WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


setembro 2015
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  








Reforma do Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus está em fase final

Unidade tem como objetivo retirar animais das ruas, oferecer vacinas contra doenças em bichos e combater doenças

Reforma do CCZ de Ilhéus - Foto Alfredo Filho Secom Ilhéus.

Reforma do CCZ de Ilhéus – Foto Alfredo Filho Secom Ilhéus.

 A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde (Sesau) e Infraestrutura (Seintra), está executando, com recursos próprios, as obras de reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonozes,  localizado no bairro Teotônio Vilela, nas proximidades da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR 415). O equipamento é voltado para o controle populacional de animais errantes e prevenção de doenças que podem ser transmitidas à população, como raiva, leptospirose e leishmaniose.

De acordo com o coordenador da unidade, Aloísio Leite, todo o equipamento está passando por melhorias nas suas instalações elétricas e hidráulicas e os trabalhos seguem em bom ritmo. Envolve uma revisão geral nos forros e telhados e a recuperação ou substituição das esquadrias internas e externas. “O esforço contempla, ainda, a reforma da sala cirúrgica, do setor administrativo, do curral, das baias, do almoxarifado, dos banheiros e das salas de vacina, necropsia e isolamento”, informa.

Informou o secretário de Saúde, Antonio Ocké, que a reforma do espaço se deu por determinação do prefeito Jabes Ribeiro. A unidade conta com os serviços de três veterinários, um zootecnista, um técnico em zootecnia, um auxiliar de serviços gerais, dois motoristas e cinco auxiliares de veterinária. Entre as principais atividades da Unidade, destacam-se a castração de cães e gatos para controle populacional, a vacinação antirrábica, a captura de cães mordedores, de animais doentes, a de equinos em locais públicos e o controle de ratos, escorpiões, carrapatos e caramujos africanos, entre outros.

Ainda de acordo com o coordenador Aloísio Leite, “com relação às áreas reservadas para o canil e para o gatil, além de serem duplicadas, passando de seis para 12 e de uma para duas, respectivamente, elas também receberão azulejos e pisos antiderrapantes”. Por fim, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses chama atenção para o fato de que se encontra também no projeto a construção do muro da unidade.

Zoonoses – Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre os animais e o homem. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser diversos tipos de microorganismos, como vírus, fungos e bactérias. Elas podem ser antropozoonozes, que são doenças primárias nos animais e podem ser transmitidas aos homens, e zooantroponoses, que são       doenças primárias nos homens e podem ser transmitidas aos animais.

Em virtude da complexidade do tema, o CCZ trabalha permanentemente com a distribuição de materiais informativos e com a realização de palestras educativas, versando, entre outros, sobre o combate a diversas doenças transmitidas pelos animais, bem como o controle populacional de pombos, morcegos e caramujos.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

1 resposta para “Reforma do Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus está em fase final”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia