O Brasil sempre sofre com as trajetórias nefastas no mundo dos crimes, e chegou mais um ao convívio das pessoas que gostam de viajar e conhecer o nosso país e o mundo! E, assim muita gente preocupada com as atuações de indivíduos preparados na malandragem roubando malas, sacolas e objetos de valores nos aeroportos, deixando as pessoas sem saberem o que fazer para recuperar seus bens furtados, antes dos seus embarques! Talvez seja um inicio da dura realidade de se perder o direito no Brasil de ir e vir, sem ser molestado duramente, e quem sabe, até destruído em sua integridade física e moral!

A orientação para evitar problemas, recai sobre dicas como, por exemplo, não colocar na mala objetos de valor ou presentes que não podem ser substituídos, compreendendo que por mais que se possa receber uma indenização em dinheiro, as pessoas não querem perder esses bens; guardar as notas fiscais de todos os itens comprados, mormente, no interior; fotografar as malas prontas entes de fechá-las, dando margem a que tenha muitas provas, caso a sua mala não chegar, pois a responsabilidade é da empresa aérea.

Segundo informações de forma geral, no ano passado, o número de furtos no Aeroporto de Guarulhos só cresceu: foram 1.389 casos. Segundo a polícia, a maioria tem a ver com extravio de bagagem. E revoltados com esses estranhos acontecimentos, muitas pessoas relatam que: “A companhia aérea tem que fiscalizar o seu empregado”. “Existe a enorme necessidade atenção redobrada na hora de iniciar as providencias de embarques, e precisa de um sistema de vigilância de câmeras eficiente e a polícia atuando o tempo todo e prendendo o criminoso, afirma o procurador da República Matheus Baraldi Magnani”.

Quantas malas são recapturadas e permanecem em salas da policia civil, nos aeroportos, que foram subtraídas por quadrilhas espalhadas no meio dos passageiros!  E todos os passageiros devem ficar atentos porque a companhia aérea tem que entregar a pessoa no destino, bem como a bagagem dela. Qualquer prejuízo, ainda que causado por terceiros ou furtado por uma quadrilha, é responsabilidade da empresa que firmou aquele contrato. Todos devem entender que entre as pessoas que viajam e as companhias aéreas, existem um contrato e deve ser cumprido até o final da viagem.

Muitos brasileiros exclamam desesperadamente: “pare o mundo que eu quero descer”! Ir para qual lugar se a cultura de muitos indivíduos é a prática da roubalheira, das falcatruas, e usam os seus graus de sabedorias para o crime! É muito triste entender que assaltar a mão armada, roubar e enganar as pessoas em nosso país é mais emocionante para uns tantos que se dizem filhos do Brasil, e provocam até risos quando a policia os prendem e sua casa cai! E quando o bom exemplo não vem do alto comando dos chamados intelectuais, das elites favorecidas pela impunidade, fica muito difícil entender! É o que um amigo me disse outro dia: “no Brasil deveria existir uma universidade para o crime”! Será que precisa mesmo?

Olhando o nosso país inteiro, visualizando todas as nossas classes sociais, formado por um contingente imenso de seres humanos, imaginamos o que poderão fazer as autoridades que são destinadas ao cumprimento do dever de proteger, orientar e educar para que acontecimentos tacanhos não venham a prosperar em nossa sociedade, deixando a desejar uma ação digna dentro do nosso país. Os governantes precisam tomar urgentes providencias, criando reuniões entre todos seus administradores públicos, tais como, prefeitos, governadores e políticos em geral, pois afinal foram eleitos para que? Repetimos: quando vão acordar os nossos defensores públicos e resolverem acabar com esses modelos arcaicos e deixar de subestimar os brasileiros com propagandas de que tudo vai bem, porém, observamos imagens e aparências que somente trazem desconfortos para todos que trabalham e respeitam essa maravilhosa “NAÇÃO BRASILEIRA”! PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia