:: 8/jan/2015 . 21:50
Vou dar uma força …
Olá, Rabat
Tudo dentro (dos conformes)?
Estou pensando seriamente em dar uma força para sua santidade o prefeito. Aquele e esse que aí está.
Quando sair a primeira parcela do meu décimo estarei chamando um pedreiro e um carpinteiro ou marceneiro porque a coisa na procuradoria da prefeitura está um pancão (lembrei do O Marimbondo).
Se uma excelência da nossa gloriosa prefeitura resolve tomar um arzinho e o reboco (ou a janela mesmo) cai na cabeça dela eu não vou me perdoar.
Agora, sem sacanagem: esse buraco em baixo da porta é para economizar energia elétrica com ventilador ou ar condicionado? Alguma coisa do tipo canalização de ar?
Semana que vem vou mandar fotos de outras salas para que vejam como está o pomposo/magnânimo (lembrei do Mangangay kkkkk) centro das grandes decisões do município de Ilhéus.
Tenha uma noite de bons sonhos.
Abraços fraternos,
EDU CARvALHO…
QUE DIFERENÇA FAZ, SE 2014 OU 2015?
Os dias acontecem um atrás do outro. Terminar um ano e começar o ano seguinte é detalhe, coisa de calendário mesmo, e só. A vida é vivida dia após dia.
Apesar de tudo, coincidiu certinho com a passagem de ano a “mudança” na situação do Lixão do CAIC e na coleta do lixo doméstico deixado na porta de casa.
O Lixão do CAIC abriu 2015 expandido, praticamente extrapolando a fronteira da tradicional rua que mede cem metros.
Quanto à coleta de lixo de porta em porta, até que no segundo semestre de 2014 foi bem, mas nesse novo ano desandou, não dando conta dos dias e horários predeterminados. É a sina de todo verão, a cidade deveria ficar mais limpa e acaba ficando mais suja. Vá entender.
A conclusão é que 2015 começou muito mal. Só nos resta mesmo as belezas naturais, porque o resto é o de sempre: lixo, buracos e descaso.
Festa da Puxada do Mastro acontece em Olivença no próximo domingo
Além dos tradicionais festejos indígenas e religiosos, a parte profana do evento contará com a participação das bandas Batuk Bom, Zahra, Di Bali e Flor do Caribe
Considerado um dos mais importantes eventos do calendário turístico de Ilhéus, a tradicional Festa da Puxada do Mastro acontece em Olivença, neste domingo, dia 11 de janeiro. Com origem no Século XVI, a festa presta uma homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores, misturando elementos da religiosidade católica e indígena. A realização do evento, que acontece todos os anos no segundo domingo de janeiro, é uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Indústria e Comércio, e da Associação dos Machadeiros de Olivença. Além dos festejos indígenas e religiosos, a parte profana do evento contará com a participação das bandas Batuk Bom, Zahra, Di Bali e Flor do Caribe.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto (que também responde interinamente pela pasta de turismo), “a festividade se insere como importante evento do turismo cultural do município e representa registro significativo do patrimônio imaterial ilheense integrando tradição e memória, festa e religiosidade.”
A Festa da Puxada do Mastro de Olivença deste ano teve início no último dia 4, na Mata de Ipanema, com a escolha do novo mastro e o replantio de 30 mudas de árvore. Segundo os organizadores, a programação prossegue nesta sexta-feira (9) com hasteamento das bandeiras e acendimento da Pira Olímpica, às 16 horas; a abertura oficial do evento acontece com Boi Estrela, cortejo do bloco dos mascarados pelas vias públicas de Olivença e apresentação do Grupo de Capoeira Liberdade (Mestre Gordo), às 17 horas; Missa na Paróquia Nossa Senhora da Escada, 19h30min; e Ritual Poraci, às 21 horas.
Secretaria dos Portos aprova a reativação do Moinho de Ilhéus
O projeto foi abraçado pelo prefeito Jabes Ribeiro e o vice, Carlos Machado (Cacá) Comércioo, este desde o período que respondia pela secretaria de Indústria e Comércio.

A reativação do Moinho de Ilhéus poderá proporcionar a produção de 360 toneladas por dia e 110 empregos diretos – Foto Roberto Santos.
