:: 2/set/2014 . 17:54
Aplicação da segunda dose da vacina contra HPV começa dia 10 em Ilhéus
Esta fase da vacinação protege as meninas de 11 a 13 anos de quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18), sendo que os 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero, enquanto os 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.
A partir do próximo dia 10 de setembro, a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) inicia a segunda fase da vacinação contra o HPV, que protege as meninas de 11 a 13 anos de quatro subtipos da doença (6, 11, 16 e 18), sendo que os 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero, enquanto os 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais. Por isso, a Supervisora de Imunização, Walkíria Freitas Cardeal, alerta os pais para que encaminhem suas filhas aos postos de saúde mais perto de suas residências, mesmo aquelas meninas que, por algum motivo, ainda não tomaram a primeira dose, salientando que é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação.
De acordo com Walkíria Cardeal, a vacina estará disponível nas seguintes unidades de saúde: CAE III (antigo SESP), Programa Saúde da Família (PSF) do Bairro da Conquista, Posto de Saúde (PS) Sarah Kubistchek (Bairro do Malhado), PS do Centro Social Urbano, PS do Bairro do Iguape, PS Dr. Euler Ázaro (Bairro Teotônio Vilela), PS de Vila Cachoeira, PS Herval Soledade (Bairro do Pontal), PS do Bairro Nelson Costa, PS do Bairro Hernani Sá (que também funciona à noite), PS do Ilhéus II, e no PS do Bairro Nossa Senhora das Vitórias.
A primeira dose foi realizada no dia 10 de março, com a aplicação em todas as escolas das redes públicas municipal, estadual e privada, atingindo um percentual de 69,63% de aplicações. Diante deste resultado, Walkíria Cardeal, além de ressaltar a importância da vacina, convoca os pais para que compareçam a um destes postos de saúde levando as suas filhas, esclarecendo que, para as meninas que estão perto de completar 11 anos, a vacina está disponibilizada durante todo o ano, o que permite se prevenir contra a doença na data exata.
Sucesso – A eficácia da vacina contra HPV já está comprovada em mulheres que ainda não iniciaram a sua vida sexual, e, portanto, ainda não tiveram nenhum tipo de contato com o vírus. Atualmente, 51 países utiliza a vacina através de programas nacionais de imunização, e, de acordo com estimativas, durante o ano de 2013 foram distribuídas aproximadamente 175 milhões de doses, sendo a sua segurança assegurada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Conforme explica Walkíria Cardeal, o HPV é um vírus que é transmitido através do contato direto com a pele ou mucosas infectadas durante as relações sexuais, mas também pode ser transmitido pela mãe no momento do parto, o que aumenta a periculosidade, tanto que a Organização Mundial da Saúde acredita que 290 milhões de mulheres espalhadas em todo o mundo são portadoras da doença, principalmente dos tipos 16 e 18. “Com tudo isso, fica comprovada a total importância das meninas se vacinarem dentro dos prazos previstos, e desta forma possam ter uma vida assegurada contra esta doença”, afirmou.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom
No GOTAS DE PAZ
Ser vitoriosos
Todos queremos ser vitoriosos em nossa trajetória pela Terra, mas quantos de nós vamos efetivamente conseguir não sucumbir, ser vitorioso não é tarefa fácil muitas conquistas precisam ser alcançadas e para tanto há necessidade do esforço de cada um. Como despir-se de sentimentos como o orgulho e a vaidade sem abrir mão de muito na vida, vestir-se de humildade e caridade seria uma troca mais que justa a todos nós, mas a vida é sábia não existe moeda de troca existe sim a força interior de cada um em transformar-se intimamente, transformar o ruim em bom deixar de lado o que nos envenena a alma e colocar em seu lugar o balsamo das boas ações e dos bons sentimentos mas isso só é possível se realmente quisermos a nossa melhora, e esta melhora não ocorre de fora para dentro mas sim de dentro para fora, tarefa árdua de muita resistência por nossa parte, porque ainda estamos muito ligados a matéria ao que nos cabe nos olhos porque o invisível ainda está muito distante de nós, isto é o que pensamos não temos a capacidade de mudar pelo que não vemos somente pelo que podemos palpar. Desejo de mudança é desejo de luta e transformação, vale lembrar que nada acontece de uma hora para outra, as mudanças acontecem gradativamente conforme vamos retirando dos nossos pensamentos o que não convém e vamos alimentando nossa mente e coração com o que nos faz bem, a vitória pode ser de todos nós basta que cada um faça a sua parte diante das muitas oportunidades de mudança que a vida nos proporciona todos os dias.
GOTAS DE PAZ:
http://www.gotasdepaz.com.br/mensagem.asp?MsgID=2715&Msg=Ser%20vitoriosos&utm_source=Mensagem+02%2F09%2F2014&utm_medium=email&utm_campaign=Mensagem+02%2F09%2F2014
HMN: Teste da Orelhinha garante detecção precoce de perda auditiva
O Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, é referência na assistência materno-infantil: oferece atendimento humanizado, ambiente climatizado, infraestrutura adequada e profissionais qualificados. Para os recém-nascidos, por exemplo, são vários os exames e serviços disponibilizados visando a saúde e bem estar dos pequeninos, durante o período de internamento após o parto.
Não só o Teste da Orelhinha, mas também o Teste do Coraçãozinho, além do Leito Canguru e a emissão de Registro Civil são disponibilizados gratuitamente pelo HMN. “Os exames, por exemplo, são simples e rápidos, mas essenciais para a saúde dos bebês”, frisa a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Drª Fabiane Chávez.
Quando se pensa no Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal, por exemplo, é realizado em todos os bebês que nascem no Hospital, através de parceria com o Centro de Saúde Auditiva de Itabuna (Cesai). “É um teste indolor, que é feito com o bebê dormindo, em sono natural. Consiste na colocação de um fone na orelha do bebê, que estará acoplado a um computador que emitirá sons de fraca intensidade”, explica a fonoaudióloga Ana Caroline de Araújo.
E completa: “Esta sonda capta os sons que a orelha interna do bebê produz e com isso podemos detectar precocemente a perda auditiva”. Ana Caroline, que é especialista em Audiologia, ressalta que caso seja detectada alguma anormalidade, recomenda-se um teste aprofundado em um Centro Especializado. “Quanto mais precoce for detectada a perda auditiva, melhor será, pois a audição influencia diretamente no desenvolvimento social, emocional e de linguagem da criança”.
Morre o Radialista Adocival Araújo
*31.01.1936
+01.09.2014
Ele nasceu no dia 31 de janeiro de 1936 no distrito de Itapé, quando ainda fazia parte do município de Itabuna. Logo cedo veio para Ilhéus com os seus pais. Adocival Santana de Araújo, o velho Dodô Araújo, católico, aquariano, torcedor do Fluminense e um saudosista apaixonado do Barravento Hotel, do já falecido Jorge Maia, quando dali muitas vezes apresentava o Programa líder de audiência da Rádio Bahiana, PARA OUVIR NA PRAIA. A audiência era insuperável nas manhãs de domingo, logo após o antigo Projeto Minerva, do governo federal.
Com sua voz grave e potente, Adocival Araújo iniciou a trabalhar com o microfone em 1952, na Rádio Cultura, fazendo parte do programa de Altamiro Viana, o Zé Tiro Seco, quando a emissora ainda funcionava, naquela época, no 1º andar do sobrado onde havia o Posto de Herval Soledade, na Praça Cairu, no coração da cidade de Ilhéus, isso, nos tempos quando circulava as Marias Fumaças da antiga Rede Ferroviária. “Tempo bom e de fartura”, afirmava com os olhos brilhando.
Dodô trabalhou em várias rádios: Cultura de Ilhéus; Ex-Rádio Jornal de Ilhéus; Santa Cruz de Ilhéus; Rádio Bahiana de Ilhéus; Rádio Olinda, Rádio Tamandaré e Rádio Clube de Recife; Rádio Iracema e Rádio Dragão do Mar do Ceará; Rádio Jacarandá de Eunápolis; Rádio Clube de Itabuna, dos Capuchinhos, e Rádio Tupy de São Paulo.
Nesta conversa com www.jornaldoradialista.com.br em março último, Adocival falou com saudades de velhos amigos, Evaldo Tabajara, Edinho Nascimento e em especial do brilhante comunicador Tony Neto. “Tony foi um exemplo de radialista. Ético, justo e acima de tudo um amigo que nunca vou esquecer. Tony foi um irmão e teve muita paciência comigo”, enalteceu. Dos que estão ainda no ar, da velha guarda, elogia a seriedade e profissionalismo de Jorge Raposo. “Pouco tenho ouvido rádio, mas, vejo que o Raposo mantém a mesma qualidade de antes. Por isso, continua arrasando no horário”, pontuou Dodô.
Adocival parou de fazer rádio em 1999, há 15 anos. Neste período fez bicos em lojas comerciais e até para o CDL local, quando se apresentava de Papai Noel. No passado também ocupou o posto de Rei Momo dos carnavais ilheense. “Não me esqueço daquele bom tempo dos carnavais de Herval Soledade, das escolas de sambas de Zoião e de Mundinho, dos blocos organizados e dos bailes de fantasias” relembrava.
78 anos de idade, era casado e pai de quatro filhos, aposentado e fora do ar, residia com a família no bairro Teotônio Vilela, de onde pouco saía devido a um problema físico na perna e problemas de Prostatite. Esse é Adocival Araújo, apelidado também de Dodô, um profissional da radiodifusão ilheense que através de uma articulação do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, ainda este ano estará sendo lhe outorgado, o Título de Cidadão Ilheense In memoriam. Merecidamente!
Adocival faleceu na noite desta 2ª feira, dia 1º de setembro de 2014, por volta das 23 h no Hospital Regional, em Ilhéus. O corpo está sendo velado no SAF, na Avenida Itabuna e o sepultamento acontece às 16 h no Cemitério do Basílio.
O Sindicato e os radialistas ilheenses, consternados com o falecimento do companheiro Adocival Araújo, envia votos de condolências a família enlutada.
ASCOM, SINDICATO DOS Radialistas De Ilhéus.
MAÇONARIA-PERGUNTAS E RESPOSTAS QUE ESCLARECEM – II

Ir.’. Everaldo
O que entende a maçonaria por moral?
Moral é para a maçonaria uma ciência com base no entendimento humano. É a lei natural e universal que rege os seres racionais e livres. É a demonstração científica da consciência. E essa maravilhosa ciência nos ensina nossos deveres e a razão do uso dos nossos direitos.Ao penetrar a moral no mais profundo da nossa alma sentimos o triunfo da verdade e da justiça.
O que entende a maçonaria por virtude?
A maçonaria entende que virtude é a força de fazer o bem em seu mais amplo sentido; é o cumprimento de nossos deveres para com a sociedade e para com a nossa família, sem interesse pessoal. Em resumo: a virtude não retrocede nem ante o sacrifício e nem mesmo ante a morte, quando se trata do cumprimento do dever.
O que a maçonaria entende por dever?
A maçonaria entende por dever o respeito e os direitos dos indivíduos e da sociedade. Porém, não basta respeitar a propriedade apenas, mas também devemos proteger e servir aos nossos semelhantes.A maçonaria resume o dever do homem assim: “Respeito a Deus, amor ao próximo e dedicação à família”. Em verdade, essa é a maior síntese da fraternidade universal.
O que a maçonaria combate?
A maçonaria combate a ignorância, a superstição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios.
Então a maçonaria é tolerante?
- 1