PSICOMUNDO <> DIVISÔES DE COISAS MATERIAIS QUE DEVERIAM SEREM SOMADAS <>
Verificamos com muita satisfação em vários municípios da Bahia e do Brasil Prefeitos que inauguraram bases do SAMU que sempre atende quando discado no número 192. Faz parte uma ajuda substancial para atender vítimas em se tratando de salvamento de vidas humanas. Considero o SAMU uma grande conquista para todos os Municípios e um importante investimento.
Esse notável serviço de atendimento médico emergencial tem trazido grandes benefícios ao nosso País. A história relata que benefício como esse bem elaborado para a população brasileira foi criado em instantes em que os homens resolveram valorizar o ser humano. “O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço de atendimento médico brasileiro, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d’Aide Médicale d’Urgence – que faz uso da mesma sigla “SAMU” – e é considerado por especialistas como o melhor do mundo”.
Não queremos analisar quais os meios utilizados para que nossa Nação Brasileira tenha um serviço sem dificuldades de manutenções das viaturas e outras organizações de forma geral, e que são enormes, porém, observamos as extraordinárias vantagens na proteção humana. Quantas lutas incessantes em virtude da falta de mais profissionais especializados que executem seus importantes trabalhos, afinal torna-se muito grande o contingente de criaturas doentes ou mesmo que passam por inesperados acidentes, não esquecendo a existência de muita gente com as atitudes negligentes causando acidentes alheios aos bons princípios de preservação da sua própria vida.
O serviço é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. Tudo isso que somente nos leva a crer que os locais em que se concentram principalmente, “criaturas carentes”, existem muitas pessoas que estão sendo protegidas através dos médicos, enfermeiros, e os condutores das ambulâncias, que todos os chamam de anjos da guarda combatentes das dores de seres humanos, e que o operam milagres em tantos momentos.
Tem coisas que são praticadas pelas administrações públicas que oferecem dificuldades para uma população inteira entender. Pelas ações dos homens tem serviços denominados essenciais, a exemplo do SAMU, com suas regras que só fazem divisões e não prosperam pelas ausências de somas de atendimentos benevolentes para as pessoas que vivem em nosso País. O que estamos informando é a determinação de que o SAMU de uma cidade não atende vítimas de acidentes nas estradas, mesmo bem próximo de Municípios vizinhos, tais como, Ilhéus e Itabuna.
Deixamos uma pergunta que nos faz calar: como proceder nesse exemplo que colocamos, olhando com bastante preocupação acerca dos socorros de vítimas nas estradas próximas aos locais onde existe um posto do SAMU no interior da Bahia? Sem causar nenhum incomodo e na certeza de que não se trata de denuncia, apenas uma solicitação.
Presenciei um acidente entre Ilhéus e Itabuna, nas imediações da Fazenda Primavera, em que um condutor de uma moto que se chocou violentamente contra dois veículos, ficando com uma das pernas dilacerada e cortada ao meio, passando momentos de angustias. Acionado o SAMU, permaneceu esperando os anjos transformados em médicos e seus auxiliares, que demoraram. Por estar no limite pertencente ao Município de Ilhéus não recebeu acolhimento do SAMU de Itabuna. Assim, nessa ocasião, pouco valeu esse salutar investimento que precisa servir com amor a todos sem olhar a quem, e a sua demora pela distância entre as duas cidades infelizmente não salvou um ser humano?
“Viver, não é doar um pouco… É doar sempre. Não é apenas suportar a ofensa… É esquecê-la. Não é compadecer… É ajudar, mesmo que isso se torne incômodo. Viver, não é simplesmente sorrir… É mais do que isso, É fazer alguém sorrir”. PENSEM NISSO!!!
Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia.