:: 30/out/2013 . 22:18
Alfredo Amorim da Silveira em “10TAQUES”

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
VAI FORRAR O SOFÁ? BOA SORTE
O meu estava carecendo de uma nova forração. Saí para comprar forro e acessórios. A cor já estava escolhida; o mais comum possível, para não ter dificuldade de encontrar: preto ou marrom.
Na loja, diversos mostruários e variadas cores, inclusive, lógico, os básicos preto e marrom. Escolhi o preto, de um determinado tipo de material. Não tinha. Tudo bem, serve o marrom. Também não tinha. Parti, então, para outro tipo de material. Também não tinha, nem preto, nem marrom. Falei ao vendedor: Puxa, amigo, vocês não têm as cores mais tradicionais? Resposta: “- É porque termina…”. Retruquei: Sim, mas não tem previsão de chegada ou pedido feito? “- Ah… não…”.
Sem mais comentários, tive que ir comprar em Itabuna, enxotado por esse nosso amadorismo ridículo e irritante.
Nilson Pessoa
PSICOMUNDO – PAZ PELA COMPREENSÃO – 45ª PARTE
O que podemos verificar diante de um grande contingente de pessoas nesse universo que trabalham e sonham dias melhores para si e seus familiares! Considero a pior morte para um individuo é perder o que forma o centro da sua vida, e aquilo que o fez realmente um ser humano perfeito por gostar de si e das coisas que faz.
O tempo se encarrega de mostrar se os seus projetos de vida no seu trabalho e na sociedade que reside trouxeram alguma coisa que o fará lembrar as duras e patentes realidades, orgulhando-se dos sacrifícios encontrados e as conquistas alcançadas nos caminhos que passou. Não importar se provocou vexames nos ambientes que procurou trabalhar de forma honesta e dedicada, vale ressaltar que a sua consciência do dever cumprido declinará a sua verdadeira paz!
Será que existem homens sérios e honestos hoje em dia? Não podemos imaginar a capacidade de cada pessoa ter as grandes qualidades que reprimem a falta de compostura. O certo é que somos e continuaremos sendo agentes das nossas próprias virtudes, e prestaremos contas a nós mesmos quando estivermos à coragem de refletir sobre o nosso tipo de caráter espelhado em nossa personalidade. E maior juiz que precisamos colocar para fazer nosso julgamento final é Deus e a nossa consciência, dois princípios que nos deixará cometer injustiças com nós mesmos!
O que vamos comentar a partir de agora são as injustiças e contradições que a nossa sociedade persiste em manter contra as pessoas que trabalharam e deram as suas vidas por causas nobres ou mesmo desmedidas, por falta de sorte nas escolhas para seguirem caminhos sensatos que lhe trouxessem alegrias e boas recordações.
O que podemos aprender com Israel
Há algo que me intriga há algum tempo: o que leva um país com apenas 7,9 milhões de habitantes (o Paraná tem 10,4 milhões), um território minúsculo (menor que o estado de Sergipe), terras ruins, sem recursos naturais, com apenas 64 anos de existência, e em constantes conflitos militares… a ser um dos maiores centros de inovação do mundo; ter 63 empresas de tecnologia listadas na bolsa Nasdaq (mais que Europa, Japão, China e Índia somados), ter registrado 7.652 patentes no exterior entre 2002 e 2005, e ter ganho 31% dos prêmios Nobel de Medicina e 27% dos Nobel de Física?
Em resumo: o que explica o extraordinário desenvolvimento econômico e tecnológico de Israel? Pela lista de carências e problemas citados no parágrafo anterior, Israel tinha tudo para ser apenas mais um país atrasado e miserável. Mas, além de não ser, o país transformou-se em um caso único de inovação, tecnologia e desenvolvimento. Muitas das maravilhas que usamos hoje vêm de lá. O pen-drive, a memória flash de computador e muitos medicamentos que salvam vidas estão na lista de patentes de Israel.
Qualquer explicação rápida é leviana. Muitos dirão que é o dinheiro dos norte-americanos e dos judeus espalhados pelo mundo que faz o sucesso de Israel. Não é. Primeiro, porque nenhuma montanha de dinheiro transforma uma nação de atrasados e ignorantes em gênios da inovação e ganhadores de prêmios Nobel. Segundo, grande parte do dinheiro recebido por Israel foi gasta em defesa e conflitos militares. Terceiro, o apadrinhamento militar de Israel nos primeiros anos de sua fundação não foi dado pelos Estados Unidos, mas pela França, cujo apoio cessou somente em 1967, após a Guerra dos Seis Dias.
SUCATEAMENTO DA ENGENHARIA BRASILEIRA

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
—
Fernando Alcoforado.
Prefeitura de Ilhéus apoia Parada da Diversidade
A Secretaria de Saúde manterá os serviços de testagem, aconselhamento e distribuição de preservativos e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano intensificará as ações de limpeza e ordenamento do trânsito durante o evento, no domingo dia 3, na Avenida Soares Lopes, a partir das 13 horas.
A 9ª Parada da Diversidade Sexual de Ilhéus acontece no próximo domingo, dia 3 novembro, na Avenida Soares Lopes, sob a coordenação das organizações não governamentais Saphos e Eros, com o objetivo de defender a livre orientação sexual e as ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e do Ministério da Saúde, que mantêm programas de ações para o enfrentamento epidemiológico das DSTs e AIDS no município.
MORRE CALUCHO, DA TEMPO PROPAGANDA
MORRE CALUCHO, DA TEMPO PROPAGANDA

Publicitário, Calucho filiou-se ao PCdoB em 1974.
O economista e publicitário Carlos Olímpio Martins de Carvalho, Calucho, faleceu nesta quarta-feira (30), em Salvador, vitimado por um câncer. Calucho era sócio da agência Tempo Propaganda, uma das maiores do mercado baiano, e estava internado no Hospital Aliança, na capital baiana.
O publicitário deixa a esposa, Sara, dois filhos e quatro netos. O corpo de Calucho será velado até as 15 horas no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Além de publicitário, ele era militante político. Filiou-se ao PCdoB em 1974. Foi esposo da senadora Lídice da Mata, com quem teve um filho.
Bahia realizará a III Conferência de Economia Solidária em 2014
De 21 a 23 de maio de 2014 o Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizará a III Conferência Estadual de Economia Solidária, em Salvador, sob o tema: “Construindo um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”. O encontro estadual foi definido nesta quarta-feira (30), a partir do decreto 14.780, assinado pelo Governador Jaques Wagner, que também instituiu a Comissão Organizadora do evento com 21 representantes.
A Conferência Estadual de Economia Solidária será preparatória para a Conferência Nacional, que acontecerá em outubro de 2014, em Brasília, quando será realizado um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no país, considerando as deliberações das Conferências Nacionais.
A III Conferência Estadual terá, ainda, as seguintes finalidades: promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio à economia solidária, fomentadas pelo Governo e pela Sociedade Civil; e elaborar os planos municipais, territoriais de economia solidária; as propostas para construção do Plano Nacional de Economia Solidária contendo uma visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégico de ação, programas e projetos estratégicos e modelo de gestão, para o fortalecimento da economia solidária no país.
O PONTAL SERÁ UM BAIRRO CRIATIVO E TERÁ UM POLO CULTURAL E GASTRONÔMICO
Com a palestra ministrada pela coordenadora regional do SEBRAE Claudiana Figueiredo, ontem terça-feira as 19.30 hs no Salão Paroquial da Igreja São JoãoBatista no Pontal, a comunidade pontalense deu a arrancada para instalar no bairro um pólo de produção e comercialização cultural, aglutinando os seus diversos artistas e produtores culturais mais doceiras, chefes de cozinha etc.para a instalação de uma FEIRA CULTURAL a partir da recuperação da praça São João Batista no Pontal.

PONTAL_BAIRRO CRIATIVO.
Com o recinto totalmente lotado de moradores, autoridades, artistas locais e lideranças comunitárias a palestrante Claudiana Figueiredo abordou o conceito de Economia Criativa/Bairro Criativo , uma nova maneira para um novo desenvolvimento econômico sustentável baseado no respeito ao talento das pessoas e que,por fazer diferente no que todo mundo faz igual, agrega valor aos produtos culturais gerando oportunidade de emprego e renda.
Prefeitura de Canavieiras

Reunião Costa do Cacau em Canavieiras Foto Walmir Rosário
Os constantes cortes no fornecimento de energia elétrica nos municípios que integram a Câmara de Turismo da Costa do Cacau foi um dos temas da reunião realizada nesta quarta-feira (30), em Canavieiras. O problema, considerado recorrente, tem sido alvo de inúmeras reclamações de moradores e empresários, notadamente os do segmento do turismo.
Convidada a participar da reunião pela presidente da Câmara de Turismo, Mari Gandara, a gestora de atendimento regional da Coelba, Adriana Teodoro, ouviu as reclamações dos conselheiros da Câmara e dos empresários. Acompanhada de assessores técnicos, a gestora falou sobre os serviços disponibilizados para a região e ressaltou o plano de investimentos para os municípios do Sul da Bahia, notadamente da Costa do Cacau.
Entre as reclamações mais constantes estão as “quedas” no fornecimento de energia elétrica e os consequentes prejuízos causados pelos defeitos e até “queima” de aparelhos elétricos. Segundo os empresários, os contínuos problemas no fornecimento já fazem parte do cotidiano e alguns deles nem prestam reclamações por entenderem como “normais” na prestação do serviço.