Esta nota que vai a seguir foi publicada no site R2CPRESS, no início do mandato do nosso atual alcaide em 2013.

O fato aqui relatado é verídico e fica por conta dos leitores a missão de descobrir quem é o personagem principal da comédia.

Voltei a publicar tendo em vista possíveis mudanças na turma que comanda as secretarias do palácio.

Siga abaixo:

Não há lugar melhor pra jogar conversa fora do que um botequim. Geralmente o local é pequeno, a discussão é acalorada, a cerveja rola solta, muitas risadas e muitos casos e causos.

Depois do rala e rola, a conversa tem um fim e cada um vai pra seu destino.

Nesta manhã de sábado não deu outra, lá estava eu no botequim pra participar do debate do que aconteceu durante a semana.

Ao chegar já encontrei o plenário quase cheio, inclusive com a presença ilustre de um secretário municipal.

Como não tenho nenhuma intimidade com o dito cujo, apenas dei bom dia e fui adentrando ao recinto.

Conversa vai, conversa vem, abre mais uma gelada e o papo segue adiante, principalmente com os assuntos envolvendo a nova administração municipal.

Todos querendo que as coisas dêem certo para o bem maior da cidade, claro que muitas opiniões foram colocadas e também algumas críticas.

Um dos participantes da mesa redonda disse que o prefeito de Itabuna vai ganhar R$ 30.000,00 de salários, fora o vermelho, revolta geral de todos os presentes.

Lá pras tantas, nem sei bem de onde tirei este comentário a título de gozação, larguei no recinto: o prefeito de Ilhéus avisa que nesses primeiros meses de governo não vai receber salários, inclusive vai propor que os secretários também não recebam.

Gente! O secretário que estava presente deu um pulo do banco onde estava e bradou em alto e bom som: “isso é pura demagogia, ele que não receba, mas eu quero o meu aqui no bolso (bateu a mão no bolso da bermuda), seja no Banco do Brasil ou Bradesco.”

Foi uma gargalhada só de todos os presentes, ninguém mais conseguia dizer nada, a não ser ri muito.

Depois dessa o secretário pediu a conta, pagou e se retirou do recinto, não antes de desejar um bom fim de semana a todos.

Pois é meus amigos! políticos, aliados, secretários, assessores, colaboradores é tudo a mesma coisa, na hora do pega pra capar meu pirão primeiro.

Se até hoje ninguém sabe quem foi o autor principal da idéia de outorgar ao ex-alcaide a comenda por “relevantes serviços prestados”, ofertada pela centenária Associação Comercial de Ilhéus, também ninguém vai saber qual foi o secretário que estava presente no botequim.

O homem é super conhecido, portanto, trata-se de segredo de estado, não insistam com especulações.

ZÉCARLOS JUNIOR