Ilhéus acumula perdas de receitas com ICMS e FPM no segundo semestre
Em setembro, recursos do FPM apresentaram diminuição de 33%. A isso, soma-se o recuo das receitas adquiridas através do ICMS

Panorâmica de Ilhéus com a Catedral de São Sebastião em primeiro plano – Foto-Alfredo-Filho-Secom-Ilhéus.
As perdas com o Fundo, anunciadas pelo Tesouro Nacional, representam, em valores absolutos, prejuízo de R$ 1,3 milhão aos cofres municipais neste mês. A isso, soma-se a redução dos repasses do ICMS, que acumulam perda de 12% somente neste semestre.
O secretário da Fazenda explica que em julho, a diminuição do repasse do imposto chegou a 21,4%. Já em agosto, houve recuperação de apenas 9,6%, não suficiente para repor o prejuízo. Essas reduções são creditadas ao cenário de estabilidade econômica por que passa o Brasil, inclusive com recuo na arrecadação e aumento da dívida pública.
De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, diante desse quadro, que pode não se reverter em curto prazo, o município continuará mantendo esforços para pagar fornecedores e o funcionalismo em dia. “Mesmo com essas dificuldades, vamos manter o compromisso de continuar pagando a folha rigorosamente, respeitando cada trabalhador e suas famílias”.
Da mesma forma, Ribeiro lembra que é necessário continuar com o trabalho de aumento das receitas próprias, como forma de fazer frente às perdas, e conseguir manter a máquina pública funcionando, inclusive mantendo as obras e projetos em execução.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom.
… E vai continuar caindo, pois socialista não estuda economia e não faz a mínima ideia do que seja uma “curva de Laffer”… Além do Município só ter acesso a 11% dos impostos (89% do arrecadado vai pra “cupanheirada” de Salvador e Brasília), novos tributos estão sendo planejados para conter o “rombo” de 54% do PIB em dívida pública…
É aquela máxima do Milton Friedman: o pior jeito de se gastar dinheiro é gastar dinheiro dos outros supostamente com os outros.
Ainda temos que ler comentários de política econômica jurássica defendidos em Ilhéus, na Bahia e no Brasil, como se isto fosse solução para algo, mas nada mais é do que a repetição de políticas estatistas caducas que retiram do povo a própria liberdade para entregar na mão de “líderes” a decisão de suas vidas…
“Um Governo que tem poder para te dar tudo, também tem poder pra te tirar tudo.” Ronald Reagan.
TRISTE E DEGRADANTE!!!!!!
Meus querisos
Por favor quando colocarem uma fotografia representando Ilhéu, coloquem apenas a Catedral ou, não coloquem mais a vista panorâmica de nenhum ângulo da Avenida Soares Lopes, pois assim seremos levados à mais absoluta tristeza e saudosismo.
Quem te viu e quem te vê.
Tinho, mano querido, beijo grande e lembranças a todos daí.
Com carinho
José Rabat Chame
Vitoria da Conquista Ba
jose.rabat@hotmail.com