:: 1/fev/2013 . 20:20
Prefeitura de Itabuna
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) 2013: ANO DO CENTENÁRIO DO TRECHO FERROVIÁRIO ILHÉUS – ITABUNA (FINAL).
2) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA
Recadastramento de servidores vai até a próxima semana
O processo de recadastramento está sendo realizado no térreo do Anexo Único da Prefeitura de Ilhéus, localizado na Rua Santos Dumont, centro da cidade, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30min às 18 horas. A medida foi adotada pelo prefeito Jabes Ribeiro, com o objetivo de atualizar os dados cadastrais e identificar a unidade administrativa em que o servidor se encontra efetivamente trabalhando, além de outras informações.
DEMARCAÇÃO: SERÁ A MAIOR TRAGÉDIA DA HISTÓRIA DE ILHÉUS
por Edgard Siqueira
Nas ultimas três décadas Ilhéus tem sido palco de grandes tragédias que ficaram marcadas na sua história. Podemos começar a citá-las pela infelicidade causada pela escolha dos seus PREFEITOS que a empurraram para a contramão do progresso. Nas ultimas três décadas passamos a involuir. Neste período nos tornamos o Município que só contabiliza perdas com a gestão política, enumerá-las tomariam muito espaço. As perdas foram muitas, a não ser, as escadarias dos morros, a distribuição de peixes e frangos, e agora, festejamos a espetacular coleta do lixoe a estratégica pintura de meio fio.A carência por realizações é tamanha que, o que era para passar despercebido termina sobressaindo.
Os sucessivos fracassos administrativos causaram uma grande tragédia, só que, este tipo de tragédia embora tenha deixado sequelas, ainda existe a esperança de um dia ser revertida. E a prova disso é a recondução do atual Alcaide ao Poder pela quarta vez. É verdade que foi reconduzido pela minoria do eleitorado, apenas 30%, uma prova inconteste de uma justa desconfiança. Mas há a esperança de que as coisas desta vez sejam diferentes e que pelo menos parte da tragédia acumulada seja revertida.
Outra grande tragédia que se abateu nas últimas décadas sobre Ilhéus foi a decadência da sua principal atividade econômica, a CACAUICULTURA. Uma atividade que aos poucos foi sendo manipulada por um CARTEL que foi asfixiando os concorrentes com seu poder econômico. Perdemos o INSTITUTO DE CACAU DA BAHIA, o sistema COPERCACAU, a concorrência de FIRMAS COMPRADORAS E EXPORTADORAS que se viram forçadas a abandonarem a atividade e as fabricas de menor porte também não resistiram. E o pior estava por vir para agravar a TRAGÉDIA.
UGT declara apoio a Jabes Ribeiro
—
ai/pmi
Começa organização de condomínios do Minha Casa Minha Vida
A partir da próxima terça-feira (05), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social começa a realizar, junto com a RVC Assessoria e Consultoria Ltda, reuniões com os moradores dos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, com o objetivo de orientar para o processo de formação dos condomínios do local. Durante as reuniões, os moradores de cada empreendimento irão receber orientações, esclarecimento de dúvidas, e atendimento em relação à convivência em condomínio.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, o objetivo da secretaria, com os encontros, “é mostrar aos novos moradores que eles devem cuidar dos seus imóveis com bastante zelo e garantir a tranquilidade na convivência com os outros condôminos”. A equipe técnica irá orientar os moradores com questões primordiais como eleição e acompanhamento da gestão do síndico, padronização do imóvel, organização e utilização do espaço coletivo, coleta de lixo, participação em assembleias, criação de animais de estimação, entre outros.
As reuniões irão ocorrer do dia 05 (terça-feira) até o dia 08 (sexta-feira), no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, localizado na Praça Cairu, s/n, Centro, Ilhéus. Os encontros serão realizados por empreendimentos e as listas com horários e nomes estão disponíveis na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social na Rua Mário Alfredo, S/N, Avenida Itabuna, e também na sede do empreendimento Minha Casa Minha Vida, Banco da Vitória, KM 05, Rodovia Ilhéus – Itabuna.
Jabes estará com o governador em Uruçuca e Itajuípe
O prefeito Jabes Ribeiro vai acompanhar, a convite do mesmo, as atividades do governador Jaques Wagner neste sábado (2), na região cacaueira. Às 9h, governador inaugura o sistema de esgotamento sanitário de Serra Grande (Uruçuca), uma das mais importantes áreas de preservação ambiental do litoral sul da Bahia. A obra é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual e representa investimentos totais de R$ 4, 7 milhões, beneficiando diretamente a mais de dois mil moradores do local, além de ajudar turistas e visitantes.
Depois, às 11hs, o governador vai a Itajuípe, onde participa da solenidade de entrega de um mamógrafo para a Fundação Lurdes Lucas. A aquisição do equipamento, que vai beneficiar diretamente à população feminina de Itajuípe e municípios próximos, foi resultante da colaboração direta do Governo do Estado, que investiu R$ 245 mil na compra, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Ministério da Integração Nacional
Ministério da Integração Nacional
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Integração abre inscrições para capacitar 2 mil agentes de Defesa Civil
Inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. Medida integra conjunto de ações de capacitação realizadas pelo Ministério da Integração Nacional
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, abriu inscrições para a terceira edição do Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil. As aulas do curso, que é gratuito, serão ministradas na modalidade de ensino à distância (EAD) para Agentes da Defesa Civil. São duas mil vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro. As aulas vão de 11 de março a 10 de maio de 2013.
