Certificação ocorreu na última semana, e também reconheceu a parceria firmada com onze empresas voluntárias na confecção de cartilhas sobre cuidados ambientais

Certificação de empresas e servidores ocorreu na última semana. Fotos Secom Ilhéus.

Certificação de empresas e servidores ocorreu na última semana. Fotos Secom Ilhéus.

Na noite da última terça-feira, 2, aconteceu a cerimônia de entrega de certificados aos servidores que participaram do programa de qualificação técnico-funcional da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) e a certificação de 11 empresas voluntárias na produção de cartilha educativa que será distribuída na rede municipal de ensino. O evento ocorreu no salão nobre do Palácio Paranaguá e contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do titular da Sema, Antonio Vieira, do presidente da Fundação Maramata, Frederico Andrade, de representantes do Ministério Público Estadual, empresários e funcionários públicos.

Os 19 servidores certificados são da área de licenciamento e fiscalização da Sema, além de policiais militares, que foram submetidos a treinamento sobre como coibir a poluição sonora, utilizando os critérios mais rígidos previsto na legislação vigente, uma vez que essa prática configura crime ambiental. De acordo com Antonio Vieira, titular da Sema, a qualificação fortalece o trabalho fiscalizatório da prefeitura e prepara os funcionários a continuar exercendo suas funções de forma correta e eficiente.

Na sequência, foram entregues os certificados de Conclusão do I Curso de Capacitação para Fiscais de Obras, Posturas e Meio Ambiente, promovido pela SEMA, em parceria com a Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Educação.  O curso, organizado pela chefe de fiscalização da secretaria, Regina Farias, teve carga horária de 57 horas/aula, no âmbito das Ações de Valorização do Trabalhador da secretaria.  Na oportunidade, Farias destacou que “o curso de qualificação surgiu da necessidade dos fiscais de obras e posturas conhecerem melhor a legislação municipal”.

Finalizando a cerimônia, 11 empresas receberam certificados pelo apoio voluntário à produção de 6.500 exemplares de uma cartilha voltada à educação ambiental. O material será distribuído pela Fundação Maramata na rede de ensino pública. Sílvio Comin, diretor industrial da DATEN Informática, uma das parceiras da iniciativa, afirmou que, ao saber do projeto, ficou bastante animado em colaborar já que se tratava de uma ação de extrema importância.