Entre as principais novidades, o curso trouxe para os profissionais do setor as principais técnicas do surf que podem ser usadas para auxiliar salvamentos no mar

Curso de capacitação Surf Salva, promivido pela prefeitura de Ilhéus-foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus

Curso de capacitação Surf Salva, promivido pela prefeitura de Ilhéus-foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus

Curso de capacitação Surf Salva-foto Gidelzo Silva 26.11

Curso de capacitação Surf Salva-foto Gidelzo Silva 26.11

O Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Ilhéus participou nesta quinta-feira, dia 26, na Praia do Cristo, área central da cidade, das aulas práticas do curso “Surf Salva – Emergências Aquáticas. A capacitação, cuja parte teórica foi realizada nesta última quarta-feira, 25, na Academia de Letras, foi ministrada pelo diretor social da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), Jorge Cerqueira. Membro do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Salvador há 24 anos, Cerqueira elogiou a iniciativa do governo municipal de seguir qualificando seus servidores com o objetivo de garantir o bem estar, a tranquilidade e a segurança dos ilheenses e turistas nas praias do município.

“Além de suas belas praias, Ilhéus é uma cidade importante tanto do ponto de vista histórico quanto cultural e arquitetônico. Com esse imenso potencial turístico, aliado à chegada do verão, com certeza, o município estará recebendo nos próximos meses milhares de visitantes, realidade que requer um corpo de salva-vidas ainda mais preparado”, comentou, na ocasião, Jorge Cerqueira.

Segundo o diretor social da Sobrasa, além da parte teórica, que envolveu itens como prevenção, oceanografia e reanimação cardiopulmonar, o curso trouxe para os salva-vidas de Ilhéus as novas técnicas de salvamento aquático que utilizam as pranchas de surf. “A ideia é que cada posto de observação do litoral ilheense passe a dispor desse pranchão, que possui 2 metros e 45 centímetros de comprimento e que possibilita o salvamento de até três pessoas”, disse Cerqueira, acrescentando que o equipamento encurta o tempo de resgate.

Opiniões – Presidente da Associação dos Salva-Vidas de Ilhéus e do Sul da Bahia (Asvisulba), Joaques Silva lembrou que foi a primeira vez que a cidade recebeu um curso desse porte. “Em razão disso, é fundamental elogiar a parceria com a Sobrasa e, sobretudo, com a Prefeitura, que segue investindo no aperfeiçoamento do nosso trabalho, seja através da aquisição de equipamentos, seja por meio da realização de cursos de capacitação”, afirmou.

Já Wallace Sampaio, salva-vidas da Prefeitura de Ilhéus desde 2011, reiterou, durante as aulas práticas, a importância da capacitação contínua. “As novas técnicas vão surgindo. Por isso, precisamos estar sintonizados com o que há de mais moderno sempre com o objetivo de garantir a segurança dos banhistas”, completou. Por sua vez, Domingos Madureira, que há catorze anos integra os quadros do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus, lembrou que, com a qualificação, quem ganham são os ilheenses e os turistas que visitarão a cidade durante o verão. “Com certeza, após esses dois dias, estaremos ainda mais preparados para oferecer, nas praias do município, um serviço mais eficiente”, enfatizou.

Especial – O chefe do Corpo de Salva-Vidas, Alexandre Mendonça, lembra que os servidores do setor atuam na faixa litorânea situada entre a Praia de Mamoan, na zona norte, e Águas de Olivença, na orla sul da cidade.Segundo ele, esta área possui 30 postos avançados e, para a operação especial que está sendo montada para o próximo verão, “a proposta é que eles disponham de diversos equipamentos importantes para o salvamento aquático, comokits de primeiros socorros, óculos, pranchões, boias e binóculos”, salientou.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.