CAPA R2CPRESS
Motoristas e motociclistas flagrados pela Settran recebem orientação
Convênio passa administração do Shopping do Artesanato para artesãos
Prefeito faz visita a hospital de base e reafirma apoio por melhorias
Peti encerra Colônia Férias com brindes para a criançada

***

Motoristas e motociclistas flagrados pela Settran recebem orientação

Começaram nesta segunda-feira, 4, os Encontros Educativos promovidos pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Itabuna – Settran para motoristas e motociclistas que foram notificados durante as blitze realizadas na semana passada, por estarem guiando sem o cinto de segurança ou o capacete. A atividade faz parte da Campanha de Educação para o Trânsito iniciada no último dia 28 de janeiro.
Numa das salas de aula da unidade local do Sest/Senat os condutores estão sendo sensibilizados visando a conscientização para o cumprimento das normas e advertidos para a ostensibilidade da fiscalização que a Settran implementará a partir deste mês. Focados na temática “Educação no Trânsito, compromisso de todos”, os encontros acontecem até quarta-feira, 6, no horário das 8 às 12 horas e das 17 às 21 horas, obedecendo o agendamento solicitado pelos motoristas e motociclistas infratores.
Participando do encontro por não usar o cinto de segurança, a psicóloga Carla Bomfim elogiou a iniciativa da Settran e falou da necessidade de tornar a educação para o trânsito uma constância em Itabuna. “As pessoas precisam ter consciência de que vivemos em sociedade e isso exige respeito às normas estabelecidas por parte de todos. No trânsito, esse respeito vai além das nossas particularidades e precisam ser vivenciadas como em família”, argumentou.
Para a cabeleireira Laiara Silva, que foi surpreendida na blitz por não usar corretamente o capacete, as ações educativas são imprescindíveis para mudar o comportamento do cidadão no trânsito. “A partir do momento que somos educados passamos a agir com mais consciência, inclusive sabendo dos riscos e os danos que as nossas atitudes incorretas podem causar. Portanto, espero que a Settran possa dar continuidade às estas ações para que possamos ter um trânsito melhor em nossa cidade”, afirmou.
Após ouvir atentamente as orientações da psicóloga Manoela Bello e da agente de fiscalização Kelly Nogueira, que fazem parte da equipe de Educação para o Trânsito da Settran, o representante comercial Flávio Vasconcelos, que há oito reside em Itabuna, também fez questão de ressaltar a importância das ações educativas para a mudança de comportamento dos motoristas no trânsito. Ele disse também que, atrelado ao trabalho educativo, é necessário que o Município dedique especial atenção às questões de engenharia no trânsito.
“Para que haja uma mudança de cultura na cidade, onde motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres respeitem as normas estabelecidas, é necessário que haja uma melhor infraestrutura no setor”, opinou o motorista, que foi flagrado sem o cinto de segurança durante a blitz. Nos Encontros Educativos da Settran os motoristas e motociclistas estão tendo a oportunidade de rever artigos importantes do Código de Trânsito Brasileiro, que tratam da obrigatoriedade do uso de cinto e do capacete e outros itens de segurança, bem como das penalidades previstas na lei.

Convênio passa administração do Shopping do Artesanato para artesãos

O prefeito Claudevane Leite assinou na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC na manhã desta segunda-feira convênio que transfere a administração do Shopping do Artesanato Grapiúna para a Associação Itabunense de Artesãos – AIART. O objetivo é valorizar o associativismo e criar possibilidades e oportunidades para esses trabalhadores informais.
Em seu discurso Vane disse que esse convênio melhora a condição dos artesãos e que, apesar de ser uma conquista simples, é significativa para a comunidade itabunense, pois é bom para a FICC e muito importante para os artesãos. “Com cultura, esporte, lazer e políticas públicas de inclusão podemos melhorar a sociedade e, inclusive, diminuir os índices de violência” afirmou o prefeito.
Para o presidente da FICC, Roberto Silva, essa transferência representa a valorização dos artesãos e do associativismo. Essa mudança era necessária, pois eles são os especialistas no produto vendido no shopping. “O convênio tem a duração de um ano e pode ser revogado. A FICC atuará na fiscalização e divulgação, mas a administração passa a ser da AIART” explicou Roberto. A presidente da AIART Daniela Oliveira disse que esse é o maior presente que a associação poderia receber em seu aniversário de 25 anos. “Sempre sonhamos em conseguir essa administração” comemorou Daniela.

Prefeito faz visita a hospital de base e reafirma apoio por melhorias

O prefeito Claudevane Leite fez nova visita ao Hospital de Base nesta segunda-feira. O prefeito conversou com funcionários e pacientes, caminhou pelo hospital e se reuniu com o médico Paulo Bicalho, diretor da Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna – FASI. Vane ouviu do diretor detalhes da situação do lugar e prometeu visitas constantes, pois há grande preocupação com o hospital. O prefeito disse que quer ver todas as dificuldades de perto e discutir as soluções viáveis para a unidade, bem como para os demais setores da administração.
Segundo Vane, o governo vem buscando recursos para que o hospital em breve ofereça melhores condições para a comunidade de Itabuna e Região. “A gestão do Hospital de Base está tentando dar uma resposta imediata e melhorar o atendimento dentro das possibilidades e nós vamos dar todo apoio” disse Vane.
O prefeito destacou que o Hospital de Base está mais limpo e já está se organizando para o primeiro “faxinaço”. Ele frisou que espera num curto espaço de tempo oferecer melhores condições para a população. “Nossa gestão quer mais, a gente precisa avançar principalmente na vinda de recursos e assim poderemos oferecer um melhor atendimento” afirmou o prefeito.
Durante a visita Vane aprovou a nova gestão do Base e disse que a Saúde requer tempo para apresentar melhorias, mas o Hospital de Base já está diferente e os resultados em breve vão começar a aparecer. “O termômetro são as pessoas e elas já relatam uma melhora” afirmou o prefeito.

Peti encerra Colônia Férias com brindes para a criançada

Após três semanas de intensa atividade entre jogos educativos, brincadeiras e muita alegria, as mais de 380 crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) que participaram da 1ª. Colônia de Férias ganharam 10 dias de folga. No próximo dia 25, inicio do ano letivo na rede municipal, elas retornam à escola regular em um turno e às atividades extras, no turno oposto, quando participam das oficinas profissionalizantes e do reforço escolar, desenvolvidos pelo programa.
A colônia de férias foi programada pela Secretaria de Assistência Social (SAS) de Itabuna, com o apoio de Secretaria de Transporte e Transito (Settran), para oferecer aos alunos dos 11 núcleos espalhados pela periferia momentos de integração, esporte, lazer e descontração. Esta também foi a forma que coordenação do Peti encontrou para impedir que os alunos voltassem às ruas para trabalhar ou para pedir dinheiro.
Durante a programação, os alunos não tiveram tempo para a rotina comum no período de férias para quem vive na periferia. Alem da visita ao Shopping Jequitibá, eles participaram de atividades sócio-educativas e lúdicas na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi) e na Praça Octávio Mangabeira (Camacan), no centro da cidade.
Também não faltaram às crianças momentos marcantes e aguardados com expectativa pelos participantes: a hora do lanche e, principalmente, a distribuição de brindes no final da programação, ofertados por empresas que apoiaram o evento.
“As atividades desenvolvidas nesse período, além de fazer a alegria da criançada, asseguram o acesso delas à cidadania plena, uma proposta do prefeito Claudevane Leite de atenção integral à criança e ao adolescente afastando-os do trabalho infantil e de potencial risco social”, justifica o coordenador do Peti, Ivanildo Santos (Binho Shalon).

______________________________________________________________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Fotos: Pedro Augusto e Gabriel de Oliveira.