Prefeito de Ilhéus sancionará nova Lei de Uso e Ocupação do Solo
O ato será realizado no Palácio Paranaguá, nesta sexta-feira. A lei tem como principal objetivo regulamentar e planejar a ocupação do território ilheense
Os estudos para elaboração dessas novas leis municipais foram iniciados, há mais de dois anos, pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema). Durante o ano passado, ocorreram audiências públicas com a finalidade de debater o conteúdo do projeto de Lei com todos os segmentos sociais e econômicos envolvidos em torno da matéria. A última audiência, realizada no mês de maio passado, contou com as participações do prefeito Jabes Ribeiro, do presidente da câmara, Tarcísio Paixão, o promotor público Paulo Sampaio, empresários do setor da construção civil, entre outros.
Após apreciação e votação da Câmara de Vereadores, o prefeito fará a sanção desse arcabouço jurídico que tem como principal objetivo regulamentar e planejar a ocupação do território ilheense. As leis trazem normas a serem seguidas por quem pretende erguer edificações na cidade: determina alturas máximas para prédios, principalmente na orla do município e na região próxima ao aeroporto; estabelece distância mínima entre prédios, para evitar problemas com a propagação do som e penetração do sol; reduz exigências para pequenas edificações; e prevê a regularização de imóveis construídos sem conformidade com a lei, entre outros.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.