Lamentável
Lembram de Manequinha? Aquele mesmo que jogou bola e marcou Pelé quando o Santos esteve aqui? Aquele que era zagueiro do tipo: Edvar, Gato Preto, Manequinha, Valdo e Tinho? e que depois foi para a COOPERCACAU? Isso… Lembraram? Pois bem.
Manequinha teve um AVC, está internado no Regional, dada a gravidade colocaram ele na UTI e o quadro é delicadíssimo. Alguns órgãos, segundo informações, estão falhando e, pasme, até o meio dia de hoje o médico neorologista não apareceu para atender/examinar/cuidar dele.
Conversei, minutos atrás, com o querido David Dantas, advogado, amigo de infância de Manequinha e, nesse papo, Dantas estava mostrando toda a sua indignação com esse inexplicável caso de desatenção.
Solicitei do amigo Dantas que desse um pulinho no hospital para saber mais sobre Manequinha.
Amanhã daremos mais informações sobre o quadro de saúde do nosso craque MANEQUINHA.
Acabei de falar com o meu pai (David Dantas). E até o momento nada foi feito.
Vamos torcer por Manequinha, que muito acrescentou ao nosso futebol. Lembro-me muito bem deste dia no Mário Pessoa, onde a seleção ilheense jogou muita bola e tinha uma seleção invejável. Não sei se vocês se lembram, Pelé levou para a Vila Belmiro o nosso goleiro que neste dia fechou o gol. (me parece que ele era Itabunense)… a memória falhou somente no nome deste goleiro…quem se lembrar é só comentar.
Betinho era o nome do goleiro.
Querido mano Tinho
Nosso inesquecível amigo pessoal e dos tempos do bom futebol em Ilhéus, é uma lenda viva da nossa cidade. Infelizmente convivemos ainda com situações desta natureza; descaso, total falta de humanidade e insensibilidade quando se trata de vidas humanas de classe média baixa, pobres excluidos e abandonados. Este e tantos outros exemplos nos entristece e faz cada vez mais vir á tona a tão conhecida e por demais “badalada” pergunta: ” – Que mundo é este?!!!!!!!!!!!!!!!
Quando se perde alguém que é digno de homenagem e cuidado quando em vida, aí vira nome de rua, de praça etc… sob a batuta de grandes dúzias de aproveitadores.
Vamos todos rezar e fazer uma corrente de oração por nosso irmão Manequinha que tanta alegrias nos deu e com certeza sairá desta.
Agora respondendo á pergunta do nosso querido Rezende, o nome do goleiro era Mizinho, natural de Itabuna-Ba. e que por muito tempo militou no futebol profissional de Vitória da Conquista, onde aqui nesta cidade veio a falecer.
Este goleiro foi levado para o Santos de Pelé mas fugiu da concentração e o Santos o mandou embora.
Aproveito também para mandar meus sentimentos à família do meu amigo Tuninho, recem falecido e que Jesus conforte a todos.
Hoje na minha oração no Terço dos Homens colocarei como intenções a recuperação de Manequinha e que Jesus guarde e ilumine no Oriente Eterno o nosso irmão Tuninho.
Beijo grande e lembranças a todos daí
Do seu irmão
José Rabat Chame
Vitória da Conquista – Ba
Ilhéus é terra de ingratos, só o presente interessa, o passado não fica esquecido, não vi anequinha jogar mais sei que marcou Pelé e tantos outros e no final de vida não tem nem assistencia, é triste e vai acontecer com muitos outros, a exemplo de Zé Pretinho um dos fundadores da missa para os homens na Vitória espero que com este apelo possamos fazer uma homenagem para ele que tanto nos alegrou com seu coral e sua banda na nossa missa.
Fiquei triste em saber que o bom Maneca, velho companheiro da COPERCACAU, necessita, com urgência, de cuidados médicos. Lamentável…nosso zagueirão sairá dessa, se Deus quiser!
Heitor Nogueira