:: 5/jan/2015 . 20:33
Mulheres comandam agropecuária no Brasil e a Bahia
Luiz Castro em: DECOLORES
Hoje é o seu dia
Você se preparou para viver o dia de hoje?
As coisas mais importantes da vida somente são valorizadas depois que passam ou são perdidas.
A saúde, o sono, a razão, os fenômenos digestivos, os órgãos dos sentidos, os movimentos são tesouros colocados por Deus a seu serviço.
Portanto, cuidado com esses tesouros.
Está disposto a recomeçar hoje aquele projeto que fracassou ontem?
O aparente fracasso é a forma pela qual a Divindade ensina você a corrigir a sua maneira de atuar, facultando-lhe repetir a experiência com mais sabedoria.
A vida é constituída de lições que se repetem até se fixarem corretamente.
Hoje você tem problemas, que parecem insolúveis, para resolver?
Considere o seguinte:
2013 … 2014 … chegando 2015 e …?
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

Vamos começar esta nota ativando nas mentes dos ilheenses nativos e adotivos, as famosas frases do nosso alcaide:
“Foi um compromisso de campanha, é um compromisso de governo e é um compromisso com a minha vida”. (2013)
“Só conquistamos o que queremos com a força do trabalho”. (2014)
Dois anos de mandatos já se foram. A alegação principal foi que encontrou a cidade destroçada (todo mundo sabia dessa desgraça).
O que sempre acontece nas cidades é o acúmulo de problemas oriundos de todas as gestões, e aí quando aparece um salvador da pátria leva-se dois anos do mandato para arrumar a casa (como dizem por aí), principalmente com o quadro de pessoal, um vício de todos os políticos.
Mas vamos ao que interessa. Já está passando da hora de se fazer uma pesquisa de opinião, para se saber o quanto anda o índice de aprovação do governo municipal.
Não sei se vai aparecer algum patrocinador, tipo instituto de pesquisa, algum empresário, alguma instituição (CDL, ACI, ATIL, câmara de vereadores,) ou ainda algum ilheense desejoso de avaliar o mandato atual do nosso alcaide.
A pesquisa é um procedimento normal de se avaliar o trabalho do presidente, do governador e do prefeito.
A única certeza que tenho é que esta iniciativa não vai partir de nenhuma secretaria ou assessoria da prefeitura e também do fanático grupo político do prefeito.
Já largaram por aí uma nota abordando uma futura reeleição e até a missão de assumir uma secretaria estadual. Aff…
Acho que vou ficar com uma frase de uma cidadã ilheense em férias na cidade: “A parte administrada por DEUS é excelente, mas a parte dos homens…”
Gostei demais dessa singela frase, sintetiza a nossa dura realidade.
Obrigado!!! Com licença!!!
ZÉCARLOS JUNIOR
Ilhéus receberá mais seis transatlânticos em janeiro
A movimentação de turistas trazidos pelos transatlânticos se inicia no próximo dia 14 e prossegue até o dia 29 deste mês.
Depois de receber cinco transatlânticos em dezembro de 2014, o Porto de Ilhéus continuará com intenso movimento neste mês de janeiro, com a atracação de mais seis navios de passageiros turísticos. A temporada de cruzeiros será retomada no próximo dia 14 com o MSC Lirica. Já nos dias 15 e 21, será a vez do MSC Prezioza trazer milhares turistas para conhecerem os atrativos naturais e culturais da cidade. E no dia 22 está confirmada a atracação do cruzeiro Artânia. Encerrando o mês, no dia 28, o MSC Lirica retorna à Ilhéus e no dia 29, estará em Ilhéus, com novos passageiros, o MSC Prezioza.
Já no mês de fevereiro, a temporada de transatlânticos conta com mais cinco paradas, iniciando no dia 11 com a atracação do MSC Lirica; dia 18, chega o Prisedam e também o MSC Lirica. No dia 24, novamente o MSC Lirica retorna ao Porto de Ilhéus, e no dia 28, fechando a programação do mês, será a vez do Europa 2. E marcando o encerramento da temporada de transatlânticos, no dia 10 de março, o recordista de atracações, o MSC Lirica, retorna à Ilhéus, e o navio Bremen fecha o período no dia 16.
A temporada 2014/1015 de transatlânticos no Porto de Ilhéus conta com uma programação total de 20 navios de passageiros, iniciada em 13 de outubro passado, com o National Geographic Explorer. Segundo estimativas da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ilhéus, a expectativa é que até o final da temporada, a cidade registre a passagem de aproximadamente 80 mil turistas de cruzeiros marítimos, que movimentam bastante a economia local, potencializando o consumo em bares, restaurantes, casas de artesanato e cabanas de praias. Estima-se o gasto individual do visitante por meio de cruzeiro em cerca de 75 dólares.
Secretaria de Comunicação Social – Secom
Secretaria de Cultura abre inscrições para o Projeto Calendário da Capoeira em Ilhéus
A iniciativa, cujas inscrições se estendem até o próximo dia 12, atende às metas do Plano Municipal de Cultura.

O Calendário da Capoeira contemplará propostas apresentadas por grupos e mestres, mas que podem ser escolhidos até nove trabalhos – Secult.
Selecionar nove propostas capazes de estimular o desenvolvimento da capoeira no município de Ilhéus na tentativa de ampliar o acesso da população às diversas linguagens artísticas. Este é o principal objetivo do Projeto Calendário da Capoeira, cujas inscrições foram abertas nesta segunda-feira, dia 5, e se estendem até o próximo dia 12 de janeiro. Atendendo às metas do Plano Municipal de Cultura, as inscrições para participar da iniciativa podem ser realizadas na sede da Secretaria de Cultura (Secult), situada na Rua Jorge Amado, centro da cidade, no horário das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. O projeto, que já se encontra aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura, será executado pelo Teatro Popular de Ilhéus contratado exclusivamente para esta finalidade, conforme o processo de inexigibilidade 11608/14.
O titular da Secult, Paulo Atto, informa que o Calendário da Capoeira contemplará propostas apresentadas por grupos e mestres, mas que podem ser escolhidos até nove trabalhos: quatro de pequeno porte e cinco de porte médio. Segundo ele, o trabalho poderá ser representado por um batizado de capoeira, montagem de espetáculo, projeto de formação, gravação de um CD ou DVD ou, ainda, um roteiro e/ou um circuito de apresentações.
Governo do Estado cria Núcleos Regionais de Educação
O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial do dia 31 de dezembro de 2014, o Decreto nº 15.806, de 30/12/2014, dispondo sobre a organização territorial dos Núcleos Regionais de Educação, a partir da extinção das Diretorias Regionais de Educação (Direc).
No total, são 27 núcleos, presentes em todos os Territórios de Identidade da Bahia, com sedes em Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Serrinha, Itabuna, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Amargosa, Juazeiro, Barreiras, Macaúbas, Caetité, Itaberaba, Ipirá, Jacobina, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salvador e Eunápolis.
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Apoio ao Papa Francisco contra seus detratores
Por Leonardo Boff
Está se articulando em várias partes do mundo, mas principalmente na Itália entre cardeais e pessoas da Cúria mas também entre grupos leigos conservadores uma dura resistência e demolição da figura do Papa Francisco. Escondendo-se atrás de um escritor leigo famoso, convertido, Vittorio Messori, mostram seu mal-estar.
Assim que com tristeza li um artigo de Vittorio Messori, no Corriere della Sera de Milão com o titulo:”As opções de Francisco: dúvidas sobre a virada do Papa Francisco”(24/12-2014). Esperou a véspera do Natal para atingir mais profundamente o Papa. O que lhe critica é especialmente a sua “imprevisibilidade que continua perturbando a tranquilidade do católico médio”. Ele admira a perspectiva linear “do amado Joseph Ratzinger”. E sob palavras piedosas instila insidiosamente muito veneno. E o faz, como confessa, em nome de muitos que não têm coragem de expor-se.
Quero propor um contraponto às dúvidas de Messori. Este não percebe os novos sinais dos tempos trazidos por Francisco de Roma. Ademais demonstra três insuficiências: duas de natureza teológica e uma de interpretação da relevância da Igreja do Terceiro Mundo.