Em um de seus últimos atos como Ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, o baiano César Borges, no final de 2014, aprovou o retorno da exploração da área em que funcionou o moinho de Ilhéus, numa região pertencente ao Porto de Malhado. Por meio de portaria assinada no dia 24 de dezembro, o então Ministro dos Portos determinou também que a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), órgão responsável por administrar as áreas públicas portuárias do Estado, realize o processo licitatório.
A reativação do moinho é fruto de um esforço do prefeito Jabes Ribeiro e do prefeito em exercício e ex-secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Machado. A proposta de reabrir o equipamento é discutida desde março de 2014. Por ocasião da Marcha Nacional dos Prefeitos, em Brasília, Jabes Ribeiro teve audiência com o então secretário nacional dos Portos, ministro Antônio Henrique, para solicitar o apoio e agilidade no processo de reutilização do equipamento.
Investimento – Os empresários do setor industrial devem investir cerca de R$ 36 milhões para recolocar o equipamento em funcionamento. No programa de rádio Linha Direta com o Prefeito, que foi ao ar esta semana, dia 7, Carlos Machado ressaltou o interesse de Ilhéus em atrair investimentos por meio do moinho. Segundo Cacá, “o processo está andando rápido e muito bem. Já entramos em contato com os empresários que demonstraram interesse no projeto”.
Segundo o prefeito em exercício, com a liberação da Secretaria de Portos, o processo deu um passo importante e definitivo. Em até seis meses, estima Carlos Machado, o Moinho deve ser reativado, já que encontra-se obsoleto desde o ano de 2005. No auge da operação, calcula-se que o moinho possa processar 360 toneladas de trigo por dia e gerar 120 empregos diretos e 360 indiretos.
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA
Em relação aos questionamentos sobre as inscrições para o credenciamento no projeto CARNAVAL OURO NEGRO, edição 2015, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA, esclarece:
1 – O Carnaval Ouro Negro é um dos projetos mais significativos criados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Ele é um justo apoio a um conjunto de manifestações de Salvador e Feira de Santana, que reconhece e traduz a riqueza da contribuição cultural negra ao carnaval da Bahia. Além disso, coerente com as diretrizes gerais da SecultBA, o Carnaval Ouro Negro busca preservar e promover a diversidade cultural da grande festa baiana;
2 – Sendo assim, com o objetivo de realizar o carnaval de modo ainda mais planejado, profissional e democrático, nos meses de Outubro e Novembro de 2014, a SecultBA divulgou em seu site e redes sociais, a lista com os documentos necessários para as inscrições, que estiveram abertas nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2014, conforme publicação no Diário Oficial do Estado do dia 13 de dezembro de 2014. A ideia do comunicado explicitando a documentação exigida era justamente garantir que no período do credenciamento as entidades carnavalescas participantes de anos anteriores ou que tivessem interesse de ingressar no projeto organizassem a documentação. Importante destacar também que não houve mudanças de regras, nem da documentação necessária para a inscrição no Carnaval Ouro Negro;
3 – A realização continuada do Projeto Carnaval Ouro Negro, desde a festa de 2008, abre diversos canais para modos efetivos de relação/comunicação do Estado com as entidades carnavalescas. Exemplo disso, é que todos os participantes do Carnaval Ouro Negro 2013 assinaram um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) ao receber o pagamento da segunda parcela, dando ciência de que a certidão negativa de débitos da Sefaz municipal seria imprescindível para a inscrição no Ouro Negro 2014 e 2015.
4 – A SecultBa informa ainda que 137 entidades se inscreveram no Carnaval Ouro Negro 2015. Dessas, 96 tiveram a inscrição aceita para participar, conforme publicação do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 08 de janeiro de 2015. Do total de entidades inscritas, 41 não foram aceitas, por questões relacionadas a habilitação, em especial com a certidão municipal, entre outras questões.
5- Por fim, a SecultBA reafirma seu compromisso com o Projeto Carnaval Ouro Negro, que ocupa lugar de destaque dentre as suas atividades e virou uma marca do Carnaval da Bahia, uma marca que carrega em sua estrutura o resultado de uma história de lutas e resistências de um povo para a preservação de sua cultura.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | ASCOM – SecultBA
SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA
71 3103 3412/ 3442 | ascom@cultura.ba.gov.br
Medida por Medida estreia em Ilhéus nesta sexta-feira
A partir da próxima sexta-feira (09), o público ilheense poderá conferir a nova comédia do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Vinda de uma temporada de sucesso em Salvador, Medida por Medida, será apresentada às 18 horas em frente à Tenda TPI, na Avenida Soares Lopes. A montagem segue em cartaz no sábado (10) no mesmo local e, entre os dias 12 e 14, será encenada em frente à Catedral de São Sebastião, no mesmo horário. As apresentações são gratuitas, contam com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
As apresentações em Ilhéus fecham o projeto Shakespeare – Teatro Popular em Construção, aprovado pelo edital TCA.NÚCLEO2014 em seleção organizada pelo Teatro Castro Alves e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Isso possibilitou a ocupação artística do Complexo Teatro Castro Alves entre agosto e dezembro do ano passado, com apresentações de espetáculos, seminários, debates, oficinas, além de intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte.
Medida por Medida é a primeira peça de William Shakespeare a ser montada pelo grupo ilheense que completa 20 anos no próximo mês de agosto. “Voltamos para Ilhéus com outra perspectiva, pois saímos dos limites da caixa do teatro e ganhamos as ruas”, declarou o diretor Romualdo Lisboa, que adaptou o texto do bardo inglês junto com o diretor artístico do Clowns de Shakespeare, Fernando Yamamoto.
O espetáculo é apresentado em um reboque de 4 metros de comprimento e 2 metros de largura, projetado pelo arquiteto Carl Von Hauenschild, chamado de Palco Rodante. A cultura popular nordestina e o Movimento Armorial influenciam a estética da montagem. Os figurinos e adereços de Medida por Medida ficam a cargo do potiguar Shicó do Mamulengo e do ilheense Justino Vianna, que também criou a maquiagem. A direção musical foi concebida através da parceria entre Elielton Cabeça (TPI) e Marco França (Clowns).
Antes da estreia, o Teatro Popular de Ilhéus realizou ensaios em frente à Tenda TPI, que foram acompanhados pelo público. “Estávamos passando e a estrutura chamou nossa atenção, além da música e da dança. Mesmo sendo um ensaio, achamos tudo muito divertido e estaremos presentes da estreia”, declarou a turista curitibana Jussara Souza.
O enredo de Medida por Medida se desenrola a partir das decisões de Ângelo, juiz implacável que entra no lugar do Duque de Viena, fazendo cumprir à risca as leis contra a fornicação. A partir disso, Cláudio é condenado à morte por ter engravidado sua amada Julieta. Para reverter a sentença, Isabella, noviça e irmã do prisioneiro, tenta negociar com Ângelo. Mas a condição imposta para rever a decisão é a entrega da virgindade da donzela. Para tomar essa decisão, Isabella recebe a ajuda de um frei misterioso.
RECADO PARA MEU AMIGO VAL (Derneval Furtunato)
Mudanças na prefeitura.
Assume o cargo de Superintendente de Obras e Serviços Públicos, o nosso amigo VAL.
Conhecemos a capacidade e a vontade de trabalhar de VAL, inclusive já deu provas.
Portanto, o amigo vai ter pela frente uma missão difícil e que requer muita determinação.
Acredito em você e a nossa bela e sofrida cidade está precisando de muitas coisas, principalmente o BÁSICO, o feijão com arroz.
Limpeza pública, operação tapa buracos, limpeza dos mirantes, faixas de pedestres, semáforos, e por aí vai…
Meu amigo! A avenida Getúlio Vargas (Lomanto Junior/Pontal), é a única via de acesso à Zona Sul e acreditamos que você vai lhe dedicar uma atenção especial, notadamente nas proximidades das cabeceiras da ponte sentidos centro/Pontal/centro.
Tome uma posição e acabe de vez com aqueles buracos que estão causando perigo.
Veja que não estamos pedindo nenhuma obra de vulto, apenas o básico, o que atrapalha a mobilidade urbana.
Ouça o reclame do povo. Ande pela cidade. Conheça seus problemas.
Sucesso na nova missão.
Obrigado!!! Com licença!!!
ZÉCARLOS JUNIOR
Rui Costa entrega casa própria para 400 famílias em Itapetinga
Cerca de 1.500 pessoas serão beneficiadas com a inauguração, nesta sexta-feira (9), de mais dois empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), no município de Itapetinga, no sudoeste baiano. A inauguração, que acontecerá às 14h, no bairro Vila Isabel, contará com a presença do governador Rui Costa.
Serão entregues os Residenciais Cassiano Gonçalves I e II, com investimento total de R$ 24 milhões. São 400 novas unidades habitacionais para as famílias com renda de até R$ 1,6 mil. Os empreendimentos tipo villaje, contam com dois quartos, sala, banheiro, área de serviço, cozinha, infraestrutura completa, além de equipamentos de lazer.
Mais habilitação
Com a entrega dessas novas moradias, a cidade de Itapetinga passa a ser beneficiada com oito empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida. Mais um residencial com 500 unidades será construído e, no total, serão 2.798 novas unidades habitacionais no município, com investimento superior a R$ 147 milhões, com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF).
Marinha do Brasil
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 2° DISTRITO NAVAL
DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS
Ilhéus/BA, em 08 de janeiro de 2015.
DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS
EXAME DE HABILITAÇÃO PARA CAPITÃO AMADOR I/2015
A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus informa que estão abertas as inscrições para o Exame de Habilitação para Capitão Amador I/2015, conforme as informações a seguir:
– Inscrições até 31JAN2015;
– As fichas de inscrições, bem como o link para a emissão da GRU, podem ser acessados nos sites abaixo;
– Aplicação do exame dia 23 de abril às 14h (Horário de Brasília);
– Divulgação dos resultados até 30JUN; e
– Instruções Gerais, Programa do Exame e referências bibliográficas constantes do ANEXO 5-A da NORMAM 3/2005.
Maiores informações pelos sites: www.dpc.mar.mil.br ou www.dlilheus.mar.mil.br
ILHÉUS / Pontal Criativo
FEIRA CRIATIVA DO PONTAL PROMOVE
PÔR DO SOL NA BAÍA DO PONTAL.
CONVITE
O Pontal Criativo convida a polução em geral e nossos visitantes para participarem de mais um evento em Ilhéus. Os expositores da Feira Criativa saudarão o pôr do sol, na próxima sexta feira, dia 9 de janeiro com a participação da cantora Ana Peruna, que entoará a música Ave Maria, com os devidos aplausos dos presentes ao Rei Sol. Num cenário majestoso da Baía do Pontal, tendo ao fundo o Morro de Pernambuco e do outro lado, o Cristo.
Às 20:00 horas, será o cantor violonista Djalma, que subirá ao palco para apresentação “Voz e Violão”, até às 22:00 horas.
Os turistas terão mais um atrativo nessa temporada de verão. A feirinha prosseguirá até o próximo dia 18 de janeiro, comercializando artesanatos e iguarias da terra e está funcionando todos os dias das 17 às 22:00 horas na Avenida Lomanto Júnior, junto da lanchonete Larika.
VENHA COMPRAR NA MÃO DE QUEM FAZ.
No GOTAS DE PAZ
Persistência
Ser persistente significa não esmorecer diante das dificuldades;
é a força interior que cada um coloca em tudo que vai realizar;
é a coragem em carregar para si fardos pesados aos olhos dos outros, mas leves aos seus ombros porque persiste e continua;
é a fé movimentando os objetivos da vida;
é o caminhar seguro onde o chão parece afundar;
é o ir adiante sempre que tudo parecer destruído;
é o não deixar levar-se pelo pessimismo das opiniões;
é ter a certeza de que persistindo no bem a chegada aos objetivos será certa;
é o levantar-se todas as vezes que estiver caído;
é o confiar em algo superior que ampara, afaga e nos coloca em pé para continuar sempre.
GOTAS DE PAZ:
http://www.gotasdepaz.com.br/persistencia-3b/?utm_source=Mensagem+08%2F01%2F2015&utm_medium=email&utm_campaign=Mensagem+08%2F01%2F2015
- 1