Unidade do Centro de Formação em Artes seleciona novos alunos para o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança

Dança

Dança

Estarão abertas entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2016 as inscrições para novos alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, oferecido pela Escola de Dança da FUNCEB, integrada ao Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas de duas formas: presencial, para os residentes em Salvador, e pela internet, através de e-mail, inscricaocursotecnico@gmail.com para moradores de outras cidades.

Para os residentes em Salvador, é preciso comparecer à sede da Escola de Dança da FUNCEB, no Pelourinho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30, munidos de uma foto 3×4 e cópia da carteira de identidade. No local, os candidatos irão preencher uma ficha, entregue no ato da inscrição. Já os que residem que fora de Salvador devem enviar e-mail para o endereço eletrônico inscricaocursotecnico@gmail.com, solicitando a ficha de inscrição. Os que se inscreverem nessa modalidade precisam aguardar a confirmação de inscrição, a ser encaminhada também por e-mail; caso isso não ocorra, devem entrar em contato com a unidade para esclarecimentos pelo telefone (71) 3116-6641.

São oferecidas 60 vagas para pessoas com Ensino Médio completo. Os candidatos inscritos passarão por uma seleção específica, constando de atividades técnicas, criativas e de apreciação (escrita). Estas atividades acontecerão entre os dias 30 de janeiro a 1º de fevereiro, das 8h às 12h30. O resultado da seleção será divulgado no dia 3 de fevereiro a partir das 14hs no mural da Escola de Dança e no site da FUNCEB. A matrícula dos aprovados na seleção será realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro, das 8:30 horas as 12horas, o custo da taxa de matrícula é de R$ 20 por semestre. As aulas terão inicio no dia 15 de fevereiro, das 7h30 às 12h20.

Com duração de dois anos e meio e carga horária total de 1.932 horas, o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e já formou 26 turmas de novos profissionais, que vêm contribuindo para o cenário da dança da Bahia. O Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança foi criado em 1988 com o objetivo de capacitar jovens com conhecimentos e habilidades gerais e específicos na área da dança, visando à formação de profissionais aptos a uma ampla atuação, como dançarinos, intérpretes, produtores, coreógrafos-criadores e multiplicadores em dança.

No percurso da formação, os estudantes têm acesso a uma gama de informações e experiências artístico-pedagógicas em dança de caráter prático-teórico, perpassando as diferentes maneiras de estudar técnicas de movimento como a capoeira, a dança moderna, o balé clássico, dança afro e populares, além das diferentes proposições em técnicas contemporâneas. Em articulação com estes conteúdos técnicos, os alunos desenvolvem também reflexões sobre a dança, a educação e o corpo numa perspectiva histórica, estética e cinesiológica, culminando com as experimentações artísticas e configurações coreográficas a partir dos Laboratórios de Criação.

A metodologia utilizada estimula o trânsito e a complementaridade entre linguagens artísticas (teatro, música, artes visuais etc.) e outras áreas de conhecimento, reafirmando a flexibilidade e a abertura das abordagens corporais para diálogos entre os diferentes saberes. Todo este trajeto é subsidiado por etapas de estágios nas quais os futuros profissionais têm a possibilidade de vivenciar experiências diversas, observando ainda a dinâmica de gestão e produção cultural na atualidade.

SELEÇÃO – Os candidatos inscritos passarão por um teste de seleção que é composto de três partes: Aula de Técnica, com candidatos observados quanto ao seu desempenho em relação às técnicas de movimento em geral; Critica/Reflexiva, com avaliação da articulação de ideias em forma de texto dissertativo, a partir de apreciação estética em dança; Criativa, através de estudos de improvisações e pesquisa de movimento. As atividades avaliativas são conduzidas pelos professores da Escola de Dança, que, juntos, também compõem a equipe avaliadora. A seleção se baseia no potencial técnico-criativo e reflexivo do candidato, em busca de confirmar seu interesse em atuar profissionalmente em grupos de dança. São ainda observadas a motivação, a iniciativa, bem como a postura investigativa diante das ações propostas.