UBAITABA / Loja Justiça e Trabalho
25 09 2014
Mais uma Loja visitada pelo Eminente Grão Mestre, Silvio Souza Cardim.

Fotos: Roberto Rabat Chame.’. e João Otávio Da Rin Sodré.’.
Se não abrir numa montagem igual a esta da capa, desça a página (quando abrir o álbum) porque todas as fotos da visita do Eminente Grão Mestre estão no álbum (que você abriu).
*****************************************************************************
Foi bastante concorrida a vista do Eminente Grão Mestre, Silvio Souza Cardim ao Oriente de Ubaitaba que conta com a tradicionalíssima Loja Maçônica Justiça e Trabalho. Caravanas, Irmãos de cidades circunvizinhas, Vários Veneráveis, Irmãos com meio século de Loja, aprendizes, Mestres, Mestres Instalados e tantos e tantos obreiros que para lá acorreram no sentido de vivenciar uma verdadeira confraternização.
O ‘peregrino’ Cardim levou, a exemplo das demais Lojas visitadas, sua mensagem de UNIÃO entre Irmãos e, consequentemente, entre Lojas. Repetiu, com a mesma alegria, falação sobre verdadeiro significado da Irmandade, da maçonaria, das suas ações e a credibilidade conquistada ao longo dos anos. Buscou no passado histórias e fatos para que, principalmente os novos, internalizem o espírito maçônico invariavelmente voltado para o bem comum, para a humanidade e sempre indo de encontro ao que se deseja: uma cidade, um estado, um país Justo e Perfeito para todos “igualitariamente”.
A maneira como o Eminente Grão Mestre se refere aos cabelos brancos dos “velhos maçons” é de uma simpatia impar. Os velhos maçons , repetiu – a exemplo do dito em outras Lojas – construíram, pavimentaram os caminhos da serenidades e com determinação, persistência e muita seriedade montaram toda essa estrada que” caminhamos no presente”. Buscaram e conseguiram deixar espelhada a Maçonaria que se deseja, busca, quer…
Foi uma noite que ficará registrada nos anais da história. Muitas homenagens, discursos de reconhecimento por belos trabalhos desenvolvidos em favor da Ordem, distribuição de diplomas, medalhas e botons relacionados com o cinquentenário do GOEB. Um resumo do que foi a luta para implantação do Grande Oriente mereceu destacada atenção de Cardim e, assim, mexeu com o emocional de muitos dos presentes.
A peregrinação continua e continuará porque, somente dividindo com os Irmãos, Alegria, Trabalho e Plaanejamento poder-se-á ter sucesso na busca pela reciprocidade nas ações que culminem com o bem comum da humanidade.
Simpatia, carisma, simplicidade, determinação, energia, força e vontade de trabalhar fazem desse Grão Mestre um aglutinador dos mais queridos, Esta, uma das razões de tanta mobilização para juntos vivermos a verdadeira MAÇONARIA.
Muito feliz por ter vivenciado momentos de rara emoção nessa caminhada por Lojas lindas, queridas e de muita força.
Dos primeiros degraus da Escada de Jacó mando para todos os Irmãos dessa fantástica Fraternidade um TFA.’. , recheado de carinho e, rogando ao Supremo Arquiteto do Universo que nos guie no sentido de que possamos, cada vez mais, vermos o brilho de felicidade no olhar de todos nós por convivermos em tão salutar companhia.
Oh! Quão bom e suave é que os Irmãos vivam em União…
Roberto Rabat Chame.’.
Mestre Maçom
Loja Maçônica Elias Ocké
Or.’. Ilhéus-Bahia
CIM: 277.756
Boa noite, me chamo Denise e escrevo de Belo Horizonte – MG.
Venho solicitar a ajuda de vocês, meu avô materno Américo José de Almeida, fez parte dessa loja e na sua morte foi velado na própria loja. Por motivos mis, estou buscando uma foto dele e não localizei. Por acaso vocês teriam uma foto que poderiam me enviar via digital?
Agradeço a atenção e estou a disposição para maiores esclarecimentos
(31) 984191608
Denise Almeida Camargos Garcia