:: 29/jun/2015 . 22:34
Diocese de Ilhéus / Dom Mauro 70 ANOS
“Eu te dou Graças oh Pai, porque de modo admirável me formastes (Sl 138).”
CONVITE: A Diocese de Ilhéus tem a honra de convidar você e sua família, para participar da Celebração Eucarística pelo Aniversário do nosso Bispo Diocesano, Dom Mauro Montagnoli, CSS, no dia 04 de julho de 2015, as 19h00 na Catedral de São Sebastião em Ilhéus.
Mensagem da Diocese de Ilhéus Para o Nosso Bispo, Pela Passagem de mais um Ano de Vida!
Logo pela madrugada, os primeiros raios de sol iluminaram a escuridão dando início a um novo dia. Os pássaros começaram suas cantorias, as pessoas, uma a uma, começaram a se levantar para acudirem as tarefas do dia, os jornais começaram a dar suas primeiras notícias.
Seguindo a rotina de sempre, poderíamos dizer que hoje é apenas mais um dia… mas um fato importante ocorreu no ano de 1945, fazendo desse um dia muito especial: na pequena Cidade de Ouro Fino – MG, Brasil, nascia o pequeno Mauro Montagnoli.
Hoje, Nosso Bispo Diocesano Dom Mauro, completa 70 anos de vida, de história, de lutas e vitórias. Nós, membros das Paróquias, Pastorais, Movimentos e Comunidades da Diocese de Ilhéus, sentimo-nos felizes e gratos a Deus pela vida desse seu GRANDE SERVO, que não mede esforços para ver a Obra do Senhor crescer. Muitas felicidades Bispo, e que muitos outros 04 de julho possam chegar…
Parabéns Dom Mauro Por mais esta Primavera Completada em Sua Vida, Que Deus Continue te Guiando em seu Serviço Pastoral… AMEM!
Diocese de Ilhéus, 04 de julho de 2015.
“Presidir É Servir Bem”
ALBERTO HOISEL E A PONTE ILHÉUS-PONTAL
Lá na década de 60, cansado de tanto esperar a construção da primeira ponte Ilhéus – Pontal, Alberto Hoisel fez o seguinte poema:
De moda sai o colete
em tempo que longe vai
sai Getúlio do Catete
só essa ponte não sai!
Saem Herval da Prefeitura
(seu prestígio, não decai!)
Catalão, da Agricultura…
Só essa ponte não sai!
De Abel um livro de haicai…
Em Ilhéus, Terra do Cacau…
Sai livro bom, livro mau.
Só essa ponte não sai!”
Se vivo hoje estivesse, Alberto Hoisel talvez fizesse algo assim:
Foi ACM pro andar de cima
Paulo Souto, cedo não vai
Saiu Wagner de Ondina
E a segunda ponte não sai.
Volta Jabes à Prefeitura
E seu prestígio não decai!
Cacá é a aposta futura
E a segunda ponte não sai!
Foi o Porto Sul prometido
E a duplicação como é que vai?
Prometido, mas não cumprido
E a segunda ponte não sai.
Carlos da Silva Mascarenhas
CDL DE ILHÉUS APRESENTA CAMPANHA LIQUIDA BAHIA NESTA TERÇA-FEIRA
O encontro é na Associação Comercial de Ilhéus
Do dia 03 a 13 de julho será realizada a maior liquidação de todo o estado para o ano de 2015: é a Liquida Bahia, uma parceria da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas da Bahia – FCDL e CDL’s. A expectativa é que, depois das festas juninas, os lojistas aproveitem o fim de estoque e concedam descontos para atrair mais clientes. No período da promoção, é esperado um aumento de 20% a 30% nas vendas.
A Campanha será apresentada aos empresários de Ilhéus e representantes da imprensa nesta terça-feira, 30 de julho, às 8h, num café da manhã na Associação Comercial. De acordo com o presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, a campanha será amplamente divulgada na mídia e ele aposta numa grande adesão também por parte dos empresários de Ilhéus. “Nossa equipe de vendas está trabalhando para superar a quantidade de lojas participantes dos anos anteriores. Itabuna não entra nesta campanha e, por isso, passa a ser um diferencial do nosso comércio. São dez dias de promoção, bom para os consumidores e bom também para o empresário que precisa renovar o estoque”, explicou Ganem.
A premiação:
A cada R$ 25 em compras, o cliente ganha um cupom para participar do sorteio de um carro de luxo, um Honda HR-V, três carros populares e 10 motocicletas zero quilômetro de 150 cilindradas. Utilizando as máquinas de cartões de crédito e débito da marca Rede, os cupons são em dobro. O sorteio dos prêmios é aberto ao público e será realizado no dia 7 de agosto, às 17 horas, na Praça da Piedade, em Salvador.
Os vendedores das lojas participantes que tiverem os nomes nos cupons premiados também vão ganhar tabletes. No total serão 14.
—
Quem quiser informações sobre a Liquida Bahia15 ou realizar a adesão, basta se dirigir ao evento ou à sede da CDL de Ilhéus, na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade ou solicitar a visita de uma vendedora ligando para o telefone (73) 3084-4525.
