Igreja Católica de Ilhéus encerra Santas Missões Populares domingo
O bispo da diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, participa da solenidade de encerramento das Santas Missões Populares, nas Paróquias São Jorge e Nossa Senhora de Guadalupe que tiveram o tema “A missão é permanente”. A programação começa às 8 horas deste domingo (28) com missa na Catedral São Sebastião, às 19 horas Procissão Luminosa saindo da Igreja Matriz de São Jorge para Catedral seguida da celebração de encerramento.
O evento faz parte das comemorações do centenário de Diocese de Ilhéus (em 20 de outubro de 2013), cuja abertura se dará nos dias 08 a 11 de novembro deste ano. As Santas Missões Populares foram, realizadas em todas as paróquias da Diocese.
Conforme o bispo Dom Mauro Montagnoli, “as Missões Populares estão cumprindo o objetivo de envolver as paróquias, as comunidades, os movimentos e pastorais pelo espírito missionário que deve animar e sustentar toda a ação evangelizadora da Igreja Católica na Diocese de Ilhéus. Além de proporcionar a cada fiel das nossas comunidades a alegre experiência do discipulado como um encontro vivo e significativo com Jesus Cristo.”
Segundo o religioso “a iniciativa diocesana visa promover a formação em todos os níveis para sustentar a conversão pessoal e pastoral dos fieis, formar em cada um a consciência de “pertença” à vida da Igreja, bem como, fortalecer nas comunidades o compromisso permanente com a missão e aprofundar compromisso com o serviço da caridade para a vida plena das pessoas e da natureza” explica o bispo Dom Mauro Montagnoli.
Santas Missões Populares
POR QUE SANTAS? Porque é a mesma missão de Jesus, o Santo, o ungido pelo Espírito Santo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 18-19). São Santas também porque são um tempo de graça e de salvação.
POR QUE MISSÕES? Porque é um tempo para ser enviado, andar, sair… Tempo para anunciar e sobretudo, testemunhar a experiência pessoal, íntima e filial de Deus a muitas pessoas que ainda estão excluídas do banquete do reino de Deus, da festa (cf. Lc 14, 15-24).
POR QUE POPULARES? Porque elas acontecem no meio do povo, com a participação direta do povo, tendo em conta os anseios e clamores do povo que luta por mais vida, dignidade, fé e esperança. Jesus também fazia assim: “Percorria todas as cidades e povoados… pregando o Evangelho do reino e curando toda espécie de enfermidades”.
Serviço:
O que: Encerramento das Santas Missões Populares nas Paróquias São Jorge e Nossa Senhora de Guadalupe
Quando: Domingo (28)
Como e onde: Celebração de Missa (Catedral São Sebastião) 08 horas
Procissão Luminosa saindo da Igreja Matriz São Jorge para Catedral São Sebastião 19 horas Celebração de encerramento
como gostaria de fazer parte da santas misões preciso tanta de oração,
estou dese pregada mais de um anos.