WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


fevereiro 2013
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  






:: 8/fev/2013 . 20:40

DEMARCAÇÃO: FUNAI UM MODUS OPERANDI DE UM ORGÃO TIPÍCO DA DITADURA.

por Edgard Siqueira

As atrocidades cometidas pela FUNAI são características de um ORGÃO DE EXCESSÃO, com isso não fica a dever nada aos Órgãos da Repressão da época da ditadura como DOPS e o DOI-CODI. Em nome de uma política se acham acima do BEM e do MAL, cometendo impunemente as mais terríveis agressões contra brasileiros inocentes.

Os excessos cometidos nestas barbáries pela FUNAI a cada dia têm aumentado à indignação de quem tem tido a oportunidade de vivenciá-las, e um segmento importantíssimo tem se pronunciado cada vez mais de forma veemente contra esta violência. Estamos falando da IMPRENSA LIVRE E INDEPENDENTE que através do jornalismo investigativo tem buscado provas que nas reportagens veiculadas desmascaram esta FARSA chamada de DEMARCAÇÃO INDIGENA.

É verdade que existe uma parte deste segmento que não atua com autonomia e por contratos publicitários generosos apoiam esta política desumana. Apoiam com o mesmo romantismo piegas contido no voto proferido pelo ex-ministro Ayres Brito (um apaixonado pela causa) no julgamento de Raposa Serra do Sol. Um voto impregnado de poesia e eufemismo, que não constata com a realidade da questão. Um voto que retrocedeu com uma utopia lírica, imaginando que ainda estamos vivendo nos idos de 1.500. Um voto passional. Esqueceu que estava usando uma TOGA.

Felizmente na imprensa nem todos comungam com esta visão. Com uma opinião unanime a IMPRENSA LIVRE chegou a uma conclusão convergente “OS PROCESSOS DE DEMARCAÇÃO INDIGENA NO BRASIL TEM QUE MUDAR”. Vejam no vídeo o tamanho da revolta e da indignação dos profissionais da IMPRENSA que vivenciaram estas barbáries.

Uma correção. A jornalista no vídeo se refere a Sr. Ayres Brito como Ministro da Justiça. Na realidade, à época ele era Presidente da Suprema Corte do Brasil. O cargo mais alto da Justiça Brasileira. De modo que o seu veredicto antecipado dos documentos que lhes fora entregue, no mínimo, sugere uma quebra de decoro do cargo que ocupava. Além do que, como Presidente do Supremo a sua opinião poética sobre a questão, terminou produzindo uma tendência de alinhamento nas decisões dos demais pares. Uma parcialidade vergonhosa.

Outra reportagem de grande repercussão foi a contundente entrevista à Revista Infovias de janeiro de 2013 (ano 3, no. 11) o antropólogo Edward M. Luiz, mestre e doutorando em antropologia pela Universidade de Brasília, ex-funcionário da FUNAI e que já participou de oito processos de delimitação de terras indígenas, fez graves acusações ao aparato indigenista internacional e sua atuação no Brasil, cujo objetivo, em suas palavras, “é frear o processo de desenvolvimento do País”.

Em seguida, explicou o que está por trás desse conflito:

:: LEIA MAIS »

APENAS LEMBRANÇAS MARAVILHOSAS

Quero através desse veículo de comunicação “R2CPRESS”, elevar o nosso agradecimento a Deus em sua suprema ventura de pai, pela acolhida a nossa querida mãe adotiva Dona Nair Silveira Patury, que foi apenas ocupar um lugar no mundo celestial. Quantas pessoas permanecem nas lindas lembranças e nos corações das pessoas, e essa senhora com certeza encontra-se nos braços de Jesus Cristo, Filho de Deus.

Permanecem muitas saudades nos corações das pessoas que foram carinhosamente abraçadas, amadas e abençoadas por ela na face da Terra! Tem pessoas destinadas por uma força superior na adoção de uma infinidade de filhos por onde passa deixando seu carinho. Dona Nair estava dentro da humilde de uma nobre senhora que foi predestinada a esse fim! Conheci essa senhora pelo exemplo da solidariedade humana e a força do trabalho.

O povo de Ilhéus jamais esquecerá a sua imagem carinhosa, com aquele carisma de uma pessoa generosa e amiga, sempre devotada na colocação da sua fé que transmitia força interior. Dessa benfeitora recebemos conselhos que nos transmitia muita paz e otimismo!

Guardo com muito carinho seus maravilhosos afetos. Em seus momentos aqui entre nós, viveu estendendo o seu disponível ombro amigo a todos que estavam ao seu lado, na rua, na sua residência e em qualquer lugar que passava eram criados momentos de alegrias!

Quero enviar os mais puros sentimentos de pesar a todos seus familiares, e dizer-lhes com certeza que ela está nos braços da Virgem Santíssima…

Eduardo Afonso e família – (73) 8844-9147 – Ilhéus-Bahia

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE


1) FOTOS ANTIGAS DO CARNAVAL ILHEENSE.
2) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

:: LEIA MAIS »

LIXO – ESTÁ COM HORA MARCADA

Acabo de receber aqui na Sapetinga a folhinha 2013 “A limpeza de Ilhéus está com hora marcada”.
Projeto bem bolado, inserido com o processo educacional, resta apenas o seguinte:
= Participação da prefeitura no efetivo cumprimento da regularidade dos horários implantados.
= Participação da população colaborando nos horários e só colocar na porta lixo doméstico.
Entulho, móveis usados, roçagem de quintal etc. contratar serviços de frete.
= Fiscalização intensa da prefeitura, colocando em prática o Código de Postura, para que a população sinta que o poder público está nas ruas exercendo suas atividades.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Vane vai a Wagner e leva reivindicações de Itabuna
Vane assegura terreno para a implantação da Ufsba
Saúde ainda tem problemas, mas avança, apesar da falta de verbas
Obras da Zona Oeste devem ser retomadas logo após o Carnaval

:: LEIA MAIS »

HISTÓRIAS DE UM ILHEENSE

por Tomé Pacheco

Tomé Pacheco

MEU RETORNO A ILHÉUS

Fazia três anos que eu estava aposentado e mais de vinte que não vinha a Ilhéus. Resolvi passar o Natal de 1999. Chegando aqui achei uma cidade linda, maravilhosa, vários edifícios na orla. No meu tempo só existia os edifícios Santa Clara e o Souza. Quando vi a transformação disse comigo mesmo: “Vou voltar pra Ilhéus”. Antes dei uma sondada com minha esposa, mas ela foi radicalmente contra vinha volta para Ilhéus, porque nossos filhos Diego (com 16 anos), Priscila (21) e Patrícia (com 19 anos), todos já radicados em São Paulo, seriam um transtorno para eles.

Mas eu estava decidido porque minha missão em São Paulo eu acreditava que estava cumprida, então, era hora de voltar. Fui até a Rodoviária Tietê, comprei uma passagem e escondi no carro. O horário da viagem estava marcado para as 14 horas. Quando chegou ao meio dia, fui a Neli, minha esposa, e taxativo falei: “Estou embarcando para Ilhéus às 14 horas”. O retorno foi aquela choradeira para todos os lados, e aquele pedido de “não vai não, pai” que foi um Deus nos acuda! Como havia tomado uma decisão, não voltei atrás. Neli então trancou a porta do quarto e “Se você quiser ir vá do jeito que estar, assim mesmo, de bermuda, camiseta e tênis”. Então, fui até o banheiro, peguei minha escova de dente e, pé na estrada. Não tinha comigo nenhum documento, todos estavam no quarto que a mulher havia trancado.

Passei a mão em mim e dei linha. Chequei a Ilhéus igualzinho como havia saído: com uma mão na frente e outra atrás. A minha família tratou de dá um jeitinho com a famosa “vaquinha”: uns deram cuecas, outros roupas e por aí foi. Só sei que me armei e me achava no céu: até carro a disposição eu tive!

:: LEIA MAIS »

Desenbahia vai ampliar linhas de crédito para Ilhéus

Atendendo a solicitação do prefeito Jabes Ribeiro, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) vai desenvolver projetos para a ampliação do crédito a trabalhadores autônomos e a micro empreendedores individuais de Ilhéus. As possibilidades de investimentos no município foram discutidas nesta sexta-feira, dia 08, durante reunião realizada no Gabinete do Palácio Paranaguá, com o diretor de Operações do Desenbahia, Marcelo Oliveira, o gerente comercia,l Marko Svec, o recém-empossado gerente de Negócios em Ilhéus, Thales Quadros, e o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado.

Reunião com Desenbahia Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) .

Reunião com Desenbahia Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) .

Com o objetivo de impulsionar novos projetos de investimentos, diretores e gerentes da Desenbahia estão realizando reuniões com gestores públicos, empresários dos setores industrial, comercial, serviços e agronegócio, no interior do estado, propondo a redução das taxas de juros e ampliação de prazos de praticamente todas as linhas de financiamento.

:: LEIA MAIS »

Câmara Municipal de Ilhéus

Mesa Diretora trabalha, arduamente, para a abertura dos trabalhos da Câmara

O ano legislativo da Câmara de Ilhéus começará na tarde do dia 19 de fevereiro, com a abertura dos trabalhos pelo Presidente da Mesa Diretora, Dr. Josevaldo Viana Machado. Depois, do cerimonial, o Prefeito do Municipio- Dr. Jabes Souza Ribeiro apresentará o Plano de Governo para o mandato de 2013/2016.
No ensejo, em seu discurso de posse, vale lembrar, que o Vereador Presidente da Mesa destacou a importância, apesar de ser neófito na direção de um tão importante Poder Político, em honrar seus compromissos de campanha junto aos seus eleitores e, de maneira inexorável, os votos recebidos dos colegas edis que lhes conduziram a presidência da casa. Defendeu, ainda, a necessidade de conduzir com eficiência, austeridade, transparência, sem estardalhaço e seriedade os trabalhos do legislativo. A imperiosa necessidade de dinamismo para o desenvolvimento e a retomada do crescimento do município, foi outro ponto destacado pelo novo presidente durante pronunciamento.
Agradeceu a confiança depositada em seu nome e prometeu que sua administração será aberta, permanentemente, ao diálogo, procurando de todas as formas ir de encontro aos anseios da comunidade.
Falou, eloquentemente, que durante seu mandato irá trabalhar, arduamente, para que a Câmara volte a ser, verdadeiramente, a AUGUSTA CASA DO POVO ,ilheense. Que seja sua porta-voz nas reivindicações, através de encaminhamentos de propostas e projetos populares à Mesa Diretora. Portanto, a partir de 19 de Fevereiro, quando acontece a abertura dos trabalhos legislativos o “ DR.JÓ “ estará conduzindo uma bancada de 19 Vereadores.

COMPOSIÇÃO:

JOSEVALDO VIANA MACHADO(PCdoB), FABIO FERREIRA MENEZES(PSC), IVO EVANGELISTAA DOS SANTOS(PRB),RAFAEL M.ALBUQUERQUE(PP ), ALDEMIR SANTOS ALMEIDA(PSB), ALISSON R.MENDONÇA(PT), ALZIMÁRIO BELMONTE VIEIRA(PP), COSME ARAÚJO SANTOS(PDT), GILDEON FARIAS DOS SANTOS(PT), GILMAR CHAVES SODRÉ (PMN), JAMES COSTA (PMN), JOSÉ L.BONFIM(PMDB).ROLAND LAVIGNE (PPS),LUKAS PINHEIRO PAIVA(PMN), NERIVAL NASCIMENTO REIS(PCdoB),ROLAND LAVIGNE DA PAIXÃO(PSD),LUIS CARLOS DOS SANTOS (PP), NERIVAL NASCIMENTO REIS E VALMIR FREITAS DO NASCIMENTO (PT )

– INFORMAÇÃO
– GABINETES DOS VEREADORES DE ILHEUS ESCOLHIDOS POR SORTEIO

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / Iniciada campanha de coleta de lixo com hora marcada

Entrega do Material Informativo sobre a Coleta de Lixo - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus.

Entrega do Material Informativo sobre a Coleta de Lixo – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus iniciou hoje, dia 08, através da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a primeira etapa da campanha informativa, educativa e de conscientização sobre a limpeza urbana. O calendário com o horário que determina a passagem do carro coletor de lixo foi distribuído nos bairros Jardim Pontal, Sapetinga, Pontal e Nova Brasília, Jardim Atlântico, Ceplus, Praias do Sul e no condomínio VOG João de Goés. Mas as outras áreas da cidade também serão contempladas com esse serviço.

Os moradores dessas localidades já têm acesso aos horários da coleta que será realizada entre às 18 e 19 horas. Nessa primeira etapa, estudantes universitários visitarão as residências e explicarão quanto a necessidade do descarte do lixo doméstico no horário estabelecido para a manutenção da saúde pública e organização do espaço coletivo.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura interdita, para eventos, quatro casas noturnas em Ilhéus

Antônio Vieira - Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus.

Antônio Vieira – Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.

A secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau) de Ilhéus interditou, para a realização de eventos, as casas noturnas Volp Club, na avenida Soares Lopes, Os Pombos, no Banco da Vitória, Bar Mar Aberto, na avenida Litorânea Sul, e Forró do Samarica, na rua Barão do Rio Branco, estas duas últimas localizadas no bairro do Pontal. As interdições são resultado do trabalho de fiscalização, iniciado pela Semau, na última sexta-feira (1º), em atenção ao Decreto 025/2013, que suspendeu todos os alvarás concedidos a estabelecimentos que realizam eventos, especialmente as casas noturnas, que não possuem o laudo técnico emitido pelo Corpo de Bombeiros.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, explica no caso da Volp Club e do Mar Aberto são estabelecimentos que possuem alvarás para funcionarem como bar e restaurante. “Se esses proprietários quiserem continuar realizando eventos, devem solicitar uma vistoria ao Corpo de Bombeiros visando à elaboração de um laudo técnico, documento fundamental para que a Prefeitura possa expedir o respectivo alvará”. Ele acrescentou que, no caso do Forró do Samarica, as equipes de fiscalização de Posturas não encontram nenhum tipo de alvará.

:: LEIA MAIS »

IGREJAS/CAPELAS DE ILHÉUS – IV

CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO

Foto: Carlos Mascarenhas

Foto: Carlos Mascarenhas

No ano de 1927, no apagar das luzes do primeiro governo de Mário Pessoa, foi mandada demolir a capela de São Sebastião, para que fosse construída uma catedral em seu lugar.

A construção da nova e majestosa catedral originou muita discussão, sobre o projeto e sobre a localização.

O projeto da catedral é do arquiteto Salomão da Silveira, em estilo considerado eclético. Dom Frei Eduardo José Herberold, bispo recém-chegado, benzeu o terreno em 1931, onde a Catedral deveria ser construída e a obra foi iniciada, para ser paralisada logo em seguida.

Houve grande discussão sobre o estilo da mesma e sobre sua localização. Para se encontrar uma solução, o prefeito Eusínio Lavigne decidiu consultar o diretor da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, professor Arquimedes Memória.

Este imponente templo da igreja católica representou o sonho da comunidade ilheense por mais de trinta anos. Ela representa o sonho do bispo que iniciou as obras, D. Eduardo, que foi sepultado na própria igreja e é até hoje motivo de idolatria, sendo considerado santo por muitos fiéis. A catedral foi inaugurada em 1967, levou mais de trinta anos para ser construída.

O tamanho da igreja impressiona. Ela tem, em sua abóbada principal, 48 metros de altura. No que pese não poder ser considerada um primor de arquitetura, tem um enorme valor cultural, pelo que representa para a sociedade local e para a atividade turística do município.

Segundo depoimentos a “maravilha das maravilhas foi a sua inauguração”. Naquele dia a cidade foi invadida por bispos e cardeais. Até o representante do papa, o Núncio Apostólico, D. Sebastião Baggio veio para a inauguração. E o coral da professora Maria de Lurdes Abreu cantou O Messias, de Haendel. No dia da inauguração, a Catedral parecia um Vaticano em miniatura, tal a beleza, a pompa e circunstância daquela festa.

A catedral de São Sebastião é, sem dúvida, o símbolo da cidade de São Jorge dos Ilhéus e ponto de atração turística dos mais importantes. Os turistas não deixam de visitá-la, reclamam nos períodos em que ela se encontra fechada e levam da cidade uma bela recordação da grandiosidade da igreja.

TEXTO DA PROFA. Maria Luiza Heine publicado em: http://ilheuscomamor.wordpress.com/


Carlos da Silva Mascarenhas
carlos.consultic@gmail.com

ILHÉUS / Servidores retardatários terão 30 dias para o recadastramento

Acaba nesta sexta-feira, dia 8, o calendário de recadastramento dos servidores públicos municipais, iniciado no último dia 14, no térreo do Anexo Único da Prefeitura de Ilhéus, determinado pelo prefeito Jabes Ribeiro, através de decreto. De acordo com informações do secretário de Administração, Ricardo Machado, a partir da próxima semana, os servidores retardatários terão 30 dias para comparecimento e apresentação da documentação exigida.

Mas, nessa segunda chance, o horário de atendimento não será mais especial, valendo o expediente público da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas. Além disso, a equipe de recadastramento também será reduzida. O secretário de Administração alerta que os servidores que não atenderem à convocação serão retirados da folha de pagamento.

Para fazer o recadastramento, que visa atualizar os dados cadastrais e identificar a unidade administrativa em que o servidor se encontra efetivamente trabalhando, são necessários os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência atualizado (últimos três meses), Carteira de Reservista, foto 3X4 recente, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Título de Eleitor, certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos, certidão de casamento ou declaração de união estável, diplomas e cartão do PIS/PASEP.

De acordo com a Portaria 001/13, devem fazer o recadastramento todos os servidores ativos e inativos, temporários e terceirizados, além dos licenciados com ou sem remuneração da administração direta e indireta, bem como os que se encontram à disposição de outros órgãos. Ainda segundo a respectiva portaria, em caso de doença grave e impossibilidade de locomoção, devidamente comprovadas, o servidor público municipal de Ilhéus poderá realizar o recadastramento por procuração, no prazo máximo de 30 dias, a partir da data estipulada para a inicial do seu respectivo nome.


Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 08.02.2013





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia