SecultBA inscreve para colegiado de gestão participativa em Itabuna
Secretaria apresenta instância colegiada do território Litoral Sul durante a programação do Territórios Culturais em Diálogo, no dia 24 de setembro
A Secretaria de Cultura do estado da Bahia (SecultBA) abre inscrições para o colegiado de gestão participativa do Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela Secretaria em Itabuna, território do Litoral Sul. A apresentação do colegiado será realizada durante o evento Territórios Culturais em Diálogos: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, na próxima quinta-feira, dia 24, no mesmo centro cultural. As inscrições podem ser feitas através de formulário eletrônico disponibilizado no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br) até o dia 04 de outubro. As inscrições são gratuitas, assim como a participação no evento.
Os colegiados de gestão participativa são instâncias de controle social para acompanhamento da gestão dos centros de cultura. De caráter consultivo e opinativo, o colegiado tem entre os seus objetivos a função de apoiar e avaliar a gestão do espaço cultural, propor estratégias para a dinamização do mesmo e contribuir para tornar o Centro numa referência na produção e difusão cultural do seu território. Cada colegiado terá entre cinco e 30 membros, a depender da quantidade de inscritos no processo seletivo. Após as inscrições, serão eleitos os de maior representatividade cultural. A apresentação do colegiado de gestão participativa terá como base as instruções da Portaria 338/2014, que institui os Colegiados no âmbito dos Espaços Culturais da SecultBA.
De acordo com superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães, a instituição do colegiado de gestão participativa é uma grande oportunidade para a comunidade propor a ampliação do conceito de centro de cultura. “Um centro de cultura precisa ser mais do que uma casa de artes e espetáculos. Além disto, ele necessita estar no cotidiano da sociedade à sua volta, pautando as diversas questões sociais do seu cotidiano, porque isto também é cultura”, destaca Sandro.
Sobre o Centro de Cultura Adonias Filho – O Centro de Cultura Adonias Filho foi inaugurado em 1986 e possui foyer, galeria, sala principal com 360 lugares, três salas de ensaio e uma concha acústica. Em sua programação costuma receber espetáculos locais e nacionais, especialmente de teatro e dança. O espaço cultural leva o nome de Adonias Filho, membro da Academia Brasileira de Letras que tem larga contribuição cultural no país. Em novembro deste ano, será comemorado o centenário de seu nascimento.
Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org.
Inscrições para colegiados de gestão participativa
Onde: Centro de Cultura Adonias Filho (Praça José Almeida Alcântara, s/n, Centro – Jardim do Ó – Itabuna/BA)
Quando: De 24 de setembro a 04 de outubro de 2015
Mais informações:
Telefone: (73) 3211-6429/(73) 3613-9800/(71) 3103-3415
E-mail: ccadoniasfilho@gmail.com / diretoria.espacos@cultura.ba.gov.br
Blog: www.espacosculturaisbahia.org