Patra oferece profissionais diaristas qualificados em Itabuna
Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo chega à Costa do Cacau com profissionais treinados pelo SineBahia.
Encontrar mão-de-obra de qualidade em diversas categorias de diaristas, contar com serviços realizados através de uma tabela com preços acessíveis, e ter a garantia de ser atendido por profissionais treinados e acompanhados pela equipe do SineBahia. Essas são algumas das vantagens encontradas, desde agosto de 2015, pelos cidadãos de Itabuna, que podem, desde a inauguração da Unidade Modelo do SineBahia na cidade, solicitar o atendimento dos profissionais vinculados ao Programa do Trabalhador Autônomo (Patra).
Muito conceituado em Salvador – com mais de 10 mil atendidos/mês realizados apenas na capital -, o Patra chega à Costa do Cacau para melhorar o serviço de diarista, facilitando a vida dos usuários do serviço, e possibilitando aumento na renda dos profissionais credenciados.
O Programa é desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e, apesar de novo na região cacaueira, o Patra já possui outras sete unidades no Estado, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jequié.
Titular da Setre, secretário Álvaro Gomes festeja o sucesso do programa em Itabuna e o crescimento no Estado. “O Patra é uma ferramenta espetacular na geração de trabalho e renda nesse momento de retração da atividade econômica no país. Estamos dedicando uma atenção especial a esse programa, ampliando o número de categorias e também de perfil desses profissionais, para que chegue a vários outros municípios baianos. Em breve, inclusive, vamos lançar o Portal Patra, para facilitar ainda mais a vida desses trabalhadores e dos usuários do serviço”, salienta o secretário.
Para o coordenador do Patra Itabuna, Elan Barros, as principais vantagens na contratação dos diaristas são: a qualificação profissional destes, através de palestras/oficinas e a não obrigação em manter os vínculos trabalhistas e em cobrança de custos adicionais. “Quando o profissional passa pelo programa, ele é capacitado para ter um comportamento diferenciado com ética e bons hábitos de conduta”, enfatiza.
Como funciona: O Patra de Itabuna contempla onze categorias: faxina, serviços gerais, lavanderia, cozinheira, congelamento, forno e fogão, jardinagem, costura, garçom, piscineiro e construção civil (pedreiro, pintor, encanador e eletricista).
Através de um catálogo composto por diaristas que já atuam nas suas respectivas áreas e que passam por treinamento feito pela equipe do SineBahia, o Patra cumpre sua principal finalidade, a de intermediar a relação entre o empregador e diaristas.
A estudante Raissa Santana é uma das profissionais que procuraram o SineBahia buscando se inserir no Programa como prestadora na área de auxiliar de serviços gerais. Ela considera que essa será uma boa oportunidade tanto para os profissionais, que buscam novas alternativas no mercado de trabalho, quanto para os contratantes, que priorizam o custo-benefício.
Ao precisar de profissionais prestadores de serviço de uma das categorias que compõem o Programa, o contratante – pessoa física ou jurídica – solicita um dos colaboradores pessoalmente na unidade de atendimento do SineBahia (Av. Inácio Tosta Filho, Centro) ou no telefone (73) 3613-2913.
O valor mínimo da tabela de diárias equivale a R$70,00. Nos casos de contratação de profissionais da construção civil, é feito um orçamento, através de uma visita ao local, com custo inicial apenas de R$12,00, que corresponde ao deslocamento do trabalhador. Este valor ainda é abatido posteriormente, caso o serviço seja contratado.