Ele se escandalizou com a “imprevisibilidade” deste Pastor “que continua perturbando a tranquilidade do católico médio”. Há de se perguntar pela qualidade da fé deste “católico médio” que sente dificuldade de entender um pastor que tem “odor de ovelhas” e anuncia “a alegria do evangelho”. São geralmente católicos culturais, habituados à figura faraônica de um Papa com todos os símbolos do poder dos imperadores romanos pagãos. Agora comparece um Papa “franciscano”que confere centralidade aos pobres, não “veste Prada”, critica corajosamente o sistema econômico que produz tantos pobres no mudo, que abre a Igreja a todos os seres humanos sem julgá-los, mas acolhendo-os no espírito que ele chamou de “revolução da ternura”, falando aos bispos latinoamericanos.
Santa Casa de Ilhéus paga salários e atinge as metas em 2014
O Hospital São José e a Maternidade Santa Helena se destacam pela oferta de serviços estratégicos de alta e média complexidade a população regional
Em meio à crise financeira que envolve as Santas Casas na Bahia e no Brasil, a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus mantenedora do Hospital São José e da Maternidade Santa Helena, chegou ao final de 2014 com os salários em dia e comemorando o êxito na maioria das metas que foram estabelecidas por sua diretoria.
Foram estabelecidos planejamento com uma gestão profissional visando à reestruturação financeira, administrativa e organizacional da Santa Casa de Misericórdia viabilizando-se como uma instituição filantrópica que presta aproximadamente 80% dos seus serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital São José e a Maternidade Santa Helena se destacam pela oferta de serviços estratégicos de alta e média complexidade a população regional.
Além do inicio das obras de construção do serviço de hemodinâmica (cateterismo cardíaco), visando à realização, no futuro, de cirurgias cardíacas, bem como a reforma e ampliação do serviço de tratamento do câncer. Também, em fase de implantação, o serviço de mamografia, cujo aparelho já foi adquirido.
Ao longo deste ano foi implantado o serviço de urolaser (tratamento de calculo renal). Foram adquiridos equipamentos para o Centro Cirúrgico como o carro de anestesia, arco cirúrgico para ampliar as cirurgias ortopédicas, neurocirurgias, cirurgias urológicas e outras.
O corpo clínico foi ampliado garantindo uma equipe médica para o acompanhamento dos pacientes internados, além de novos cirurgiões e maternidade com pediatras e neonatologistas durante 24 horas. A Maternidade Santa Helena, única na região, foi humanizada com a implantação de ações como as capacitações da equipe de enfermagem, novas coordenação médica e da enfermagem obstétrica, implantação de práticas para o parto normal humanizado possibilitando acompanhante para as parturientes.
O Proto Socorro, aberto para o SUS, convênios e particulares com suporte de exames como Raio “X”, tomografia, laboratório e outros, durante 24 horas. A diretoria ressalta que “a postura séria e responsável dos parceiros, colaboradores e da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus, no cumprimento regular dos pagamentos, tem possibilitado o bom atendimento a população .”
UTOPIA: JUSTO JULGAMENTO DOS ZAQUEUS
Por JUVENTINO RIBEIRO

Juventino Ribeiro
Para completa justiça no julgamento dos ladrões das licitações, do mensalão, da Petrobrás e de tantos divulgados com menos estardalhaço, na aplicação das penas os julgadores deveriam se inspirar num trecho do longo sermão proferido pelo Padre Antônio Vieira, na Capela Real de Lisboa, em 1650.
Vieira cita um trecho bíblico no qual Jesus, rumava para Jerusalém e, em sua passagem por Jericó, encontrara-se com Zaqueu, um voraz publicano (cobrador de tributos do Império Romano). Considerado traidor, era odiado pelos compatriotas. Era de pequena estatura, dono de grande fortuna, amealhada por meios ilícitos.
A multidão que acompanhava Jesus ficou furiosa pela visita a Zaqueu, mas a atitude do Mestre o comoveu e o fizera seguidor de seus ensinamentos. Em exame escrupuloso de consciência sobre o que houvera roubado, Zaqueu fizera estas contas:
“Se eu não roubara a Fulano, tivera ele seu dinheiro; se o tivera, não perdera o que perdeu, adquirira o que não adquiriu, não padecera o que padeceu. Ah sim! Pois para que a minha satisfação seja igual à minha culpa, dê-se a cada um quatro vezes tanto como lhe eu houver defraudado. Com a primeira parte se pagará o que lhe tomei; com a segunda, o que perdeu; com a terceira, o que não adquiriu e, com a quarta, o que padeceu”.
(Continua o sermão de Padre Vieira) “Aqui reparo: as leis da justa restituição mandam que se pague o alheio em tanta quantidade como se tomou. Pois porque quer Zaqueu que da sua riqueza se paguem e se acrescentem três tantos mais: Et si quid aliquem defraudavi reddo quadruplum? Se para a restituição basta uma parte, as outras três a que fim se dão? Eu o direi: dá-se uma parte para satisfação do pecado, as outras três para satisfação das consequências. Hodie salus huic domui facta est. (hoje se pôs em estado de salvação esta casa)”.
Se fosse aplicada esse tipo de pena aos infratores, a justiça beiraria a perfeição. Os investidores que perderam com os desmandos na Petrobrás estariam de bem com a vida e os contribuintes aliviados pela devolução quádrupla ao Tesouro.
Repetindo o final do artigo anterior: pelo local onde foi proferido o sermão, perante o rei de Portugal e sua corte, pela época em que foi proferido, Padre Vieira merece minha admiração. Continuo achando que ele tinha três culhões.
PSICOMUNDO – PAZ PELA COMPREENSÃO – 76ª PARTE
No decorrer do tempo da existência humana na face da Terra, diariamente passamos a escrever uma página do livro sobre nossa vida. As boas obras são frases de luzes que endereçamos à humanidade. Cada hora é uma afirmação de nossa personalidade, passando por invariáveis momentos intensos, formando nosso temperamento através de variadas situações que buscamos para nossa sobrevivência. Cada um de nós tem um Universo cheio de encantos e desencantos.
O mundo em crescente aumento populacional descortina as pessoas que nascem, crescem, vivem esperando um dia qualquer, o qual será chamado a fim de que possa mostrar o que escreveu em seu livro. Os caminhos percorridos é uma relevante atuação dos que têm algo agradecer acerca das grandes lições que aprenderam na escalada da sua existência. A matemática do nosso tempo nos mostra que o ano inicia com “365 dias, 52 semanas, tem 12 meses, 8.760 horas e 525.600 minutos”. São os percursos inestimáveis para os momentos de felicidades a fim de buscar a saúde e a prosperidade. Analisando os benefícios do amor fortalecendo os sentidos do carinho e alcançar o sucesso material e espiritual. Não pode o homem deixar de lago e esquecer-se de coibir a ausência da paz, pois sem ela jamais se pode receber as bênçãos divinas do trabalho em consonância com a solidariedade.
É de vital importância a qualidade de analisar e controlar a violência que articula a intranquilidade do nosso cotidiano. Mostrando dias após dias que existem homens que não pensam senão no desmoronamento do nosso Universo. E pagamos muito caro pelas dramáticas incoerências quando ficamos perdidos e, estranhamente, passamos pelas ruas como se fossemos objetos de usos rotineiros. Algumas pessoas esquecem que foram criadas pela predominância da qualidade de seres humanos dotados estruturas éticas e morais. E custa quanto para a aquisição dessas modalidades para suprir a vida em sociedade?
Lutamos incessantemente buscando na nossa consciência um entendimento sobre as mazelas ou enfermidades sociais e, indagamos com simples perguntas: o que estamos fazendo para melhorar o mundo em que vivemos? Será que só expelimos os nossos sentimentos de culpas?
MENSAGEM DA SEMANA
Caros amigos e amigas,
ALEGRIA
Espalhe por todos a alegria que vive dentro de você.
Seja sua alegria contagiante e viva, a fim de expulsar a tristeza de todos os que o cercam.
A alegria é uma tocha de luz que deve permanecer sempre acesa, iluminando todos os nossos atos e servindo de guia aos que se chegam a nós.
Se em você houver luz e você deixar abertas as janelas de sua alma, por meio da alegria, todos os que passarem pela estrada em trevas serão iluminados por sua luz. (C.Torres Pastorino)
Que todos tenham uma semana de PAZ e LUZ, repleta de SAÚDE e a BENÇÃO misericordiosa de DEUS, que é um Pai de infinita bondade e amor.
ZÉCARLOS JUNIOR
- 1