PRAÇA DO PONTAL
Chega de lero lero Abrobreira, temos que acabar de fazer festa daquilo que não se faz, muita conversa e pouca ação, ha mais de 30 dias a empresa CIDADELE que apadrinhou (dizem) a Praça São João Batista no pontal, cercou a metade da praça para fazer a reforma e nada, parece que estamos diante de uma farsa, pô como ficam os moradores ao redor da praça, sem segurança, pois malandros se escondem atrás da cerca para assaltos, fumar CRACK, maconha e outras drogas, estamos de saco cheio de tanta propaganda enganosa, e nosso amigo Abrobeira ainda cai nessa, o povo do pontal já deviam se reunir para um plebiscito a separação da cidade de Ilhéus, nunca vi um bairro ser tão maltratado e deixado de lado, falta esgotamento sanitário, um Banco, e mais essa ponte que se arrastará a passos de cagado, voçês verão.
Arnaldo Pereira
Meu cao botafoguense e amigo Arnaldinho Pereira, amigo de longas datas(a amizade não é pela torcida do Botafogo pois sou Vascaíno). Quero lhe dar as boas vindas como novo morador do bairro, parabeniza-lo pela preocupação demonstrada nesta nota pelas preocupações comunitárias pontalenses e convida-lo a participar das reuniões do Movimento Pontalnse de Cidadania que já vem lutando desde a sua fundação em 2011, junto om outros abnegados pontalenses, em prol dos avanços e reivindicações pertinentes ao bairro, a exemplo da reforma da praça São João no Pontal,junto aos poderes públicos. Abaixo transcrevo cópia de uma matéria publicada pelo blog Bahia on line que retrata os encaminhamentos e os avanços que a comunidade vem obtendo em parceria com o Sebrae, Faculdade de Ilhéus, Prefeitura de Ilhéus, Instituto Nossa Ilhéus, Projeto Pontal Criativo:Cidade
BNDES aprova projeto de saneamento da zona sul de Ilhéus
Anúncio foi feito durante encontro com a comunidade
Crédito: Secom/Roberto Santos
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, informou aos moradores do Pontal, que o projeto de financiamento para o saneamento básico da zona sul da cidade já foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A notícia foi concedida durante o encontro promovido pelo movimento Pontal Criativo, realizado, pela manhã, na casa paroquial da Igreja São João Batista.
Aberto pelo coordenador do movimento, o ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Henrique Abobreira, o evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado Filho, da primeira dama do Município, Adryana Ribeiro, do secretário municipal de Cultura, Paulo Atto e da diretora do Sebrae, Claudiana Figueiredo. Também participaram do encontro, a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, o tenente Almeida da Polícia Militar, além de moradores do bairro que participam das atividades integradas do Pontal Criativo.
Na oportunidade, o prefeito elogiou, mais uma vez, a iniciativa da comunidade que, a partir da mobilização social feita pelo Movimento Pontalense de Cidadania, formatou o projeto Pontal Criativo, estimulada também pelas parcerias com a Prefeitura Municipal e com o Sebrae. Além da organização de eventos em benefício do bairro, o movimento já conquistou a recuperação da Praça São João, o recapeamento asfáltico de várias ruas e está promovendo as campanhas Salve a Baía do Pontal e pela revitalização do Clube Social do Pontal, entre outras ações de incentivo aos pequenos negócios.
Saneamento – O projeto do sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Pontal está inscrito no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e será executado pela Embasa, devendo beneficiar cerca de 65 mil moradores da zona sul de Ilhéus. Ele prevê uma rede coletora de quase 50 quilômetros, com 13 estações elevatórias, uma estação de tratamento e 6.967 ligações domiciliares.
OS AVANÇOS DO “PONTAL CRIATIVO”
12/jul/2014 . 11:14
Claudiana Figueiredo. Fotos: Emílio Gusmão.
Claudiana Figueiredo. Fotos: Emílio Gusmão.
Na sexta-feira, 11, o Movimento Pontal Criativo apresentou os avanços do projeto à comunidade, durante um café da manhã servido na Igreja São João Batista. O prefeito Jabes Ribeiro e o vice Carlos Machado (Cacá) participaram do encontro. Claudiana Figueiredo, coordenadora regional do SEBRAE, palestrou sobre economia criativa e o exemplo de sucesso construído pelos ativistas sociais, artistas e comerciantes do bairro.
O SEBRAE e a prefeitura são parceiros do projeto, contudo, “o movimento começou a partir da própria comunidade”, destaca Claudia Iglesias, gestora do Centro de Economia Criativa do Sebrae de Ilhéus. “É importante ressaltar que todos são empreendedores individuais, que hoje têm CNPJ, pagam INSS e compreendem isso como um negócio”, disse.
Janete Lainha e Claudia Iglesias.
Janete Lainha e Claudia Iglesias.
A gestora também explicou que o SEBRAE não cumpre um papel assistencialista. Segundo Claudia, a missão da entidade é fomentar o empreendedorismo, apoiando as iniciativas criativas. Ela também ressaltou a importância da noção de pertencimento ao bairro como fonte de estímulo para os integrantes do projeto.
Pedro Bezerra.
Pedro Bezerra.
Também conversamos com Pedro Bezerra (o “PP”), artista plástico e diretor artístico do Pontal Criativo. Para ele, o movimento prova que a “arte é um veículo de transformação social”. Por isso, a comissão organizadora da Feira Criativa já pensa em agregar as “artes de palco” ao evento. “A feira já conta com exposições de pintores, escultores e artesãos, além de representantes da cultura popular, como a literatura de cordel de Janete Lainha”, lembrou.
De acordo com Pedro, a feira tem 30 expositores pontalenses, mas, também abre espaço para a participação de artistas e comerciantes de outros bairros. Ele afirmou que o movimento poderá organizar exposições com maior frequência quando tiver todo o material necessário para a montagem dos estandes.
7 0 0 8
ILHÉUS: A CIDADE DOS PROJETOS QUE SE TORNAM UTÓPICOS.
Toda vez que algum MUNÍCIPE, ousa em contrariar a MESMICE, a reação é de que o mesmo não passa de um DESINFORMADO.
Não por pura coincidência, quando se aproxima as eleições, somos agraciados com uma chuva de PROJETOS que despertam em todos a esperança do AGORA VAI. Passada a eleição, o filme se repete, e os PROJETOS não passam de meras UTOPIAS, que nunca saem das pranchetas.
Há quanto tempo aguardamos a realização do PROJETO da criação da ZPE, há quanto tempo aguardamos a realização do PROJETO do asfaltamento da PONTAL/BUERAREMA, um novo HOSPITAL REGIONAL, uma NOVA PONTE, o SANEAMENTO DA ZONA SUL e etc… Todos se encontram no papel ou nas mídias, para engabelar os INCAUTOS ELEITORES.
Os projetos para Ilhéus ficam no papel ou quando saem os MUNÍCIPES não tem a satisfação de usufrui-los conforme o projetado. Por exemplo: o TERMINAL PESQUEIRO, se tornou para pescadores que usam CAIAQUES, a duplicação da BA-001 até a CEPLUS, que está mais para um pasto de cavalos do que para uma AVENIDA URBANIZADA, conforme projetado. A URBANIZAÇÃO DA AVENIDA LITORÂNEA SUL que começou e não terminou em 2002. E agora, as vésperas da eleição, recebemos NOVO AEROPORTO, a DUPLICAÇÃO DA ILHÉUS/ITABUNA e o SANEAMENTO DA ZONA SUL. Vale lembrar que há quatro anos ganhamos o COMPLEXO INTERMODAL, que um dia virá, sabe DEUS quando. Mas, enquanto não vem, muitos continuaram levando vantagens politicas.
Quanto a PRAÇA SÃO JOÃO BATISTA, devemos continuar a exercitar a nossa INFINITA PACIÊNCIA.
Coitada de ILHÉUS, que hoje vibra com a OBRA DAS OBRAS, um mero recapeamento asfáltico.
Não faltará quem diga que eu sou PESSIMISTA.