Prefeitura Municipal de Ilhéus

Temporada de navios de cruzeiro é um dos momentos mais aguardados pela economia
Estrada de acesso ao Japu é contemplada com manutenção
Núcleo de Vigilância Epidemiológica promove seminário em Ilhéus
***
Temporada de navios de cruzeiro é um dos momentos mais aguardados pela economia
A temporada de navios de cruzeiro é um dos momentos do ano mais aguardados pela economia de Ilhéus, uma vez que movimenta diversos segmentos, como lojas, bares, restaurantes, frota de táxis e mercado de artesanato, entre outros. Uma das principais atrações da temporada 2012/2013 será a parada, no Porto Internacional de Ilhéus, do ‘Fantasia’, considerado o maior e mais moderno transatlântico da MSC. O navio, que estará realizando sua primeira parada na cidade no próximo dia 11 de dezembro, reúne uma combinação perfeita entre elegância, serviços exclusivos e tecnologia avançada.
Todos os anos, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria do Turismo, monta no Porto Internacional um belo receptivo para receber os cruzeiristas que desembarcam na cidade. Ao descerem dos navios, os turistas são recebidos por baianas, “Gabrielas”, “Nacibs”, assistindo, na sequência, a diversas apresentações culturais, feitas por blocos afro e grupos de capoeira. Na temporada passada, o receptivo oferecido aos visitantes contou com um novo estande, folheteria e um grande mapa da cidade. No local, um guia de atendimento, fluente em três línguas, esteve à disposição dos passageiros para prestar as primeiras informações sobre a história e principais atrações do município.
Do porto, os turistas seguem para visitar os pontos turísticos da cidade. Dentre os locais mais visitados, estão as praias e o Quarteirão Jorge Amado, onde se concentra parte do patrimônio histórico e arquitetônico do município e um dos principais palcos das obras do escritor grapiúna. Também são visitadas as igrejas antigas, as fazendas de cacau e os distritos do município. De acordo com informações da secretaria municipal do Turismo, cada cruzeirista gasta, em média, a cada parada, em torno de US$ 75.00.
Uma das principais lutas do prefeito Newton Lima junto aos governos estadual e federal é a melhoria e a ampliação da infraestrutura do Porto Internacional de Ilhéus. Segundo o chefe do Executivo ilheense, é preciso investir, por exemplo, na construção de um terminal de passageiros com o objetivo de assegurar a permanência do turismo de cruzeiro na cidade, gerando, com isso, renda para diversos segmentos da população.
Fantasia – O MSC Fantasia é o maior navio de cruzeiros construído por um armador europeu. Segundo a MSC, o transatlântico não é apenas um símbolo de uma viagem de prazeres, mas também de descobrimentos. “No Fantasia, os hóspedes terão, por exemplo, a inusitada oportunidade de pisar em degraus de cristal Swarovski. Além disso, seu teto transparente permitirá aos passageiros vivenciar uma navegação mágica ao observarem, maravilhados, o céu repleto de estrelas”, afirmam os diretores da empresa. Os 27 mil metros quadrados de espaço público do MSC Fantasia abrigam o luxuoso SPA MSC Aurea, cinco restaurantes, quatro piscinas e 12 jacuzzis, bem como cafés, lojas, área para crianças, simulador de Fórmula 1 e um revolucionário cinema interativo 4-D.
Considerado uma obra prima em estilo italiano, o MSC Fantasia possui 1.637 cabines e capacidade para acomodar 4.363 hóspedes. A bordo do navio, os hóspedes contarão com a excelência da gastronomia internacional, incluindo alguns pratos e adaptações especiais ao paladar da cozinha brasileira. São destaques o L’Etoile, inspirado na Belle Époque parisiense, com opções francesas à la carte para os membros do MSC Yacht Club. O ambiente é tomado pela leveza dos tons de grafite, contrastando com o vermelho forte em poltronas largas e confortáveis. Já o II Cherchio d’Oro oferecerá na popa do navio a vista deslumbrante do mar e das instalações externas, com decoração suave e clássica, na qual os hóspedes poderão experimentar inúmeros pratos da cozinha mediterrânea.
“O MSC Fantasia chegará ao Brasil para mostrar os mais altos patamares de luxo, conforto e sofisticação em alto mar, onde todos os sonhos e fantasias de nossos hóspedes se tornarão realidade. Será o maior e mais belo navio a frequentar nossas águas e o que oferecerá o maior número de cabines com varanda no país. A hospitalidade e a diversidade multicultural mediterrânea fazem parte de nossa essência e, nesse transatlântico único, os brasileiros poderão vivenciar essas experiências de uma forma incomparável. Nosso foco é a segurança e a qualidade para uma experiência única.”, afirma Adrian Ursilli, Diretor Comercial e de Marketing da MSC Cruzeiros.
Estrada de acesso ao Japu é contemplada com manutenção
A Secretaria Municipal de Ações Regionais está realizando, desde a semana passada, a recuperação da estrada que dá acesso à localidade do Japú, zona rural de Ilhéus. A ponte do local foi refeita, após sofrer novas danificações e a estrada vicinal de dá acesso à comunidade também está recebendo melhorias. Para isso, no local homens e máquinas – patrol, retroescavadeira, pá-carregadeira e quatro caçambas – e homens executam o serviço que deve prosseguir até o início da próxima semana no sentido de concluir os serviços de patrolamento, drenagem e pavimentação nos 16,9 quilômetros da estrada, além dos ramais e da saída do Japu em direção a Repartimento.
Ainda como parte do cronograma, que prevê a manutenção das estradas vicinais do município, o governo municipal, por intermédio da secretaria, realizou ainda a manutenção da entrada da estrada de acesso à Vila Cachoeira, localizada às margens da BR 101, trecho Ilhéus/Itabuna. A localidade de Cerrado também foi contemplada, assim como as de Ponta da Tulha, Ponta do Ramo e Mamoã, que na próxima semana voltam a ser contempladas com a manutenção de mais quatro vias de tráfego.
O escoamento da produção dos pequenos produtores locais, além do acesso dos estudantes à escola e das pessoas que trabalham ou buscam os mais diversos serviços no centro da cidade ou em áreas próximas são vistos pelo prefeito Newton Lima como necessidades básicas para as pessoas que residem na zona rural. “É preciso manter sempre em dia a programação de manutenção das estradas, visando beneficiar essa expressiva parcela da população de Ilhéus”, informou.
O secretário municipal de Ações Regionais, Manuelito Puentes, informa que a proposta do prefeito Newton Lima é realizar as obras de melhorias nas mais diversas estradas vicinais de Ilhéus. O problema é a falta de maquinário e equipamentos suficientes para atender aos mais de 1.300 quilômetros de estradas de todo o município. Mas apesar de todas as dificuldades, segundo ele, o município vem fazendo a sua parte e vai ampliar ainda mais os serviços, beneficiando diversas comunidades com a melhoria das estradas.
Núcleo de Vigilância Epidemiológica promove seminário em Ilhéus
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Geral Luis Viana Filho (HGLVF), em Ilhéus, realiza nesta quinta-feira (4), no Hotel Barravento, o primeiro do I Seminário Multidisciplinar em Vigilância das Doenças e Agravos de Notificação Compulsória, incluindo acidentes e violência. O evento conta com o apoio da 6ª Diretoria Regional de Saúde e da Secretaria da Saúde do Município.
O Seminário tem como objetivo promover sensibilização dos profissionais quanto à importância da vigilância epidemiológica hospitalar e fortalecer as alianças com a Rede de Proteção, para obtenção de suporte e apoio aos pacientes portadores de doenças e agravos internados no HGLVF. Foram convidados a participar do evento representantes da rede de proteção contra a violência, dos quais fazem parte instituições como Ministério Público, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Núcleo da Mulher, entre outros.
Além disso, também participarão do Seminário profissionais de saúde da rede municipal e funcionários do Hospital Geral. Os temas das palestras serão sobre Importância e responsabilidade dos Núcleos de Vigilância Hospitalar para definição de Políticas Publicas de Saúde, além de notificação dos casos de violência domestica e sexual, Violência Sexual envolvendo mulheres e crianças uma realidade no HGLVF e Importância e responsabilidade da Notificação de Casos Suspeitos nos diversos níveis de assistência.
O evento, com carga horária de 12 horas, terá início a partir das 8 horas e será entregue certificado de participação. Para maiores informações, o contato poderá ser feito através do email: nucleodevigilanciaepidemiologicahglvf@gmail.com . A vigilância epidemiológica tem como finalidade fornecer subsídios para a execução de ações de controle de doenças e agravos (informação para a ação) e, devido a isso, necessita de informações atualizadas sobre a ocorrência dos mesmos. A principal fonte dessas informações é a notificação de agravos e doenças pelos profissionais de saúde.
A escolha das doenças e agravos de notificação compulsória obedece a critérios como magnitude, potencial de disseminação, transcendência, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle, sendo a lista periodicamente revisada, tanto em função da situação epidemiológica da doença, como pela emergência de novos agentes e por alterações no Regulamento Sanitário Internacional. Os dados coletados sobre as doenças de notificação compulsória são incluídos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan).