:: 19/jan/2015 . 21:36
Visita do Governador Rui Costa à UFSB
A Universidade Federal do Sul da Bahia recebeu o Governador da Bahia Rui Costa e sua comitiva, em visita ocorrida durante a passagem do Governador em Itabuna, na tarde desta segunda-feira, dia 19 de Janeiro.
O governador foi recebido pela equipe gestora e servidores da universidade, conheceu as instalações e assistiu a uma apresentação do projeto da UFSB, feita pelo Reitor Naomar de Almeida. O governador afirmou que “o projeto da nova universidade representa um avanço para o ensino superior na Bahia, por ser uma proposta moderna e inovadora, além de significar um importante aumento de vagas na universidade pública para o estado e especialmente para a região Sul”.
Participaram da visita também o Prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, além de deputados e secretários.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
CAMPUS JORGE AMADO
Campus Jorge Amado, Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus-Vitória da Conquista, km 39, BR 415,
Ferradas, Itabuna, Bahia. Fones: 73 3616-3180 / 3380
—
ASCOM-UFSB
P R O T E S T O
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E PEQUENOS AGRICULTORES DE
SANTA MARIA
Rod. Ponta/Buerarema
À
R2CPRESS
Setor de Jornalismo
Em nome do quadro social desta Associação, vimos pedir apoio a este expressivo meio de comunicação para cobrir um protesto pacífico dos membros da comunidade de Santa Maria, que se realizará no dia 21 do presente mês, tendo como início às 5 horas da manhã e final indeterminado.
Este protesto é motivado pela falta de compromisso do gestor municipal para a nossa comunidade, pois a mais de 60 dias sem o serviço público de transporte coletivo, mesmo no período de verão nunca aconteceu isso. Dessa forma temos considerar que a falta do referido transporte tem prejudicado as pessoas que precisam se deslocarem para a cidade, os idosos em busca de médicos , os estudantes que estudam fora da comunidade, os produtores para escoamento de sua produção e a escola da comunidade funciona pela misericórdia do meu Deus, pois tem profissional que tem compromisso, que é o caso da professora Telma que faz uso do serviço de moto boy com dinheiro dela. E há mais de dois anos que tiraram os médicos e os equipamentos, ou seja, de quatro atendimentos médicos mensais, ficamos sem nenhum.
Já foi feito vários ofícios e reuniões com o secretário do interior na sede e nada aconteceu, o mesmo aconteceu que este, o secretario, marcou várias reuniões na comunidade e lá não compareceu.
Só o prefeito e José Victor se superam. Esperamos que a cobertura pela TV deste ato venha servir para acordar esses representantes públicos, para a responsabilidade de servir às comunidades, inclusive a de Santa Maria
Atenciosamente,
________________________________________________________________
Laudelino Nascimento Chaves RG nº
Luiz Castro em: DECOLORES
Na terra do “Se”
Se quem luta por um mundo melhor soubesse que toda revolução começa por revolucionar antes a si próprio.
Se aqueles que vivem intoxicando sua família e seus amigos com reclamações fechassem um pouco a boca e abrissem suas cabeças, reconhecendo que são responsáveis por tudo o que lhes acontece.
Se as diferenças fossem aceitas naturalmente e só nos defendêssemos contra quem nos faz mal.
Se todas as religiões fossem fiéis a seus preceitos, enaltecendo apenas o amor e a paz, sem se envolver com as escolhas particulares de devotos.
Se a gente percebesse que tudo o que é feito em nome do amor ( e isso não inclui o ciúme e a posse) tem 100% de chance de gerar boas reações e resultados positivos.
Se as pessoas fossem seguras o suficiente para tolerar opiniões contrárias às suas sem precisar agredir e despejar sua raiva.
Se fossemos mais divertidos para nos vestir e mobiliar nossa casa, e menos reféns de convencionalismo.
Se não tivéssemos tanto medo da solidão e não fizéssemos tanta besteira para evitá-la.
Se todos lessem bons livros.
Se as pessoas soubessem que quase sempre vale mais a pena gastar dinheiro com coisas que não vão para dentro do armários, como viagens, filmes e festas para celebrar a vida.
Se valorizássemos o cachorro-quente tanto quanto o caviar.
Se mudássemos o foco e concluíssemos que a infelicidade não existe, o que existe são apenas momentos infelizes.
Se percebêssemos a diferença entre ter uma vida sensacional e uma vida sensacionalista.
Se acreditássemos que uma pessoa é sempre mais valiosa do que uma instituição: é a instituição que deve servir a ela, e não o contrário.
Se quem não tem bom humor reconhecesse sua falta e fizesse dessa busca a mais importante da sua vida.
Se as pessoas não se manifestassem agressivamente contra tudo só para tentar provar que são inteligentes.
Se em vez de lutar para não envelhecer, lutássemos para não emburrecer.
Se.
Colaboração de Luiz Castro
Bacharel Administração de Empresa
ADIAMENTO DE VIAGEM DO COMANDANTE GERAL DA PMBA
À imprensa de Ilhéus/Itabuna,
Informamos que o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, adiou a viagem para o município de Ilhéus, onde se reuniria com os comandantes operacionais da região Sul.
A equipe do Departamento de Comunicação Social da PMBA informará, assim que for agendada, a nova data da viagem.
Agradecemos a atenção e informamos que estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe DCS
Polícia Militar da Bahia
Departamento de Comunicação Social (DCS)
Unidade de Imprensa PMBA
EXECUÇÃO DOS BRASILEIROS
Por JUVENTINO RIBEIRO

JUVENTINO RIBEIRO
Não sou a favor de pena de morte, entretanto, respeito e acho até louvável a atitude de um povo que promulga leis para serem cumpridas. Lá, quem comete algum delito tem consciência da exata dimensão de suas consequências, sem subterfúgios. Sou, sim, ferrenho defensor da eliminação pacífica de traficantes, através do afastamento das pessoas do consumo de drogas. Afinal, sem alguém para consumir, não haverá traficantes.
Isso fez-nos perceber que lá não há decisões com base em jeitinhos, encontrados em emaranhados de leis e interpretações diversas que criam jurisprudências benéficas a criminosos. Lá, a interpretação do judiciário está colimada na tradição, na moral e nos bons costumes de um povo que não admite convivência com a balbúrdia provocada por consumidores de drogas.
Acho que os pedidos de clemência da Governante Brasileira e da Anistia Internacional teriam sido mera formalidade em forma de alento para os parentes e amigos do executado, visando a amainar a animosidade proporcionada pelo ato de condenação extrema. Afinal, foi o primeiro caso de um brasileiro em tal situação, já havendo o segundo a espera do mesmo fim, por ter cometido o mesmo delito. Deveriam, sim, ter envidado esforços por clemência, ao longo de mais de uma década em que o processo tramitou.
Acho que aquele tribunal proporcionou as cabíveis chances de defesa, restando-nos, afinal, uma excelente advertência a quem se envereda pelo mundo do crime. Restou-nos, ainda, um exemplo para aqueles que decidem em nossos tribunais onde, muitas vezes, impera a incestuosa convivência com o crime.
No México, outro brasileiro também foi executado, mas seu algoz entrou sorrateiramente em sua vida como coisa cristalina que lhe fazia sonhar e voar ou como a menina veneno com um jeito sereno de ser. Proporcionava-lhe ânimo e inspiração para seus negócios, acompanhava-o invariavelmente nas descontraídas baladas, entretanto, sem saber que seu algoz já lhe havia preparado o holocausto. Não há que se lamentar por sua execução. Seus entes queridos deveriam se lamentar sim, mas pela omissão de todos que poderiam ter feito algo por ele, ao longo de seus 35 anos de vida e não o fizerem.
Que as execuções desses brasileiros sirvam de lição para seus conterrâneos que não cumprem e nem fazem cumprir nossas leis. Que sirvam de alento às vítimas do tráfico, portadoras de profundas e indeléveis cicatrizes. Aliviadas, e até vingadas, perceberam que em algum lugar desse mundo a justiça é aplicada com rigor, abrandando um pouco a perene e torturante sensação de impotência, provocada pela indolência e leniência de nosso judiciário.
Secretaria de Saúde de Ilhéus pagará cirurgias com recursos próprios
Medida começa a valer em fevereiro e garantirá o pagamento de valores atualizados pelas cirurgias eletivas
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o objetivo de ampliar o acesso da população à atenção especializada, propõe como forma de organizar a rede de saúde através das áreas de atenção prioritárias, a construção das linhas de cuidado integral, com a criação do Projeto Estratégico de Aumento do Acesso aos Procedimentos Ambulatoriais e Hospitalares no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, em dezembro de 2014. Na ocasião, o órgão consultivo concordou que o município passe a subsidiar as cirurgias eletivas com recursos próprios e garantir o acesso da população a esse procedimento.De acordo com Fernanda Ludgero, Diretora do Setor de Média e Alta Complexidade da Sesau, o projeto visa a realização de cirurgias eletivas (aquelas que não tratam de urgências, como para retirada de hérnia, apêndice, mioma e alguns serviços de cardiologia) e procedimentos de exames e consultas que não são realizados pelo SUS. “Devido à defasagem dos valores pagos pela Tabela do SUS para as clínicas e hospitais, muitos deles se recusam a realizar alguns serviços por gerarem um déficit para as instituições. Mas com a aprovação deste projeto, já a partir de fevereiro, estaremos aptos a realizar os procedimentos”, afirmou.
Para o secretário de saúde, Antônio Ocké, o município de Ilhéus sai na frente na garantia dos direitos de seus cidadãos, ao criar um projeto que vai pagar as clínicas e hospitais com valores diferentes da tabela SUS, assumindo o compromisso de equiparar os repasses aos feitos pela tabela do Planserv (plano de assistência à saúde dos servidores estaduais). Para operacionalizar o projeto, o secretário apresentou a proposta ao prefeito Jabes Ribeiro, que, de imediato autorizou a execução, lembrando que o dinheiro a ser investido para complementar os valores é recurso próprio do município.
Antônio Ocké considera a medida de extrema importância, pois vai diminuir a fila de espera para as cirurgias em Ilhéus e lembra que no ano de 2014, foram investidos mais de 350 mil reais em cirurgias. “Este projeto é um compromisso assumido com o povo de Ilhéus, e estamos cada vez mais empenhados em melhorar ainda mais a saúde no município através de propostas e projetos concretos”, afirma.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom
EBC / R2CPRESS
Inscrições para o Sisu começam hoje
MENSAGEM DA SEMANA
Caros amigos e amigas,
O CORPO
Um corpo saudável reflete atitudes corretas e perfeitas da mente.
Alimente seu cérebro com pensamentos saudáveis, para que seu corpo possa refletir saúde.
Equilibre seus pensamentos num clima de bondade e compreensão, para que seus órgãos funcionem com regularidade.
Mantenha viva a sensação da presença de Deus dentro de você, para que seu corpo irradie otimismo e amor. (C.Torres Pastorino)
Que todos tenham uma semana de PAZ e LUZ, repleta de SAÚDE e a BENÇÃO misericordiosa de DEUS, que é um Pai de infinita bondade e amor.
ZÉCARLOS JUNIOR
- 1