive, falo sobre a abertura de uma rua já projetada pela prefeitura, que com a chegada do empreendimento G. Barbosa, teríamos mais escape para estacionamento de caminhões, carretas, tratores, etc.,
E ultimamente dentre tantos acontecimentos negativos, nos chama atenção para o caos na Av. Lomanto Júnior no Pontal, onde já se tornou palco de ceifar vidas, principalmente no trecho entre a entrada do Condomínio Sapetinga e o Pontal Praia Hotel.
No dia 12 de abril, próximo passado, uma dessas irresponsabilidades vitimou um jovem de 19 anos (meu neto). Falamos em irresponsabilidade porque a manobra de uma retro escavadeira foi feita em plena hora de pico, sem que o local fosse sinalizado como determina a Lei.
Às vezes determinados Blog da cidade, se prevalecendo da livre expressão, já noticiava que o jovem Jonnas, pilotava sua moto em alta velocidade. Coisa que não é verdade, pois mesmo que ele quisesse fazer isto, não poderia devido o congestionamento na avenida, tanto pelo horário, como também pela manobra da retro escaveira. Já posso inclusive adiantar que o depoimento do operador da máquina, em momento algum, mesmo que fosse para se defender, falou disto. A moto apenas foi danificada com a quebra do farol e dos retrovisores.
Até quando vamos assistir estas barbáries, sem ao mínimo procurarmos até pequenas soluções para que este trecho não se transforme no “Trecho da Morte?
Com a construção do empreendimento G. Barbosa, na dita avenida citada acima, teremos situações mais perigosas, pois os veículos vindos da Zona Sul, para adentrar no estacionamento será uma verdadeira “Roleta Russa”. Portanto, mais uma vez solicitamos aos poderes legitimados, que pelo menos autorizem ou construam dois “quebra-molas: um no sentido Norte e outro sentido Sul neste trecho, pois será impossível se construir ali um “trevo” como determina o bom senso, e com isso estaremos evitando mais mortes. E a construção é urgente, pois o G. Barbosa deverá ser inaugurado por estes 30 dias, e a nova ponte, que seria a solução, ninguém de sã consciência ousa dizer quando a mesma estará pronta.
Quero deixar bem claro que não somos contra a construção do supermercado G. Barbosa, mas é tudo que pedimos, e sabemos que não estamos pedindo muito, é uma questão de bom senso.
Finalmente, queremos afirmar que Jonnas, ia para a Faculdade de Ilhéus, onde cursava Administração. Ele morava no Jardim Pontal, percorreu de sua casa até o semáforo na Avenida e daí em direção Sul até o local do acidente que é um trecho de aproximadamente 100 metros.
É com muita dor que só hoje pude escrever este comentário.
Rezende
Uma maneira de resolver o problema, não sei se há outra, seria a instalação de uma sinaleira a funcionar em HARMONIA com a existente na entrada da Sapetinga. Os engenheiros de trânsito da Prefeitura saberão calcular exatamente os tempos de abertura e fechamento do conjunto para que o trânsito flua normalmente na via e também que se possa adentrar e sair da mercado com segurança e comodidade.
Domingos D. Santos
Caro amigo,
Estavamos esperando um pronunciamente do amigo para esclarecer alguns pontos que ainda não sabiamos e muito menos tivemos coragem de perguntar na ocasião do velório.
Já li algumas vezes artigos que você escreveu alertando sobre o assunto, só lamentamos que vidas estão sendo ceifadas para que as autoridades tomem providências.
Lamentável.
Um forte abraço na certeza que Deus está contigo e com toda a sua familia.
Gilvania
Prezada amiga Gilvânia
Aproveito esta oportunidade para te agradecer a forma desde o início que você vem nos confortando. Fique sabendo que guardaremos com muito amor as suas palavras.
Um abraço a você e ao colega Paulinho a quem admiramos muito.
Rezende
Caro Rezende.
Lamento profundamente o trágico acidente que vitimou seu neto.
Eu tive a oportunidade de postar aqui no R2cpress um comentário que teve grande repercussão, onde falava da necessidade de abrir a rua ao fundo do G Barbosa e da necessidade de impedir a travessia da Av. Lomanto Junior, sendo para isso necessário criar uma opção de acesso pela rua do fundo.
Só não imaginava que tão cedo acontecesse um acidente como esse, antes mesmo da inauguração. Na época, alguns poucos pensaram erradamente que eu estaria sendo contra o supermercado, o que eu não sou. Ao contrário, acho que é um bom empreendimento, porém deve haver responsabilidade por parte do poder público e por parte dos empreendedores para resolver os problemas de trânsito que decorrerão do seu funcionamento.
Abraço e condolências,
Alan