Rebocadores do Antigo Porto de Ilhéus
Saudades – Bons Tempos
Amigos fazendo uma pesquisa tal, encontrei no R2CPress de 04-Nov-2011, um papo entre os Ilheenses (Sr.Jose Renato Ribeiro e Sr.João
Otavio) sobre os nomes dos rebocadores do antigo porto de Ilhéus, no estuário do Rio Cachoeira.
Um ou outro, não lembro, se dava por esquecido destes nomes…vamos tentar ajudar, vale a pena matar saudades dos bons tempo que pulávamos da ponte de cimento e nadava fazendo a volta dos rebocadores ou navios atracados.
Lembro logo do mais famoso: O Gal. Osório – Loydde Brasileiro
O São João – DBrussel
O Romeu Bastos Loydde – (Tudo indica que está aqui em Salvador na
ativa, logo que tenha tempo foi fotografar.)
O Sampaio Ferraz – que fundou numa tarde de tempestade levando
levando alvarengas c/ cacau. Cmte: José Fumaça
que morreu no acidente.
Felicidade – D.Brussel
As lanchas Ulla, Sapetinga e Santana
Para completar, lembra dos navios que faziam as linha Ilhéus-Salvador, quando ainda não tinha a SULBA: Eram o Comandante Capela e o Bahia – 02 dias viagem !!!!
Estas discurssões são valiosas pois bota a Historia ativa.
Um abraço saudoso a todos os meus amigos de Ilhéus.
Paulo Miled (miled da Rua Carneiro da Rocha)
pmiled@yahoo.com
Olá Roberto, boa tarde!
Estava dando uma pesquisada na NET sobre as lanchas e rebocadores lá de Ilhéus, todos da D. Brussel e me deparei com seu SITE, legal com lembranças desta cidade maravilhosa no nosso tempo de criança e adolescente. Eu sou neto do Sr. JOSÉ HORTÊNCIO que tinha uma madereira junto ao CAFÉ POLAR, morei na HENRIQUE DEVOTO, a maioria tinha por de 13 a 16 anos, tomei muito banho nas pontes e também pesquei muito por ali. Faltou você falar do incendio do URUBATAN e do naufrágio na ponte de cimento doe um navio carregado de bois. A turma da CARNEIRO DA ROCHA e da pesada só perdia para os caras da avenida. Abração.