WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


fevereiro 2013
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  






:: 24/fev/2013 . 21:39

A seca não acabou

A seca não acabou! É o que alerta o secretário estadual da Agricultura e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, em sucessivos ofícios à presidente Dilma Rousseff, aos ministros da Integração, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e à presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), demonstrando o quadro preocupante dos reflexos causados pela longa estiagem. “Podemos comparar esta seca a um tremendo terremoto, cujas conseqüências serão sentidas pelo menos nos próximos dez anos, ou mais”, afirma Salles.

Entre as medidas urgentes que o presidente do Conseagri tem reivindicado ao governo federal estão a prorrogação do Programa de “Venda Balcão” de milho subsidiado pela Conab, cujo prazo para encerramento expira no próximo dia 28; prorrogação das dívidas de custeio e investimentos a vencer em 2013,  e a prorrogação para até 31 de dezembro deste ano das vigências das linhas de crédito emergencial instituídas para produtores rurais afetados pela seca na área de abrangência da Sudene e pelas enchentes na região Norte, com acréscimo de  R$ 1 bilhão aos recursos disponibilizados. O secretário explica que essas linhas de crédito são fundamentais e indispensáveis nesse momento em que os pastos e os rebanhos precisam ser recuperados.

Além desses itens, o Conseagri reitera ao governo federal solicitações para a implantação do PAC Semiárido; criação urgente de um programa de doação de milho para os pequenos ovinocaprinocultores do Nordeste brasileiro, e a utilização do sistema de cabotagem, via Porto de Paranaguá, para facilitar o transporte de grandes quantidades de milho para as capitais do Nordeste.

Eduardo Salles explica que “a situação não está pior graças ao prestígio do governador Jaques Wagner junto ao governo federal, e à união das bancadas da Bahia na Câmara e no Senado, o que tem viabilizado recursos e ações emergenciais e estruturantes destinadas a amenizar os efeitos da seca”.

 

Ascom Seagri 

24 de fevereiro de 2013

Josalto Alves

D E S A P A R E C I D A

DESAPARECIDA

DESAPARECIDA

ENCONTRO DOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS NA DIOCESE DE ILHÉUS 2013.

Este evento em comunhão com as comemorações do Centenário da Diocese der Diocese de Ilhéus, aconteceu hoje, dia 23 de fevereiro de 2013 na Casa de Retiro Nossa Senhora do Carmo no Banco da Vitória em Ilhéus-Bahia. Contou com praticamente, um representante de cada Ordem Religiosa, existente em nossa Diocese.

ENCONTRO DOS RELIGIOSOS(AS) da Diocese de Ilhéus

ENCONTRO DOS RELIGIOSOS(AS) da Diocese de Ilhéus

No início foi feita uma apresentação das Ordens Religiosas, em seguida tivemos um breve intervalo e no retorno o nosso Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli, nos fez um breve relato sobre a Campanha da Fraternidade 2013, em seguida aconteceu a Eleição  para o CRB A Conferencia dos Religiosos(as) do Brasil), onde foi eleita a nova Diretoria. a nível Diocesano e para encerrarmos com chave de ouro, tivemos uma Celebração Eucarística, com o intuito de agradecermos a Deus pelo maravilhoso encontro que tivemos e em seguida um momento de confraternização com todos os presentes.

Se você tiver um perfil no Face book e quiser ver mais imagens, basta clicar no link abaixo!!

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.314864965303530.70183.100003400876257&type=1

 Por Paulo Costa

Omissão do Casados I…Responsáveis não agradaria a Eduardo Anunciação

por Walmir Rosário

Walmir Rosario / Foto by Waldir Gomes

A notícia de que o bloco Casados I…Responsáveis não participará da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, por certo não agradaria ao folião e um dos fundadores do irreverente bloco, Eduardo Anunciação. Que homenagem mais relevante poderia ser prestada a Gaguinho do que levar a alegria ao povo, justamente numa das festas que sabidamente ele mais gostava?

Acredito, que lá do andar de cima, Eduardo está reprovando a infeliz ideia de calar os foliões “do Casados”, ainda mais quando Itabuna é privada do Carnaval (aqui não cabe a avaliação dos motivos, que devem ser justos). E esse fato, por si só, seria uma garantia da presença do bloco num evento que representa a alegria dos frequentadores do Beco do Fuxico.

Último reduto da boemia encastelada na travessa mais conhecida de Itabuna, o Beco do Fuxico é visto e descrito como o local mais democrático, os apreciadores das iguarias etílicas disputam o mesmo ambiente, sem distinção de cor, raça, credo ou preferência várias, inclusive as sexuais. No Beco, desde cedo a cidadania é ensinada no ABC da Noite, com as aulas ministradas pelo Caboclo Alencar.