Biblioteca Pública de Ilhéus é reinaugurada com espaços multiuso
Em 2015, o escritor que dá nome ao equipamento completa cem anos, assim como o prédio que abriga a biblioteca

A reinauguração da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho aconteceu no aniversario da cidade – Foto Alfredo Filho -Secom Ilhéus.
Em comemoração ao aniversário de 481 anos de fundação da cidade de Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro reinaugurou, no domingo, 28 de junho, a Biblioteca Pública Adonias Filho, instalada no histórico prédio General Osório, localizado na Praça Castro Alves, no centro da cidade, totalmente recuperada. A solenidade contou com as presenças do vice-governador da Bahia, João Leão, do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, os deputados federais Davidson Magalhães, Mário Negromente Júnior e Cacá Leão, deputado estadual Eduardo Sales, secretários municipais e outras autoridades.
Ao presidir a solenidade, o prefeito Jabes Ribeiro lembrou que encontrou o prédio da biblioteca (primeiro colégio público de Ilhéus), praticamente em ruínas. Com recursos próprios do município, foram feitas revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, melhoria no telhado, recuperação dos forros, pisos, paredes, área interna e colocação de pisos antiderrapantes. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 8 horas ao meio-dia.
UESC realiza o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática até quarta-feira (1)
Foi aberto, no auditório do centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/BA, na manhã desta segunda-feira(29), o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat). o evento terá 22 palestras, serão apresentados 38 trabalhos com um publico de mais de 600 professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação do Brasil, Portugal, Moçambique, Chile, Espanha e Colômbia.
Com o tema central “Educação Matemática e contextos da diversidade”, as discussões estão mais circunscritas à pesquisa, é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM). Segundo os organizadores, o Sipemat no Estado da Bahia, mais especificamente na UESC, sobe a coordenação da Profa. Dra. Eurivalda Santana (UESC), se justifica por estar neste contexto o primeiro mestrado da área de Matemática da região Nordeste do Brasil, iniciado em 2012, quando ocorreu a terceira edição do Simpósio. “Desta forma a sinergia da comunidade de pesquisadores envolvidos com o Sipemat conduziu o PPGEM ao cenário de debates das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área da “Educação da Matemática”, textualiza a coordenação do 4º Simpósio.”
Há entendimento de que a Educação Matemática vem passando por diferentes avanços no panorama mundial e diferentes perspectivas de pesquisa surgem nesse cenário. Uma dessas perspectivas é impulsionada pela presença de múltiplas culturas, nacionalidades, raças e etnias nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Essa necessidade torna latente a necessidade de expandir pesquisas e discussões, bem como buscar a ampliação da produção de conhecimentos científicos que atendam às demandas especificas por uma Educação Matemática Crítica e Inclusiva.
Os estudiosos dessa área do conhecimento entendem que o Brasil possui uma grande tradição de estudos culturais em Educação Matemática, tendo o professor Ubiratan D’Ambrosio como o seu principal expoente. Além disso, diversos trabalhos foram desenvolvidos mostrando o pensamento matemático em grupos culturalmente diversos, como os povos indígenas, quilombolas, pescadores, vendedores de rua, dentre outros.
Simpósio comemora os 30 anos da Lei da Ação Civil Pública
Evento discutirá conquistas adquiridas pelo MPT com a regulamentação do instrumento jurídico
Brasília – A Lei 7.347/1985, que regulamentou o instrumento da ação civil pública, completou 30 anos. Para celebrar a data, o Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), realizará um simpósio sobre os avanços e conquistas adquiridas ao longo das três décadas. A programação ocorrerá nos dias 1º e 2 de julho, no Memorial da Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília.
O objetivo é reunir o quadro atual dos integrantes do MPT com aqueles procuradores que fizeram parte da história da instituição durante o processo de implantação da lei. O evento também discutirá o futuro do direito do trabalho, do MPT e do papel do órgão na construção de uma sociedade melhor.
A abertura do simpósio, no dia 1º d e julho, contará com a participação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot; do procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo; do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Antônio José de Barros Levenhagen; do subprocurador-geral do Trabalho e conselheiro Jeferson Luiz Pereira Coelho, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ; dos ex-procuradores-gerais da República José Paulo Sepúlveda Pertence, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Aristides Junqueira Alvarenga, jurista.
MENSAGEM DA SEMANA
Caros amigos e amigas,
OBJETIVOS
Mantenha em sua vida uma unidade de plano, para conseguir seus objetivos.
Veja um colar de pérolas: estão todas presas por um fio.
Se este arrebentar, as pérolas se espalham.
O que é o fio para o colar de pérolas, é a unidade de plano em nossa vida.
Não deixe que as pérolas de suas ações se percam, por lhes faltar o fio que lhes mantém a unidade. (C.Torres Pastorino)
Que todos tenham uma semana de PAZ e LUZ, repleta de SAÚDE e a BENÇÃO misericordiosa de DEUS, que é um Pai de infinita bondade e amor.
ZÉCARLOS JUNIOR
- 1