O eixo central da capacitação é a realização de atividades baseadas em leitura de textos, complementada por vídeo-aulas, exercícios e fóruns de discussão sobre Defesa Civil e ações de redução de riscos de desastres.
A metodologia adotada é baseada no processo de ensino-aprendizagem, com foco na construção do conhecimento por meio da troca de experiências e práticas de cada participante.
Para o coordenador geral de Prevenção e Preparação do Ministério da Integração Nacional, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, “o ensino à distância permite que a Secretaria Nacional de Defesa Civil atinja um grande número de pessoas que não teriam acesso ao ensino presencial”. Ele adiantou, ainda, que o curso dispõe de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no qual o aluno tem acesso ao conteúdo. O curso também irá oferecer aos agentes duas teleconferências; vídeo-aulas; um livro-texto digital (em formato PDF), além de serviço de tutoria.
O curso vai abordar os seguintes temas: Defesa Civil no Brasil; Sistema Nacional de Defesa Civil; Ciclo de Gestão de Defesa Civil; Estudo dos Desastres; e Implantação e Operacionalização de Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Esta terceira edição é promovida em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inscrições: http://www.defesacivil.
Acordo entre Prefeitura e Sindicato acaba greve em Ilhéus
Após negociação com a Secretaria de Administração Municipal, os servidores da Prefeitura de Ilhéus suspenderam a paralisação, decisão tomada em assembléia na manhã desta sexta-feira, dia 1º. De acordo com o secretário de Administração, Ricardo Machado, os representantes do sindicato dos servidores municipais (Sinsepi) concordaram com a proposta apresentada e recomendaram à categoria o retorno imediato ao trabalho.
Entre os pontos principais acordados, a Prefeitura assumiu o compromisso de enviar, para pagamento, as folhas salariais relativas ao mês de dezembro à medida que a Justiça desbloqueie os recursos do município, até o limite de cada valor bloqueado. Também ficou estipulado que voltarão a ser pagos, até a próxima quarta-feira (dia 6), os valores relativos à insalubridade a todos aqueles servidores que realmente desenvolvam atividades consideradas insalubres, segundo levantamento já realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Além de não se promover o corte do ponto dos funcionários que deixaram de trabalhar nos dois dias de greve, Ricardo Machado informou também ter ficado estabelecido que as comissões criadas durante reunião do prefeito Jabes Ribeiro com os representantes dos sindicatos e vereadores, no dia 25 de janeiro, começarão a trabalhar, tão logo todos os nomes que as comporão sejam definidos, para encontrar soluções que resolvam os passivos que ainda existam em relação aos servidores municipais.
Gurgel deve encaminhar a São Paulo denúncia de Valério contra Lula
Segundo publicitário, o ex-presidente teria se beneficiado com dinheiro do mensalão
BRASÍLIA – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou nesta sexta-feira, 1, que deve encaminhar para a Procuradoria da República em São Paulo, até segunda-feira, 3, a acusação feita pelo publicitário Marcos Valério de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se beneficiado do dinheiro do esquema do mensalão. Gurgel falou durante a saída da cerimônia de abertura do ano judiciário, realizada nesta sexta no Supremo Tribunal Federal (STF).
Veja também:
Lula deu ‘ok’ a empréstimos do mensalão e recebeu de esquema, diz Valério
Justiça de SP manda suspender auxílio moradia de deputados
Aécio busca aval de Alckmin para sua candidatura em 2014
Marcos Valério fez a revelação durante um depoimento no Ministério Público em setembro, época em que o Supremo julgava o processo criminal contra os acusados de envolvimento com o esquema. O depoimento do publicitário foi antecipado pelo Estado.
O julgamento terminou em dezembro, com a condenação de 25 réus. Como Lula não é mais presidente, ele não tem mais direito ao foro privilegiado, ou seja, o caso será remetido à procuradoria que atua na Justiça da primeira instância, em São Paulo, para que decida se será aberta investigação contra o ex-presidente.
—
Injeção de contraste faz policial ser internado em UTI Comente
São Paulo – Um policial militar de 52 anos está na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). Ele passou mal após receber uma injeção de contraste na veia para exame de ressonância magnética no abdome. O paciente, que trabalha na capital e mora no Vale do Paraíba, recebeu a substância para facilitar a visualização dos órgãos durante o exame.
Segundo o Hospital Frei Galvão, o estado de saúde do policial é estável, e ele respira por aparelhos. A Vigilância Sanitária de Guaratinguetá foi notificada e os exames de ressonância foram suspensos.
Nesta semana, em Campinas, três pessoas morreram após passarem pelo mesmo tipo de exame. Por precaução, a Vigilância Sanitária Estadual interditou os lotes do medicamento usados. O contraste utilizado no Frei Galvão não faz parte dos lotes interditado. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
AE
ESTADÃO
No UOL NOTÍCIAS