Estrada Banco da Vitória/Rio do Engenho, A saga continua…

Mesmo com as advertências que o trecho da estrada entre o trevo de Maria Jape (Tonho Moreira) até o Rio do Engenho estava intransitável e que o trecho do trevo até o Banco da Vitória (que vem sendo reformado constantemente) estava em condições aceitáveis, os administradores das máquinas da prefeitura resolveram mais uma vez refazer o trecho Maria Jape/Banco (de vermelho no mapa) e abandonar o outro, resultado é que o trecho da estrada até a sede do administrador esta um tapete, enquanto a outra parte da estrada esta intransitável, sendo chamada “carinhosamente” pelos moradores como a “Estrada dos Mil Buracos” (de amarelo no mapa).

“No meio da estrada tem uma ladeira, que tem pedras no meio do caminho e é uma pedra no meio do caminho essa ladeira”, o povo já apelidou de “ladeira do quebra carro”.

Como falar de turismo com um acesso tão acabado, alguém tem coragem de botar o carro ai e ir comer um peixe no Rio do Engenho?
Como falar de desenvolvimento rural sem vias de escoamento da produção? Como o abandono da estrada é de longas datas (oito anos sem uma reforma), os próprios agricultores vez em quando se reúnem e por várias vezes fazem a parte que o município vem se negando a fazer, comprando cascalho e tapando os buracos principalmente nas ladeiras mais problemáticas.
O Secretário de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus Murilo Brito promete fazer o serviço, depois que fizer “um tapa buracos em Lava-pés” Estamos no aguardo.
Espero na próxima matéria que fizermos sobre essa estrada, darmos boas notícias informando que a prefeitura esta fazendo um bom trabalho, encascalhando bem as ladeiras e fazendo as valetas para que a estrada se mantenha por vários meses, não apenas jogando areia de praia nos atoleiros na época da festa de Santana no Rio do Engenho.
Por enquanto o que podemos falar é isso e a saga da estrada continua…


Enviada por Luciano Sanjuan