Maramata realiza atividades com alunos do Colégio Padre Luís Palmeira, em Ilhéus
Os alunos recolheram lixo descartado na Praia da Maramata, produziram uma horta vertical para o próprio colégio, além de receberem orientações sobre preservação do meio ambiente
O Projeto Maramata nas Escolas, desenvolvido pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia da Prefeitura de Ilhéus, realizou diversas atividades ambientais com alunos do 6° ano do Colégio Padre Luís Palmeira, nesta quarta-feira (16), no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade.
Durante todo o dia, foram realizadas atividades como coleta de resíduos sólidos que foram descartados na Praia da Maramata, reconstrução da horta vertical no colégio, além de instruções e alertas sobre o cuidado com o meio ambiente. Os alunos também realizaram uma visita guiada ao Museu do Mar e da Capitania, mantido pela Maramata.
Segundo o professor Telynisson Pereira, o Teco, as formas de ensino estão mudando e buscar outros métodos de passar o conteúdo aos alunos é um desafio. “É o que chamamos de extra-muro, onde buscamos tirar os alunos das quatro paredes e colocá-los em contato com a prática, como pegar em minhocas, recolher o lixo, realmente colocar a mão na massa”, conta.
Para o presidente da Maramata, Frederico Andrade a proposta coincide com as ideias da universidade, que visam à sensibilização da sociedade. “Estamos sempre buscando ampliar horizontes, para podermos atingir o maior número possível de pessoas e atentá-las quanto às necessidades da preservação do meio ambiente”, comenta.
Nas escolas – Através do Projeto Maramata nas Escolas, a Universidade tem alcançado novos públicos, recebendo alunos no próprio campus bem como realizando visitas às escolas.
Para agendar uma visita, basta entrar em contato através do telefone (73) 3632-3698 ou pelos e-mails maramataios@gmail.com e maramatacomunicacao@gmail.com, informando horário, quantidade de pessoas e se há um tema específico a ser trabalhado. A Universidade funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 08h30min às 17h30min, no bairro Nova Brasília.