A partir desta quarta-feira, 28, até o próximo dia 6 de junho, as secretarias de Saúde do Estado (Sesab) e de Ilhéus (Sesau) pretendem realizar cerca de 7.000 consultas oftalmológicas e de 2.500 cirurgias de catarata, através do Programa Saúde em Movimento.

Saúde em Movimento vai realizar cerca de 7.000  atendimentos oftalmológicos e de 2.500 cirurgias de cataratas- Foto Gidelzo Silva.

Saúde em Movimento vai realizar cerca de 7.000 atendimentos oftalmológicos e de 2.500 cirurgias de cataratas- Foto Gidelzo Silva.

Nesta terça-feira, dia 27, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aceleraram o ritmo de trabalho no pátio do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, para deixar o espaço preparado para receber o Programa Saúde em Movimento, que vai realizar o Mutirão da Catarata. O objetivo é que nesta quarta-feira, dia 28, quando têm o início as atividades promovidas pelas secretarias de Saúde da Bahia (Sesab) e do município, estejam disponibilizadas cadeiras, toldos, mesas plásticas, bebedouros, sanitários químicos, assegurando o conforto e bem estar dos cidadãos que farão as consultas oftalmológicas.

Diante de um evento de grande porte, que ocorre até o próximo dia 6 de junho, atendendo, inclusive, pacientes de municípios circunvizinhos, como Itacaré, Uruçuca, Una, Canavieiras, Santa Luzia, Arataca e Mascote, bem como os alunos do Programa Todos pela Educação (TOPA), o titular da Sesau, Antonio Ocké, diz que estão sendo adotados todos os cuidados para que os inscritos sejam recebidos adequadamente, principalmente por se tratar de um público acima dos 60 anos de idade. “Para isso, também estamos disponibilizando pessoal específico de apoio, garantindo, melhor acolhimento aos pacientes”, acrescentou.

O Saúde em Movimento pretende realizar cerca de 7.000 consultas oftalmológicas e de 2.500 cirurgias de catarata, num trabalho que acontecerá nos 10 dias, sempre das 7 às 17 horas. A diretora de Alta Complexidade da Sesau, Fernanda Ludgero, ressalta que os inscritos não devem esquecer de levar a documentação exigida para o atendimento (Cartão Nacional de Saúde, Registro Geral (carteira de identidade) e o Crachá de Identificação fornecido no ato da inscrição), salientando que esses cuidados são importantes para que tudo transcorra dentro das condições previstas.

Como se trata de um programa que se estende por muitos dias, Fernanda Ludgero diz que, em conjunto, o Estado da Bahia e a Prefeitura de Ilhéus estão disponibilizando mais de 100 profissionais, envolvendo equipes de oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros e técnicos, além da equipe de apoio aos pacientes, durante o transcorrer de todo o evento. “Afinal, o que todos os envolvidos no Saúde em Movimento esperam é oferecer um excelente trabalho e que os pacientes saíam bastante satisfeitos com os resultados”, finalizou a diretora.

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom