:: 9/fev/2013 . 21:01
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
COLÔNIA DE FÉRIAS
Um sonho de 19 anos dos ilheenses, principalmente comerciantes e comerciários, a Colônia de Férias do SESC, poderá ser construída ainda neste ano. Desde o tempo em que Nelson Daiha era o presidente da entidade, isto em 1994, que existe essa promessa, da construção de uma Colônia de Férias e do Hotel-Escola, do SENAC. Sem conseguir um terreno dos vários prefeitos que governaram Ilhéus durante todo esse tempo, o SESC resolveu bancar também o terreno, que já está sendo negociado na Praia do Norte, numa área de praia com mais de 50 mil metros quadrados. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus, Antônio Costa, tem sido um grande batalhador pela obra desde aquela época, e como o SESC está pensando em fazer no local, apenas uma Área de Lazer, Costa pretende elaborar um Documento, assinado pelo prefeito e presidente das entidades representativas das áreas de Comércio, Turismo e afins, solicitando à Presidência da Federação do Comércio, Serviços e Turismo, que a obra seja de fato uma Colônia de Férias e Hotel-Escola, com salas de aula, cursos para Camareiras e Garçons, salão de convenções, apartamentos e suítes, conforme estava previsto nos idos de 1994.
SENAI
Além da Colônia de Férias do SESC, Ilhéus ganhará mais uma grande obra, representada por uma unidade do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, órgão ligado ao Sistema FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia. A nova unidade, será construída na rodovia Ilhéus-Itabuna, numa área de quase 100 hectares, onde serão implantados novos centros de tecnologia e de formação profissional, numa área construída de 4 mil metros quadrados. Desde 1987 o SENAI está presente em Ilhéus, quando inaugurou outras unidades do Sistema FIEB, o Centro de Formação Profissional Ignácio Tosta Filho, no Iguape, onde funcionam o SESI (Serviço Social da Indústria) e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi). Os novos centros de tecnologia e de formação profissional, atenderão aos municípios de Região Sul e Sudoeste do estado. É Ilhéus crescendo…Que bom!
PAVILHÃO DE FEIRAS
SOM ALTO EM CARRO: REPORTAGEM NESSE DOMINGO
O programa Fantástico, da TV Globo, vai exibir nesse domingo uma reportagem sobre um problema comportamental que pra mim é, simplesmente, uma questão de falta de educação e de cidadania, e que é comum na maioria das cidades do País: a famigerada estupidez do som alto em carro.
Nada mais pertinente e em momento tão propício para nós, habitantes de Ilhéus, justamente quando vemos o poder municipal começando a agir e coibir essa prática abusiva e irracional de uns sujeitos sem-noção que ignoram o direito alheio ao sossego e ao silêncio. Seria bom que todos os perturbadores do sossego alheio e poluidores ambientais assistissem à matéria (será que vão entender?). Seria bom também que nossas autoridades municipais acompanhassem a reportagem, com vistas a acrescentar algo às suas já bem-vindas ações coibitivas a essa imensa idiotice.
Eu, por exemplo, tenho até uma sugestão. Não só a apreensão do veículo, como vai mostrar a reportagem, mas um xadrezinho seria de bom tamanho. Só que, infelizmente, a punição em voga é a chamada “pena alternativa”. Tudo bem, então que o infrator preste serviços comunitários assistenciais por no mínimo seis meses. De preferência em instituições que acolhem e tratam pessoas com deficiência auditiva.
Nilson Pessoa
Prefeitura de Itabuna
PARABÉNS A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE ILHÉUS
Gostaria de parabenizar a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Ilhéus pelo brilhante trabalho prestado até o momento referente ao combate e abuso de som alto e gostaria também de lembrar que os carros, motos e bicicletas também estão causando sérios transtornos a população e merece ser fiscalizadas também. Os veículos estão transitando com volume muito alto, além disso, tem o costume de ficar parados em vias públicas com volume alto. Não tem volume, dia e horário para os transtornos.
ACREDITO QUE ESSES VEÍCULOS TAMBÉM DEVERIAM:
1. Passar por uma vistoria do DETRAN (Documentos, equipamentos de segurança e motorista);
2. Ter horário e local previamente definidos;
3. Desligar/abaixar o som quando estiverem parados (Sinalera, congestionamento ou mesmo parado por qualquer motivo);
4. Obter alvará de funcionamento;
5. Obter Licença/Autorização Ambiental;
6. EPI para os condutores;
7. Ter CNPJ e o nome da empresa estampada no veículo;
8. Etc………………..
Hoje em dia qualquer pessoa coloca umas caixas de som e ficam transitando pela rua realizando propagando e causando transtornos a população. Não importante o volume, dia e horário.
FISCALIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO NELES…………………
O trabalho certo e direito tem de ser reconhecido.
Muito obrigado pela atenção.
Maria José
Descaso da EMBASA / desperdicio de água tratata

Estou cobrando providencias da EMBASA, pois desde ontem a tarde este vazamento esta acontecendo aqui na entrada do Ceplus, e apesar de avida por mim ontem mesmo, e de ter prometido mandar a equipe com uergencia, ate agora nada.
O vazamento esta aumentando e a rua afundando, como se pode ver nas imagens.
O movimento aqui e grande, de carros e onibus e esta correndo risco de acidente.
Ate qdo?
Sonia
Agrissênior Notícias – Nº 414 – 13 de fevereiro de 2013
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito)
- 1