A importância do Beco do Fuxico ultrapassa gerações, que convivem pacificamente à beira de um copo, de uma garrafa, embaladas pela simplicidade de “jogar conversa fora”. Para quem não sabe, é lá no Beco do Fuxico o local por demais apropriado para se discutir ciência, debatendo-se desde parto de pulga à mecânica de avião, a jato, para ficar mais esclarecido e que não paire dúvidas sobre o conhecimento.

Prova inequívoca de que o Casados I…Responsáveis agradaria mais ao velho Gaguinho desfilando na Lavagem do Beco do Fuxico foi sua aparição no “recinto” um pouco antes de se despedir das coisas terrenas. Como não poderia deixar de ser, Gaguinho não se fez de rogado e foi prestar suas homenagens ao aniversariante Caboclo Alencar, ao completar seus 82 aninhos.

Como representante da alegria, sem vínculos e compromissos com situação política dominante, quem, se não os foliões do Casados I…Responsáveis para mostrar a Itabuna que a alegria não acabou, que a vida continua  e que deve ser vivida com intensidade? Só o bloco mais irreverente que nunca se conformou com a decretação do fim da folia, desfilando com irreverência pelas ruas da cidade, sozinhos e sem mendigar os recursos públicos, levando a alegria como forma de combate à tristeza: o Casados I…Responsáveis.

A forma mais eficaz de acabar com a tristeza é a alegria. Disso ainda não conheço, mas respaldado pelas leituras da cultura de alguns povos que habitam em planeta terra, aos que se foram são prestadas as homenagens em forma de alegria. E aqui não deverá ser diferente, até mesmo sob o pretexto de prestar uma sincera e por demais merecida homenagem a um dos seus membros, que soube viver sua vida com intensidade: Eduardo Anunciação.

Os boêmios (como Gaguinho) do Baixo ao Alto Beco agradecem. Ou não se fazem mais foliões como antigamente!

Estrada e caminho

Uma estrada longa, num curto caminho

Um viajante que passa,

Procura abrigo.

Se me segues e eu te amparo,

Se me pedes eu te sigo.

Te encontro na variante,

Já não tenho certeza pra onde vou,

Se me segues, vou adiante

Pois é longo o caminho que passou.

Tudo que passou em minha vida,

Tem o doce sabor da correnteza,

Na minha estrada tudo é caminho

Na minha vida nada é certeza.

Naturalmente, já não sou mais eu

Há um outro que vive em mim…

Que me segue, nos meus caminhos

Nessa estrada que não tem fim.

Sou o além da curva, sou a vida

De um simples viajante que passou

Na outra margem da estrada,

Dos mesmos caminhos a quem me dou.

Há se eu pudesse transformar tudo em passado!

Passaria mais humanamente,

Livre da estradas desta vida,

Onde sou caminho simplesmente.

Ah se eu pudesse, transformar todo em passado

Maria Regina Canhos Vicentin em: O papa coragem

“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16, 18).

Assumo publicamente que desde o início simpatizei com o papa Bento XVI e que, de 2005 (quando assumiu o papado) até 2013 (quando anunciou sua renúncia), essa admiração só aumentou. Que homem corajoso! Que amor profundo pela Igreja! Meus cumprimentos Joseph Ratzinger pela humildade e agudo discernimento em relação aos sussurros inefáveis do Espírito Santo em meio a balburdia que tomou conta do Vaticano. Coragem de ser o cordeiro de Deus moderno, sacrificando-se para expiar os pecados de um corpo eclesial dividido, assombrado pela hipocrisia religiosa, individualismos, vaidades, desavenças por espaço, prestígio e poder. Haja fôlego para conviver com tantos complôs, corrupção e intrigas; tanta sujeira na Igreja.

Já no início de seu papado, Bento XVI pediu: “Rezai por mim, para que eu não fuja, por receio, diante dos lobos”. E ele não fugiu! Retirou o véu negro que encobria os padres pedófilos e, se os mesmos não foram punidos com maior rigor, tal se deu somente porque muitas decisões do papa foram ignoradas num flagrante desrespeito à sua autoridade. Em reportagem de Léo Gerchmann, do jornal Zero Hora (Porto Alegre – RS), o teólogo Érico Hammes cogitou até a possibilidade de alguns discursos do papa “terem sido manipulados com a introdução de palavras indevidas”.

:: LEIA MAIS »

Versículo do dia

Enviado por Helomar Duarte (PAPY).

Enviado por Helomar Duarte (PAPY).





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia