WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


dezembro 2014
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  








ILHÉUS / JARDIM SAVÓIA

ALERTA!

Moradores da Avenida Central (Jardim Savóia)

Prezados,

POSTES SAVÓIA 05Recentemente, fomos pegos de surpresa com a descarga de diversos  e imensos postes em locais da Avenida central no bairro Jardim Savóia que segundo informações não oficiais, trata-se  da  instalação de postes para sustentação de fios condutores de rede de alta tensão para atender as demandas da região norte da cidade, com as futuras implantação e construção de fábricas, provocadas pela chegada da FIOL e do Porto Sul.

A obra já está em execução a algum tempo e iniciou-se via tubulação subterrânea partindo da subestação no Alto da Conquista, seguindo pela Av. Itabuna, Av. Ubaitaba, Parque infantil e até o presente, interrompida nas imediações próximo a transversal de acesso ao Centro Social Urbano  na Av. Amilton Inácio de Castro (antiga rua da Linha) na Barra do Itaípe

A partir desse ponto segundo informações não oficiais, e para surpresa dos moradores da Av. Amilton Inácio de Castro e Jardim Savóia (AV. Central),os  fios condutores de transmissão de alta tensão não será, conduzido pela via subterrânea, mas pela via aérea em postes de aproximadamente 25 metros de altura, estão distribuídos em alguns locais na  extensão da Avenida Central no Jardim Savóia, além das aberturas no solo (4,5×1,5 aproximadamente).Acredita-se que as referidas aberturas sejam para fixação dos imensos postes.

A questão maior é que esses postes que servirão de condução de fios de alta tensão, serão instalados próximo às residências com pequenas variações nas distâncias. Moradores daquele local, demonstraram desconhecimento do fato com perguntas de onde veio a autorização! Caso seja executado, como fica a segurança dos moradores do local, principalmente se a carga eletromagnética que transitará nesta rede forem  milhares de volts,  porque não continuar subterrânea?

Essas indagações refletem a preocupação dos moradores sustentada em dúvidas pois sabe-se, mediante pesquisas científicas de que a exposição constante aos altos campos eletromagnéticos pode provocar graves danos à saúde e também com  a proximidade dos imóveis as redes de alta tensão, entende-se que possa comprometer o funcionamento de celulares, televisores e demais equipamentos eletrônicos.

Os moradores do Bairro estão surpresos, pois  não foram informados por nenhum órgão competente e fiscalizadores, em especial os ambientais e prefeitura, informando e  ponderando os riscos que porventura a população venha a ficar exposta. A instalação de rede de alta tensão em área com grande densidade populacional expõe a vida humana que é o bem mais o precioso  necessitando por isso, maior proteção.

Diante do exposto, chamamos à atenção dos moradores do bairro para adoção de medidas visando obter maior esclarecimento do fato por parte dos gestores e ou executores, pois sabemos, que na atualidade não se adota mais a execução e implantação de projetos, principalmente de condução de cabos de alta energia via aérea dentro de grandes áreas residenciais. É urgente a adoção de medidas por parte dos moradores, para evitar este tipo de procedimento, em razão da exposição futura a possíveis acidentes, além da desvalorização dos imóveis construídos naquela artéria.

Não somos contra o desenvolvimento, mas contrariamos o projeto como entendemos que será executado e sugerimos dar continuidade a instalação da  rede de alta tensão, por  via subterrânea como se iniciou na Conquista até  a proximidade da transversal de acesso ao Centro Social Urbano com a Av. Amilton Inácio de Castro, que fica a aproximadamente 1 km da Av. Central no Jardim Savóia.

Aguardamos  a manifestação e esclarecimentos dos órgãos competentes!

Ilhéus-Ba, Dezembro de 2014

Eduardo

2 respostas para “ILHÉUS / JARDIM SAVÓIA”

  • jorge luiz araujo dos anjos says:

    Existe normatização da ABNT que regula esse tipo e outros de instalações de transmissão de alta tensão. A COELBA, obedecendo as normas regulamentadoras, dificilmente os moradores poderão impedir a execução dos serviços utilizando os meios legais.

    A única forma eficaz seria a mobilização da comunidade.

  • Paulo Nascimento says:

    Meu amigo Eduardo,

    A população do Jardim Savóia vai sofrer um bombardeamento eletromagnético diários e mais ainda com o fator rádio interferências causadas por alta tensão. O Eletromagnetismo é uma poluição silenciosa e é prejudicial à saúde.
    O excesso de ondas eletromagnéticas emitidas por redes de alta tensão ou equipamentos elétricos e eletrônicos produz um tipo de poluição imperceptível capaz de influenciar o comportamento celular do organismo humano, danificar aparelhos elétricos e até desorientar o vôo de algumas aves. Ninguém pode vê-la, mas a poluição eletromagnética está espalhada por toda à parte, ocupando o espaço e atravessando qualquer tipo de matéria viva ou inorgânica à velocidade da luz.

    Esse bairro infelizmente será limitado ao desenvolvimento e crescimento habitacional futuro, não poderá ser construídos prédios nas proximidades dessas instalações, já que o limite é de 100 metros. Esse motivo acredito eu, tenha sido o fator principal para escolherem a via aérea através de postes, já que as casas são baixas e na sua muniria tem no máximo dois andares.

    Poluição eletromagnética e irradiações geofísicas – Os riscos invisíveis para a saúde. Mesmo tomando todos os cuidados possíveis, a pessoa humana sofre de problemas como insônia, cansaço, dor de cabeça ou nas costas, alergia, distúrbios gastrintestinais, reumatismo, problemas pulmonares, depressão, falta de energia, fraqueza imunológica, distúrbios hormonais e do metabolismo, nervosismo, problemas cardíacos, falta de concentração… Inclusive causados por super exposição ao eletromagnetismo.

    Por muitas razões, não devemos viver a menos de 100 metros de torres de 100 mil volts. A regra é a seguinte: para cada 1 Kilovolt, 1 metro de separação do foco emissor. As torres elétricas deveriam estar proibidas em núcleos urbanos pelo simples sentido de precaução e por serem completamente anti-estéticas, sem formas harmônicas.

    A população tem que se manifestar antes que seja tarde.

    Paulo Nascimento

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia