Eventos da saúde movimentam o centro de Ilhéus
Serviços odontológicos e exames de HIV e sífilis foram oferecidos nesta sexta-feira, dia 24, pela Secretaria de Saúde, atraindo um bom público mesmo num dia chuvoso.
Mesmo com o tempo chuvoso, os dois eventos promovidos pela Secretaria de Saúde de Ilhéus, nesta sexta-feira, dia 24, atraiu a atenção de várias pessoas que aproveitaram a oportunidade de usufruírem de serviços odontológicos e também para tomar conhecimento sobre as formas de evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Nos stands armados na Praça J.J. Seabra, como parte de celebração ao Dia do Dentista, e na Rua Jorge Amado, em atenção ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, os atendimentos começaram a acontecer às 8 horas da manhã, estendendo-se até às 17 horas, conforme afirmou o secretário Antônio Ocké.
Na Praça J.J. Seabra, o Sr. Miguel Souza, 61 anos, aguardava a sua vez de ser atendido pela equipe do Odontomóvel – uma unidade móvel de odontologia-, e disse que “mesmo com o tempo ruim, não poderia perder esta oportunidade de tratar dos dentes, e ainda mais sendo gratuito”, afirmou. Quem também estava com uma ficha para atendimento era o Sr. Carlos Silva Brito, 58 anos, que declarou não ter tido conhecimento da realização desse evento, “mas como eu precisei vir ao Centro da cidade, aqui chegando fiquei sabendo, e, lógico que aproveitei essa chance para ser atendido por um dentista”.
Além dos tratamentos dentários, no mesmo local também estavam sendo oferecidos outros serviços, como orientações, pré-diagnósticos, assim como palestras abordando a prevenção à saúde bucal, principalmente sobre as doenças que atingem a gengiva e a forma correta de se escovar os dentes para se prevenir contra as cáries. De acordo com Antônio Ocké, a estimativa era de se promover aproximadamente 80 atendimentos durante todo o dia, e todos os casos em que o especialista dentário notar que há a necessidade de se realizar um diagnóstico mais criterioso, essas pessoas serão encaminhadas para continuarem com o tratamento em um dos postos de saúde do município.
Testes rápidos de HIV e sífilis – Quanto aos serviços oferecidos na Rua Jorge Amado, a coordenadora municipal de DST/HIV/AIDS, Katiussa Vesper, diz que estavam sendo oferecidos testes rápidos de HIV e sífilis, e a procura, mesmo com o tempo chuvoso, estava acima da expectativa, com muitas pessoas dispostas a realizar os exames. A senhora Alcione Bastos, 42 anos, disse que “sempre é preciso cuidar de si própria, e, além do mais, aqui tudo é de forma gratuita”.
Ainda de acordo com a coordenadora, muitos jovens também se mostravam interessados, e, além de realizarem exames, também levavam preservativos e material informativo que foram distribuídos. Também, durante todo o dia estavam, previstas a realização de palestras com a finalidade de orientar as pessoas sobre as formas de se prevenirem contra as doenças sexualmente transmissíveis, “e, somente com esses cuidados poderemos evitar os contágios e preservamos a nossa saúde e vida”, afirmou Katiussa.