SDR entrega trator para 200 famílias de agricultores durante seminário para revitalização de Maragojipe
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, esteve neste domingo (14), na sede da Filarmônica Terpsicore Popular, no município de Maragojipe, no Recôncavo Baiano, para participar do seminário Maragojipe na Luta pela Cultura, Trabalho e Progresso. O evento, organizado por associações comunitárias locais, teve como objetivo discutir o desenvolvimento regional, focando no município, e em setores importantes como a agricultura familiar, o turismo na Baía de Todos os Santos e a Indústria Naval.
No encontro, foi assinado um Termo de Doação entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Serrote do Município de Maragojipe, para entrega de um trator agrícola, com implementos. O equipamento vai atender 200 famílias de agricultores, oferecendo aportes de infraestrutura de apoio à produção, e possibilitando uma maior eficiência nas operações agrícolas desenvolvidas pela associação.
O trator também vai permitir um melhor aproveitamento econômico pelas comunidades, dinamizando a produção local e melhorando, significativamente, a vida de centenas de famílias, cumprindo a meta do governo estadual de implementar políticas públicas voltadas à redução da pobreza rural e inclusão socioprodutiva no estado.
O titular da SDR destacou a alegria em poder participar de um seminário de revitalização do município em um espaço histórico como a Filarmônica, com 135 anos de existência. “Parabenizo a organização pela realização do evento, neste local, porque é difícil preservar a cultura. Estamos aqui para debater temas importantes para as comunidades do Recôncavo e governo, como o estaleiro, o turismo e a agricultura familiar”, disse.
Para Jerônimo Rodrigues, é imprescindível debater a agricultura familiar e enfrentar, com ações eficientes, a pobreza. “Temos muito o que fazer no combate à pobreza, mudando a lógica que, às vezes, vigora, distribuindo a riqueza e não a pobreza. Essa é uma agenda que deixa o governo feliz, por isso saímos daqui com compromissos, executando os projetos, e não apenas com o debate. Estamos entregando projetos importantes, como o de mecanização agrícola, contribuindo para o desenvolvimento dessa região. Queremos, sobretudo, atuar para o desenvolvimento das comunidades quilombolas, indígenas, jovens, mulheres, pescadores, marisqueiros, entre outras”.
Destacou ainda que a SDR nasceu com a função de cuidar dos pequenos, trabalhando a capacidade de gestão. “Precisamos fortalecer, cada vez mais, nossas associações e cooperativas, dialogando com as comunidades pesqueiras, de mariscos, e que mais precisam. Estamos dispostos a realizar a regularização fundiária, a assistência técnica para o agricultor, implantando agroindústrias, viabilizando a comercialização, contribuindo para revitalizar o Recôncavo”.
O agricultor e presidente da Associação de Serrote, distrito de Maragojipe, Bartolomeu Correia, informou que o trator recebido pela CAR vai beneficiar cerca de 200 famílias que vivem do cultivo de amendoim, batata, mandioca, aipim e laranja, entre outras espécies plantadas no povoado de Guaí, a 30 quilômetros de Maragojipe.
“Esse é um equipamento importantíssimo para nossa comunidade. Hoje, seriam R$ 60,00 por hora para usar um trator e, agora, teremos esse custo reduzido para o associado que vai poder, inclusive, discutir que taxa pode pagar. Vamos trabalhar melhor para roçar, arar, gradear, e dar um impulso à produção local”, disse.
Economia
O representante das comunidades tradicionais e ex-deputado federal, Luiz Alberto, responsável por emendas parlamentares que resultaram nos benefícios para os agricultores, ressaltou que Maragojipe sempre teve um importante papel econômico na região do Recôncavo, fabricando produtos, como o charuto, e fazendo a divulgação expressiva da agricultura familiar e do ambiente pesqueiro, já tendo alcançado, em outras épocas, 70% da economia na pesca artesanal.
“Temos agora, nos últimos anos, com os governos federal e estadual, a retomada deste processo de desenvolvimento, com ações como a implantação da Universidade do Recôncavo e a reativação da Indústria Naval. Esse seminário é uma iniciativa importante porque contribui com esse resgate”.
Estiveram presentes o secretário estadual de Turismo, Nelson Pellegrino, o representante das associações, organizadoras do evento, Carlos Francisco Conceição, o vice-prefeito de Maragojipe, Ademar Novaes, o gerente de Relações Institucionais da Enseada Indústria Naval, Márcio Cruz, a agrônoma, Mestre em Extensão Rural, Tatiana Velloso, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelino Galo, entre outras autoridades.
A equipe da SDR também esteve representada pela assessora de Gênero, Joseane Cruz, pelo coordenador de Políticas e Integração, Hemilson Rodrigues, que representou o diretor executivo da CAR, Wilson Dias, pelo coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão, Orlando Peixoto, e pelo assessor de Povos e Comunidades Tradicionais, Ivonei Pires.
Participaram ainda a coordenadora do seminário, Alda Pinho, o presidente da cooperativa de agricultores de São Roque do Paraguaçu, Sivanilson Barbosa, parlamentares, secretários municipais e representantes das associações de Produtores de Volta do U e Adjacências (Aprova), dos Tantas, Rumtóes e Ogãs de Maragojipe, dos Pescadores de Itapecerica e Adjacências, de Desenvolvimento Comunitário do Serrote, da Liga das Associações de Religião de Matriz Africana de Maragojipe (LARMAM), da Associação de Agricultores de São Francisco do Paraguaçu, de Santiago do Iguape, e dos municípios de Muritiba, São Félix, Nazaré e Governador Mangabeira.