Prefeitura Municipal de Ilhéus

Samu de Ilhéus inaugura nova sede nesta sexta-feira
Prefeitura de Ilhéus atende as solicitações da justiça Eleitoral
Seast volta a funcionar em sua sede
Curso de teatro prioriza relação ator/plateia
Nota – falecimento
***
Samu de Ilhéus inaugura nova sede nesta sexta-feira
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ilhéus já estará funcionando em uma nova sede, localizada na avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado. As últimas adaptações estão sendo realizadas e a solenidade de inauguração da nova instalação ocorrerá nesta sexta-feira (5), às 11 horas, com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, de autoridades e da comunidade ilheense.
Segundo o secretário da Saúde do município, Ronaldo Lavigne, a mudança foi realizada para melhorar a qualidade e diminuir o tempo do atendimento, bem como acelerar o processo de regionalização do Samu. O secretário ressaltou, ainda, que a nova sede, com demandas específicas, foi um dos critérios para a regionalização. O processo já foi iniciado e aprovado junto ao Ministério da Saúde, e reuniões para os acertos dos últimos detalhes já estão sendo realizadas.
Na manhã desta quarta-feira (3) foi feita a apresentação das novas instalações com a presença do secretário Ronaldo Lavigne, da diretora do departamento de Média e Alta Complexidade, Ingrid Nascimento, da diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolando de Souza, e do secretário da Saúde do município de Santa Luzia (um dos integrantes da regionalização), Gilberto Loureiro.
Segundo o diretor-administrativo do Samu em Ilhéus, Edson Bastos, a regionalização do Samu ilheense atenderá uma área microrregional com 21 municípios, beneficiando um total de 720 mil habitantes. Cidades como Canavieiras, Una, Itacaré e Valença fazem parte dessa microrregião. Todos os municípios integrantes receberão uma ambulância de unidade básica ou de unidade avançada. O Samu de Ilhéus realizará a regulação dos atendimentos nesses municípios, através da central de atendimentos 192.
Edson Bastos esclarece, ainda, que a regionalização representa um grande avanço para a região, já que essas cidades não possuíam atendimento móvel de urgência, além da geração de empregos, destinação de mais verbas e estrutura para o Samu da cidade de Ilhéus. A regionalização do Samu é um projeto de âmbito nacional do Ministério da Saúde e que já ocorre também em outras regiões da Bahia, a exemplo de Eunápolis que é a cidade reguladora daquela região.
Prefeitura de Ilhéus atende as solicitações da justiça Eleitoral
Considerando ser um dever do Estado a realização das eleições, o prefeito Newton Lima atendeu as solicitações dos juízes das 25ª e 26ª Zonas Eleitorais e determinou que todas as secretarias colaborem com a realização do pleito eleitoral do próximo dia 7 de outubro. Inicialmente, foram realizadas vistorias em todos os prédios municipais onde serão instaladas as seções, na sede e nos distritos, verificando as condições para o bom funcionamento do pleito.
O apoio do Município de Ilhéus à Justiça Eleitoral compreende a disponibilização de servidores e veículos, bem como o fornecimento de água mineral para as pessoas que voluntariamente trabalharão no próximo domingo, a exemplo dos mesários e coordenadores dos prédios.
O apoio do Município também se estendeu à aceleração das obras da sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Seast) para que as seções possam ser instaladas, evitando a transferência das sete seções eleitorais que atendem os moradores das vizinhanças. Em vista disso, o prefeito solicitou ao secretário que antecipasse a mudança para o prédio-sede que foi totalmente reformado.
Devido a problemas nas instalações do Centro Social Urbano, as seções 100, 101, 118 e 139 foram transferidas para a Escola Municipal da Barra do Itaípe, que fica nas dependências do II Batalhão de Polícia Militar.
Seast volta a funcionar em sua sede
A partir de segunda-feira (8), a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus voltará atender, em sua antiga sede, na rua Mário Alfredo, s/n (Avenida Itabuna), no local onde serão atendidos todos os programas disponíveis. Até o final desta semana, as pessoas que precisam do atendimento podem procurar a secretaria na avenida Soares Lopes, nº 1.724.
Segundo o secretário da Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos, a reforma da sede da Seast era necessária e agora, com a conclusão das obras, irá proporcionar aos seus beneficiários um melhor atendimento, bem como uma maior acessibilidade. “A partir de agora, poderemos prestar um atendimento mais ágil e com toda a presteza às pessoas que buscam os nossos serviços sociais”, explica Ari.
Explicou o secretário da Infraestrutura, Angelito Dias Filho, que prédio da secretaria passou por uma ampla manutenção na sua estrutura. Os serviços abrangeram a parte física, com a ampliação de duas salas. Na reforma também foram executadas melhorias na cobertura metálica, substituição de esquadrias, revisão nas redes elétrica e hidráulica, reboco e pintura nas paredes e portas.
A secretaria da Assistência Social e Trabalho desenvolve diversos programas de inclusão social próprios, além de gerenciar programas do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), habitação popular, a exemplo do Minha Casa Minha Vida, dentre outros.
Curso de teatro prioriza relação ator/plateia
O Curso de Teatro que é realizado anualmente pela Fundação Cultural de Ilhéus, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação finaliza suas atividades em novembro. Para o professor e coordenador do Curso, Pawlo Cidade, o teatro continua sendo a arte mais procurada pelos jovens entre 12 e 25 anos. “A expectativa é que no próximo ano, mais vagas sejam oferecidas devido a grande demanda”.
As aulas acontecem no Teatro Municipal de Ilhéus e no auditório Fernando Leite Mendes, sempre às segundas-feiras, das 19 às 21 horas, no período de março a dezembro. No final, são 80 horas de curso e 15 alunos concluintes. “Há estudantes de teatro que estão comigo há três anos. Procuro trabalhar a interpretação do ponto de vista do ator. Ele, somente ele, é capaz de criar uma relação íntima com a plateia. Um ator deve conhecer a natureza dos sentimentos, sua lógica e continuidade. Todos os momentos, todas as ações têm uma justificativa interior”, enfatiza Cidade.
Neste ano, como os anos anteriores, o encerramento se dará com uma montagem. Após experimentar alguns textos, decidiu-se pela apresentação do espetáculo “De Cabo a Rabo ou Como as Lavadeiras contaram a história dos Ilhéus”, inspirado em textos de Jorge Amado, Sosígenes Costa e Hélio Pólvora. A concepção e dramaturgia são do próprio Pawlo.
O Curso de Teatro foi criado em 2006, possui um blog: www.teatrototalilheus.blogspot.com onde são relatadas todas as atividades da turma 2012. Após a apresentação do espetáculo, os alunos receberão o certificado de conclusão. O encerramento está marcado para 26 de novembro. A entrada será franca.
Nota – falecimento
A Prefeitura de Iaçu entrou em contato com a Secretaria da Assistência Social e Trabalho (Seast) de Ilhéus, informando o falecimento do senhor Sebastião Carlos da Cruz, de 86 anos, cujos filhos Acelino e João supostamente moram em Ilhéus. Para maiores informações, essas pessoas podem entrar em contato com a senhora Maria Conceição, através do telefone (75) 8141-6070, ou pelo seguinte endereço: travessa Santa Terezinha, nº 211, Bairro do Monte / Iaçu – Bahia.