WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


outubro 2013
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  








Rins de porco poderão ser uma opção para transplantes

Representantes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), marcaram presença no XIII Congresso Brasileiro de Transplantes da (Associação Brasileira de Transplantes e Órgãos), realizado recentemente no Rio de Janeiro. O evento teve como principal objetivo discutir o futuro dos transplantes de órgãos. Leia abaixo artigo de autoria da equipe da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna:

 Duas linhas de pesquisa, apresentadas no XIII Congresso Brasileiro de Transplantes da Associação Brasileira de Transplantes e Órgãos (ABTO) ocorrido de 12 a 15/10/13 no Rio de Janeiro, nortearão o futuro dos transplantes de órgãos: a reengenharia – que repõe células sadias sobre uma espécie de“chassis” de órgãos antigos e/ou os xenotransplantes – que adéqua órgãos provenientes de animais (em geral porco) para  humanos, segundo conferencistas do congresso: Dr. Joseph Tector e Dr. Stefan Tullius dos USA.

Atualmente nota-se tendência a estagnação no número de transplantes a nível mundial, pois esbarra na disponibilidade limitada de doadores; daí a importância de encontrar fontes alternativas de órgãos. A relevante conferência da Enfª Linda Ohler (EUA) sobre o processo de enfermagem no transplante renal nos conduz a um olhar diferente sobre a prática da enfermagem no transplante renal, com ênfase no registro e análise continua das informações.

Foram também apresentados casos de transplantes de face, membros e/ou grandes extensões corporais, demonstrando a viabilidade destas cirurgias e o seu impacto na vida de pessoas que sofreram mutilações, muitas destas retornando ao convívio social.

Evoluções na área dos transplantes trarão benefício para toda a humanidade, permitindo que órgãos danificados, sejam substituídos por outros sadios, melhorando e prolongando a vida.

No Brasil, os dados apresentados registram um aumento contínuo nos vários tipos de transplantes. Merecendo destaque a cobertura integral do SUS em todas as etapas do procedimento, inclusive o posterior fornecimento das dispendiosas medicações que evitam a rejeição. Esta gratuidade não acontece em vários países desenvolvidos, como os Estados Unidos.

Enquanto os rins de porco não vem, a única alternativa leitor é a doação de órgãos: lembrando que isto poderá beneficiar a você ou a algum da sua família, portanto: DOE ÓRGÃOS!

Representando a SCMI, estiveram presentes Drª Neyde Vinhático, Dr. Almir Alexandrino e Enfª Patricia Betyar, que também apresentaram dois trabalhos relacionados aos transplantes de rim realizados na Instituição. Depois de se atualizar e matutar sobre os avanços na área dos transplantes os concluímos e sugerimos que “rapadura é doce, mas não é mole não, portanto, prevenir é melhor que transplantar! CUIDE-SE!

Não fume, mantenha o peso ideal, consuma alimentos saudáveis, exercite-se, controle o diabetes, a pressão arterial e seja feliz.

*Almir Alexandrino (médico nefrologista, vice-provedor e coordenador da Unidade de Diálise e Transplante da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna);

* Neyde Vinhático (médica nefrologista e coordenadora do Serviço de Diálise e Transplante Renal da SCMI)

* Patrícia Betyar (Enfermeira)

 

1 resposta para “Rins de porco poderão ser uma opção para transplantes”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia