:: 15/fev/2013 . 20:41
DEMARCAÇÃO: O QUE NOS RESTA? PROCRASTINAR, PROCRASTINAR E PROCRASTINAR.
por Edgard Siqueira
No dicionário Aurélio, PROCRASTINAR significa ADIAR, RETARDAR. Usar de delongas.
Escolhemos este título para oportunamente voltarmos a comentar sobre a condução do nosso processo e das nossas possibilidades. Nos últimos textos procuramos mostrar do que a FUNAI é capaz e ao mesmo tempo alertar a todos de como seremos vitimas do modus operandi da FUNAI. É só uma questão de tempo e que pode acontecer precocemente, principalmente se não fizermos a única coisa que nos resta, PROCRASTINAR. Ou melhor, continuar procrastinando, porque este tem sido o objetivo alcançado com êxito pelo GRUPO DISSIDENTE, e que com isso já retardou o processo por mais de dois anos. Tempo mais que suficiente para termos perdido as nossas propriedades com a HOMOLOGAÇÃO DA RESERVA. Isto é fato, que por simples má vontade, muitos não admitem.
Estamos vivendo momentos de aparente calmaria. Diríamos até, em uma zona de conforto e dormindo em berço esplendido. Estes benefícios temporários não foram conquistados pelas falácias proferidas ao final da badalada ocupação do aeroporto, quando alardearam em discursos e manchetes que “O Ministério da Justiça atende as nossas reivindicações”. Estes benefícios são frutos da consciente teimosia daqueles que há muito não acreditam nas falácias e foram buscar mais uma LIMINAR que tirou o nosso processo do Ministério da Justiça (a um passo da homologação), obrigando-a a devolver a FUNAI. Desde então já se passaram oito meses e certamente mais alguns, justificando o êxito da estratégia. Caso contrario, sem duvida, já teríamos contraído uma dor de cabeça irreversível.
Neste espaço já justificamos, como sempre, com embasamento, o porquê que a muito defendemos que não podemos deixar o nosso processo avançar. E esta certeza aumenta a cada dia na medida em que tomamos conhecimentos da existência de novos fatos que corroboram para a defesa desta estratégia.
Antes de adentrar o cerne principal deste texto vou transcrever uma reflexão que sempre me ocorre quando estou tendo o trabalho de elaborar estas matérias. Fico pensando do absurdo que é ter que está postando textos para convencer um GRUPO de que estão sendo ludibriados na condução de um processo. Além de lutarmos contra um injusto processo, contra a FUNAI e contra pseudos índios, somos obrigados a ter que lutar contra a teimosia, a vaidade e o fogo amigo, que mata os de suas fileiras. Causa-me indignação saber que o esforço desprendido para elaborar textos, poderia estar sendo usado para alcançar outros objetivos. E ainda, sou obrigado a ouvir devaneios de apaixonados e simplórios “Isto é uma questão pessoal para atingir o Presidente”. O pessoal é em outro FORO. Mas nas minhas reflexões ainda não encontrei respostas. Qual o porquê deste absurdo? Se alguém sabe, por favor!
Transporte escolar só é legal com vistoria e alvará
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus está realizando vistoria técnica nos veículos de transporte escolar, procedimento essencial para que a atividade possa ser exercida com segurança. Em razão disto, o secretário Isaac Albagli faz um alerta aos pais para que antes de contratar veículos para transportar seus filhos exija que os proprietários e condutores mostrem o alvará que lhes permite prestar aquele serviço legalmente.
As vistorias estão sendo feitas pela Superintendência de Trânsito (Sutran), que exige a instalação de itens obrigatórios, como cintos de segurança, cadeiras apropriadas para crianças abaixo de cinco anos e extintor de incêndio, dentro do prazo de validade, além de verificar o estado de conservação dos pneus, dos faróis e do próprio veículo.
UM JEITO ÚNICO DE ESCREVER
UM JEITO ÚNICO DE ESCREVER
A Bahia perdeu nesta sexta- feira, dia 15 de fevereiro, um dos últimos exemplares de jornalista romântico. Morreu, aos 67 anos, Eduardo Anunciação, que até poucos dias atrás ainda pilotava diariamente sua Olivetti, na qual redigia a famosa coluna “Política, Gente, Poder”, do Diário Bahia.
De óculos ou binóculos, enxergando os bastidores da política, muitas vezes olhando no retrovisor para encontra a história e sempre fazendo os leitores entenderem melhor o momento presente.
O texto de Eduardo tinha sabor diferente, estilo único, construído à máquina, sem concessões à tecnologia. Suas linhas possuíam charme, criatividade, inventividade.
Jornalista político na essência, Eduardo deixará uma lacuna impossível de ser preenchida, pois tinha características muito próprias e autênticas.
Vai-se um jornalista de um tipo que não existe mais.
Projeto ‘Ilhéus Aleluia Festival’ conta com o apoio do Sebrae
Como parceiro do evento, o Sebrae se responsabilizou pelo patrocínio e elaboração do projeto, que envolver a integração de várias modalidades artísticas, além de gastronomia e eventos de caráter religioso. A coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueredo, destaca que a ideia é reunir múltiplas linguagens, de acordo com as potencialidades do município e as demandas da sociedade. Os principais aspectos do projeto foram apresentados durante uma reunião, realizada na sede do Sebrae, em Ilhéus, com a presença de secretários municipais e representantes das entidades parcerias.
Nossa finalidade é estimular o turismo cultural, com repercussão na economia de modo geral, além de integrar as entidades envolvidas no setor, afirma Alcides Kruschewsky. “Estamos organizando o evento de forma criativa, já que o Município, no momento, não tem condições de arcar com essas despesas, reunindo órgãos públicos, associações e entidades não governamentais, que acreditam na cidade e contribuem de forma positiva com ideias e ações voltadas para o desenvolvimento integrado de Ilhéus.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 15.02.2013
Faculdade de Ilhéus gradua, sábado, a segunda turma do curso de Nutrição
O diretor geral da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, presidirá, neste sábado, dia 16, a solenidade de colação de grau da segunda turma de formandos do curso de Nutrição, a ser realizada no auditório Professora Adélia Melo, localizado na sede da instituição. A cerimônia contará com as presenças de Daury Frisso, representando o Cesupi – Centro de Ensino Superior de Ilhéus (entidade mantenedora), de Sandra Milanesi, diretora Acadêmica, e da professora Adriana Cruz Lopes, coordenadora do curso e patronesse da turma.
Participarão da formatura 19 alunos que concluíram o curso de Nutrição, cuja oradora da turma será a formanda Kamila Adélia de Almeida Azevedo. O curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus é o único oferecido no município, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.
PREFEITURA – “A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO”

Temos notado que no afã de resolver todo imbróglio deixado pelo seu antecessor, o prefeito Jabes Ribeiro, está se deixando envolver num enxovalhado de desperdícios de dinheiro público, sem necessidade numa hora tão difícil como esta.
Não é nenhuma novidade, que nós por algumas vezes fomos claro, e tornamos público a nossa admiração pelas administrações anteriores do amigo Jabes Ribeiro, principalmente na sua capacidade de administrar uma Ilhéus em meio ao caos.
Num certo momento dizíamos que: “o bom administrador público é aquele que gerencia sem verbas grandiosas, e sim aquele que administra com poucas verbas, ou quase sem elas”. E isto foi o que aconteceu com o prefeito Jabes Ribeiro no período de: 1997 a 2000 e 2001 a 2004.
Todo cidadão de boa memória irá lembrar, que neste período a nossa região foi acometida de uma doença grave nos nossos cacauais – a Vassoura de Bruxa – e Ilhéus, que era um município meramente monocultor (cacauicultura), se viu embrenhado numa crise sem precedentes da nossa história. Não só pela falta de

circulação de dinheiro na nossa economia, como também na questão social, onde boa parte da população da zona rural migrou para a zona urbana, causando mais entraves de última hora, para se administrar uma cidade do porte de Ilhéus.
Então, é aí que vem explodir a capacidade de um gestor público de lidar com uma situação desta, para que não fosse o caos total.
Para sorte dos ilheenses, o Jabes com sua influência nas áreas estadual e federal, soube buscar neste período, obras e mais obras, para a cidade, além de outros recursos que pudessem minorar a situação. E como todo cidadão sabe, que obras e mais obras, geram uma cadeia de serviços e empregos e não somente a cidade numa selva de pedras.
Prefeitura de Itabuna

Inauguração da Sala do Empreendedor
Caixa não disponibiliza senha e atrasa recadastramento do Bolsa Família
Educação reúne coordenadores pedagógicos e gestores escolares
Vane relata à Câmara esforço para vencer dificuldades da prefeitura
Marquise falha e Prefeitura faz limpeza emergencial na cidade
Prefeitura paga 1/3 de férias da Educação. Dinheiro já está na conta
Secretaria começa a reativar postos de saúde em Ilhéus
A Secretaria de Saúde de Ilhéus iniciou a reativação dos postos de saúde no município, visando normalizar o atendimento à população, especialmente aos mais carentes. A secretária Ledívia Espinheira disse que já nesta próxima semana estarão funcionando os postos médicos da Urbis, do Teotônio Vilela, do Centro Social Urbano da Barra e do Sarah Kubitscheky, no Malhado. Ela ainda informou que a Policlínica Halil Medauar, localizada no bairro da Conquista, também está prestando atendimento médico especializado à comunidade.
Ledívia Espinheira observa que a situação na saúde municipal é complexa, em virtude do quadro caótico que encontrou na secretaria. “O município, como um todo, encontra-se em grande dificuldade. No caso da saúde, entendemos a queixa da população, pois gostaríamos de dar resposta mais imediata aos problemas, mas pedimos paciência porque estamos reestruturando toda a nossa rede de atendimento”, afirmou.
DADOS APAGADOS
Wagner defende Porto Sul para uma Bahia mais competitiva
Governador Jaques Wagner diz que o processo de licenciamento do Porto Sul é referência em todo o país
O governador da Bahia, Jaques Wagner, disse que o processo de liberação da licença prévia (LP) do Porto Sul, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em novembro de 2012, mostrou o equilíbrio como ponto fundamental e tornou-se referência.
Para Wagner, a democracia permitiu que o processo fosse mais maduro, resultando na concessão da LP. “Não tivemos medo de rever posições. O equilíbrio foi a palavra. Nós dialogamos com todos os envolvidos e tomamos a decisão, em benefício de uma Bahia mais competitiva”, disse o governador à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), durante mensagem de abertura dos trabalhos, nesta sexta-feira (15).
Ele disse ainda que o Porto Sul, interligado à Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), vai se transformar numa realidade logística sem precedentes neste estado.
O discurso durou mais de uma hora e teve como uma das ênfases o elo entre desenvolvimento e sustentabilidade, “que abrirá novas possibilidades econômicas para a Bahia”. O governador prometeu continuar a atrair investidores, sem demonizar a questão ambiental.
—
Camila Peres
Assessora de imprensa
Anatel multa Oi em R$ 34 milhões por descumprir metas de qualidade
Pena se deve a má qualidade no serviço de telefonia celular.
Empresa descumpriu taxa de reclamação e de chamadas completadas.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aplicou multa de R$ 34,2 milhões à operadora Oi por descumprimento de metas de qualidade na prestação de serviço de telefonia celular. A decisão da agência, publicada na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial da União, é definitiva, mas a empresa ainda pode recorrer à Justiça.
Entre as metas de qualidade descumpridas pela operadora estão a taxa de reclamação de clientes, taxa de chamadas completadas para centrais de atendimento, taxa de chamadas realizadas e completadas, taxa de resposta ao usuário e taxa de recuperação de falhas ou defeitos.
A pena de multa está relacionada a cinco processos administrativos abertos pela Anatel contra a Oi, três deles no ano de 2009 e outros dois em 2010.
A Oi diz que está analisando o teor da decisão anunciada pela Anatel e acrescenta que irá recorrer da decisão.
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.
—
Fábio Amato Do G1, em Brasília
http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/02/anatel-multa-oi-em-r-34-mi-por-descumprir-metas-de-qualidade.html