:: 5/fev/2013 . 21:57
TANHAÇU: CAMINHÕES APREENDIDOS EM CANTEIRO DA FIOL

Operação ‘Cavalo de Aço’ no canteiro de obras da Valec, em Tanhaçu. (Foto/Montagem: Brumado Agora)
Em Operação intitulada ‘Cavalo de Aço’ o Ministério Público Estadual, comarca de Tanhaçu, com o apoio da CIPE/Sudoeste (Caesg), GATE (Grupo de Apoio Tático da Polícia Civil), investigadores e delegados da Polícia Civil (20ª Coorpin), Polícia Militar (34ª CIPM-Brumado) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais – GAECO, apreendeu vários caminhões no pátio do canteiro de obras da FIOL (ferrovia Oeste-Leste) consórcio Torc/Ivai/Cavan, em Tanhaçu, nesta sexta-feira, 01. A reportagem do Brumado Agora esteve na cidade apurando informações sobre essa grande operação que envolveu mais de 130 policiais e, de acordo as autoridades, os veículos estão sendo periciados por que, depois de uma investigação de mais de quatro meses, o Ministério Público procura indícios de adulteração e clonagem nos caminhões que estão trabalhando na construção da FIOL.
Continue lendo no BRUMADO AGORA clicando AQUI.
Alfredo Amorim da Silveira em: A tragédia de Olivença
A tragédia de Olivença
Uma tragédia em Olivença nos fins de 1905, a luta entre as facções políticas do Coronel Manoel Nonato do Amaral e o Coronel Domingos Adami de Sá.
O lugarejo possuía apenas 30 casas de palha, 10 de telha e uma igreja construída no tempo dos jesuítas, mas era cobiçado pelos mesmos grupos que lideravam a política em Ilhéus.
Após as eleições de 1903 Olivença passou a ter dois intendentes, um eleito e empossado, o Capitão Paulino Ribeiro, correligionário do Coronel Domingos Adami de Sá e João Mangabeira, o outro, também considerado eleito, mas não empossado, era o Capitão Cornélio Cunha, pertencente ao grupo do Coronel Manoel Nonato do Amaral. O governo do Estado não havia reconhecido oficialmente a legitimidade de nenhuma das duas eleições.
Uma matéria do jornal “A Lucta”, de 27 de dezembro de 1905, comenta que o Capitão Ângelo Francisco Cunha, que chegou a Olivença como comissário de polícia, incentivou Cornélio Cunha a se apossar do cargo de Intendente de Olivença. O plano foi arrumado e o primeiro passo a ser cumprido foi assassinar, de tocaia, o subcomissário Gabriel André, amigo intimo de Paulino Ribeiro, que foi intimado a ir depor em Ilhéus. Na segunda parte do plano Cornélio Cunha e seus vereadores se apossaram do Governo de Olivença, protegidos pelo destacamento policial comandado pelo Capitão Ângelo Francisco da Silva.
Maria Regina Canhos Vicentin em: A importância de viver cada dia
Ficamos comovidos e chocados com a tragédia ocorrida na boate de Santa Maria (RS) e que vitimou mais de duzentos e trinta jovens. Em sua maioria, universitários, até então com expectativa de futuro promissor. Desolados, os pais, irmãos e parentes, tentam compreender como uma coisa dessas pode acontecer; e mais, como Deus pode permitir que tal ocorresse. São questionamentos naturais, e que sempre acontecem quando somos surpreendidos por momentos trágicos. A dor só poderá ser superada com o tempo, e nada mais há que se fazer senão lamentar a sucessão de equívocos que poderiam ter sido evitados caso nossa humanidade não nos autorizasse a errar e cometer deslizes, por vezes, fatais e irreversíveis. Seguir-se-ão dias difíceis, em que procuraremos culpados para a tragédia, como se isso pudesse confortar o coração da perda de nossos entes queridos. Aos de fora, uma lição a ser aprendida e meditada: precisamos viver cada dia!
Normalmente, temos nossos filhos diariamente ao alcance de nossas mãos e olhos, mas interagimos pouco com eles. Quase não perguntamos sobre suas vidas e deixamos que fiquem horas e horas conectados à internet, trancados em seus quartos, na rua com seus amigos… Temos os filhos e, ao mesmo tempo, não temos. Não desfrutamos da sua companhia. Não acompanhamos o seu dia a dia. Quando um episódio lamentável nos surpreende, como uma doença, um acidente ou a morte, então é que verificamos ter deixado de viver muita coisa com eles. Usualmente, dada à idade, esperamos morrer antes, adoecer primeiro, mas nem sempre é assim. Por isso temos de aproveitar cada segundo ao lado de nossos filhos, desfrutar ao máximo da companhia deles, viver cada dia consciente de que pode ser o último, então, precisa ser bem vivido.
ILHÉUS / Prefeitura busca melhorias na saúde junto ao Governo do Estado
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, busca melhorias nos serviços prestados á população junto ao governo do Estado. Nesta quarta-feira, dia 6, a secretária Ledívia Espinheira recebe, em seu gabinete, o diretor de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Ricardo Heinzelmann, para apresentar os dados coletados pelo corpo técnico da secretaria municipal, após vistorias às unidades de atenção básica realizadas desde o mês passado. Com isso, a secretária pretende ampliar a parceria para melhor atender aos ilheenses e turistas.
“Durante a reunião discutiremos com a equipe de atenção básica do Governo do Estado, diversos temas importantes para o avanço do setor, em Ilhéus. Entre eles, as melhorias físicas que precisam ser implementadas, a contratação emergencial de profissionais, os programas que podem ser executados e a captação de recursos necessários para a reforma, ampliação e construção de novas unidades”, comenta Ledívia Espinheira.
Projeto aumenta duração de estágio para advogados e engenheiros
Brizza Cavalcante

A Câmara analisa projeto que estabelece que não se aplica o prazo de dois anos ao estágio nas áreas de direito e engenharia. O autor, deputado Edmar Arruda (PSC-PR), argumenta que a especialização e o domínio de alguns ofícios requerem mais tempo e que a limitação legal de dois anos não tem se mostrado eficaz no caso dessas duas profissões.
A proposta (PL 4598/12) altera a lei que trata dos direitos dos estagiários e das partes concedentes (Lei 11.788/08), mas não fixa o tempo de estágio que se aplicaria aos formandos em engenharia e direito. “É recorrente a preocupação com a grande rotatividade de estagiários que a lei gerou, inviabilizando a especialização a contento de estudantes interessados em manter vínculos mais perenes com as empresas que os contratam”, afirma Arruda.
O deputado argumenta ainda que o curto tempo de estágio atrapalha inclusive a criação e a inovação nas empresas da área tecnológica. Isto porque os diversos segmentos das engenharias estariam enfrentado dificuldades em legar seus conhecimentos aos seus estagiários no curto espaço de tempo em que eles ficam na empresa.
Tramitação
A matéria tramita apensada ao PL 4579/09, que amplia o prazo máximo do estágio para três anos e torna obrigatória a concessão de auxílio-alimentação ao estagiário pela empresa concedente. Ambas ainda serão analisadas, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação e Cultura, Trabalho, Administração e Serviço Público, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
Reportagem- Oscar Telles
Edição- Mariana Monteiro
‘Agência Câmara Notícias‘
GALERIA DE ARTE PARISIENSE MOSTRA EM MARÇO TELAS DA ILHEENSE JANE HILDA BADARÓ, EM EXPOSIÇÃO COLETIVA.
ARTE BRASILEIRA CONQUISTA MAIS UM ESPAÇO EM PARIS!
Em 11 de março acontece a inauguração de mais um trabalho da curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo, na França, desta vez na Galeria Art et Events de Paris. A exposição denominada “Connexion Art Mondial” vai contar com a participação de 10 artistas que estarão representando o Brasil dentre outros artistas internacionais renomados no mundo: Cibele Pilla (Pintura sobre lona de Caminhão, SP), Denise Pitagoras (Gravura, BA), Heloiza Azevedo (Pintura, Paris, França), Jane Hilda Badaró (Pintura Naif, Ilhéus-BA), João de Oliveira (Pintura, RJ), Julia Dijkstra (Pintura, Holanda),Marilda Dib (Escultura, SP), Morenu (Pintura, DF), Nato L. (Pintura, SP), Rose Schauerte (Pintura, Alemanha).
PERIGO / NÃO SINALIZARAM
Hoje, pela manhã, na praça JJ Seabra, em frente a Associação Comercial, segundo informações, prepostos da prefeitura procederam o corte de um galho de uma das árvores. Os equipamentos utilizado foram um facão e uma corda. O horário foi impróprio. Muito movimento.
O risco do facão escrregar da mão do servidor existiu. Além disso não aconteceu a necessária sinalização do local. É um movimento muito grande de pedestres e carros. Alguns taxis deram ré para sair de baixo. Os fios resistiram a passagem do enorme galho. Talvez se a parte mais larga do galho pegasse nos fios certamente aconteceria interrupção dos serviços de energia elétrica e telefonia no comércio e áreas vizinhas.
Fica o registro para que esse tipo de trabalho seja melhor programado e sem colocar em risco pessoas e veículos.
Maramata lança campanha de conscientização sobre defeso do caranguejo
O presidente da Maramata, Frederico Andrade, explica que a ‘andada’ é o período reprodutivo em que os caranguejos saem das suas tocas e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. “Matando-os neste período, você impede a geração de novos filhotes, que no futuro poderão servir de alimento para toda a comunidade”, diz o cartaz que está sendo distribuído em toda a cidade, convidando a população a fiscalizar a pesca ilegal neste período.
Frederico Andrade ressalta que projeto de educação ambiental da Maramata visa a conscientização e sensibilização das ações que protegem o meio ambiente. “Esta campanha em defesa do caranguejo, leva em conta não só a perpetuação da espécie, mas também a subsistência das famílias ribeirinhas que vivem da pesca e comercialização do produto”, enfatiza.
Aparato Legal – A campanha é amparada pela Instrução Normativa Interministerial nº 01, de 09 de janeiro de 2013, dos ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente, que proíbe a captura, transporte, beneficiamento e comercialização do caranguejo-uçá, nos dias de “andada”, na Bahia e outros estados do norte e nordeste, nos meses de janeiro a abril de 2013, correspondendo aos seguintes períodos: 12 a 17 de janeiro; 28 de janeiro a 02 de fevereiro; 11 a 16 de fevereiro; 26 de fevereiro a 03 de março; 12 a 17 de março e 28 de março a 02 de abril.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 05.02.2013
Campanha contra Febre Aftosa vacina 92% do rebanho na Bahia
A segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa, de 2012, atingiu a marca de 92,89% de animais na Bahia, conforme dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri). Apesar do longo período de seca, onde a mortandade de animais foi significativa, a Adab informou que o Estado continua livre da febre aftosa.
O resultado divulgado hoje, terça-feira, 05, pela Seagri/Adab, mostra que os municípios que integram a zona de proteção são: Barreiras (97,19%), Itapetinga (96,78%) e Teixeira de Freitas (96,74%). O índice de vacinação alcançou a marca de 94,83%, de 268.388 mil bovinos e bubalinos existentes, superando as expectativas do setor.
Para Secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles, as atividades para garantir a sanidade do rebanho baiano são desenvolvidas durante todo o ano e hoje os criadores já entendem a defesa agropecuária como uma política pública. “Por isso, as nossas ações, aliadas ao processo de modernização da pecuária, estão dando resultados positivos e superando os desafios do setor”, afirma Salles.
Unidade de Pronto Atendimento da Dengue preparada para ser reativada
A unidade de pronto atendimento da dengue, anexa ao Hospital Regional Luiz Viana Filho, já está preparada para ser reativada e atender a população nos casos mais graves da doença. O serviço público é o resultado da ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional, e já conta com equipamentos e medicamentos necessários para realizar atendimentos com qualidade, aguardando o final da greve dos agentes de endemias deflagrada no mês passado.

A unidade vai funcionar em um anexo do Hospital Reginal de Ilhéus – Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus)
A secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, afirma que as unidades básicas também estarão preparadas para receber os enfermos, e ressalta que o mais importante é o trabalho de promoção da saúde, com a colaboração da população e os agentes de endemias em campo detectando os locais de maior proliferação do mosquito e combatendo sua infestação. “Estamos com tudo arrumado, material e medicamentos necessários, precisamos apenas da colaboração dos profissionais”, declara, lembrando que a prefeitura honrou os pagamentos do mês de janeiro com todos os benefícios assegurados.
Lira – A secretária ressalta também que o município, em parceria com a 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), já disponibilizou o suporte necessário para que seja iniciado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), como veículos, equipamentos, medicamentos e profissionais.
Assim que os agentes comunitários e de endemias retornem ao trabalho, o levantamento quantitativo será imediatamente iniciado. Em outubro do ano passado, Ilhéus apresentou incidência de infestação no valor de 6,3%, índice seis vezes maior do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde. O levantamento é feito a partir de uma amostragem. O sistema de informática escolhe, de forma aleatória, alguns municípios, que são visitados para a coleta do material potencialmente contaminado e, por meio de amostragem, o índice de infestação é levantado.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)