WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


setembro 2014
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A  E  T U R I S M O

Hans Schaeppi

por Hans  Schaeppi

 SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO

      Nossa cidade necessita urgentemente de realizar um Seminário de Avaliação Turística. Saber por que a cidade caiu tanto na avaliação nacional. Por que passou do terceiro lugar como polo turístico do Estado para o sexto ou sétimo? O que fazer para voltar a crescer, em vez de continuar caindo? Tudo isso se faz necessário avaliar, para sabermos o que fazer. Em nosso entender, esse seminário, que tem urgência, deveria ser organizado, pelo Prefeito em primeiro lugar, e mais: a ATIL, o Convention Bureau, a Associação Comercial de Ilhéus, a CDL de Ilhéus, a ABIH-Bahia, ABRASEL, Sindicato de Hotéis, CITUR; e todos os órgãos a que o Turismo afeta. Deverão ser avaliados os segmentos recomendados pela OMT (Organização Mundial do Turismo), principalmente aqueles que mais dizem respeito ao município, como o Turismo de Sol e Praia, Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo de Esportes, Turismo Náutico e o Turismo de Negócios e Eventos.

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO  2

      Em primeiro lugar será necessário que o nosso Gestor passe a considerar o Turismo com prioritário , o que não tem acontecido até agora.  Se não formos capazes sozinhos, de organizar esse Seminário, que se peça reforço de fora: da Secretaria Estadual, do Ministério do Turismo ou de empresas e empresários que

sabem o que fazer. Podemos convidar o empresário Paulo Gaudenzi, um grande mestre no assunto, que ensinou várias capitais a fazer Turismo, tendo algumas até ultrapassado Salvador, como é o caso de Fortaleza e Natal. O fato é precisamos levar nosso Turismo mais a sério e o primeiro caminho será, com certeza, esse Seminário de Avaliação.

FESTA DO CACAU

     Quanta coisa boa nós perdemos: a Festa do Cacau, que seria realizada no mês de outubro foi a maior delas. Durante 10 dias, a cidade fervilhava de turistas, com a série de eventos, como a escolha da Mais Bela Gabriela, Salão de Artes Plásticas, Fotocacau, Gincana, Concurso de Reportagens, Concurso de Vitrines, Feira do Cacau, Shows com artistas de renome nacional e regionais, Regata Oceânica, Corrida Rústica, Concurso de Quebra de Cacau, Campeonato de Surf e outras atividades. É bem verdade que a Festa

era patrocinada pelo Governo do Estado com apoio de empresas como a Aero Peru, Tap Air Portugal, Vasp e Ceplac. A Festa que começou em 1984, aconteceu apenas durante cinco anos seguidos; e se tivesse continuado, estaríamos festejando no próximo mês de outubro, a 30ª Festa do Cacau.

Mas perdemos outras coisas, como o Ilhéus Folia, carnaval que trouxe artistas como Ivete Sangalo, e era referência nos carnavais baianos. Perdemos a realização do Triahtlon Internacional, a Travessia a Nado Ilhéus-Pontal, e muita coisa mais, que necessitam ser avaliadas e reconquistadas.

“MARINA SILVA? CUIDADO!”

     Esta coluna não é política, mas nos chamou a atenção, o artigo do jornalista, escritor e colunista do Zero Hora, Percival Puggina, publicado no Diário de Ilhéus no dia 17/9 com o título acima. Segundo o artigo, “a fala mansa da ex-vice de Eduardo Campos não se harmoniza com a rigidez e o radicalismo de suas posições”. Ainda segundo o artigo, Marina quando assumiu o Ministério do Meio Ambiente no governo Lula, agiu como adversária do agronegócio. “Foram cinco anos terríveis para o desenvolvimento nacional. No Ministério, Marina travava projetos de infraestrutura, impedia ou travava empreendimentos públicos e privados, aplicava a torto e a direito um receituário avesso às usinas, aos transgênicos, ao agronegócio, principal motor de desenvolvimento nacional e responsável pela quase totalidade dos superávits de nossa balança comercial”. Puggina também transcreve a frase de um leitor a respeito da animosidade de Marina Silva com o agronegócio: “Ela é uma praga de gafanhotos stalinistas reunidos numa pessoa só”.

Decididamente, não é essa a presidenta que queremos para o Brasil!

2 respostas para “Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A  E  T U R I S M O”

  • Deraldo Pitombo says:

    Hans. Esta ideia de promoção de um Seminário de Avaliação Turística na cidade de Ilhéus me interessa muito. Vivo com a convicção de que são as vias ligadas ou próprias do Setor do Turismo as mais adequadas para a cidade de Ilhéus buscar fomento para crescer a curto prazo. Sabemos o quanto esta ficando difícil a recuperação da cidade através dos setores primário e secundário.
    É óbvio que este meu desejo não me diferencia de outros milhares de cidadãos ilheenses que haverão de predispor para ajudar a tornar factível esta ideia.
    Por isto apresento minha expertize na promoção de eventos.
    Observe que na lista o registro de seis eventos que aqui em Ilhéus – http://inforumct.com.br/historico-de-trabalhos/
    Caso tenha interesse de dar continuidade COMIGO no tratamento deste assunto. Acesse-me pelo canal “bate papo” Facebook.

  • deolho says:

    Ja dizia Dr Jaime Lerner, cidade boa para turismo, é aquela que é boa para os seus cidadaos residentes.
    E pela vrise sem precedentes por que passa a cidade, o reflexo é evidente para a cidade.
    Apenas de nao ser da area daria alguns conselhos quando os recursos sao escassos, alias esta é premissa de qualquer administrador eficiente.

    -gastar somente o necessario e prioritario;
    -eliminar terceirizacao;
    -reduzir os gastos basicos, energia,agua,insumos
    -obter sempre o melhor custo beneficio, nao é sendo mais barato que é melhor, analise da vida util
    -pessoal motivado e punir a menor suspeita de desvio de conduta.
    -plano de prioridade para o turismo com participacao indispensavel do setor hoteleiro, ele sabem como ninguem as dificuldades e prioridades.

    A Prefeitura tem que dar exemplo, o exemplo começa de dentro de nossa casa.

    Um abraço de Parabéns pela iniciativa Dr Hans, uma pena que esta nao é a visao do nosso gestor, foi colocado como prefeito um sujeito individualista, nao é probo com a coisa publica e seus secretarios seguem a risca seu exemplo. Lastimavel, mas esta é a verdade, e o setor assim como os cidadaos ofrem e irao continuar a sofrer ate a prox gestao, voto tem consequencia, esta ai os fatos.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia