NOTICIAS DE ARACAJU – SERGIPE
Desde o mês de dezembro de 2015 resolvi passar as festas de final de ano e carnaval em Aracaju junto com minha família. Afinal apesar de amar minha cidade, gosto de vez em quando passar uns dias com minha filha. Aracaju é uma bela cidade, cresce cada vez mais, o povo Sergipano tem orgulho de ser Nordestino. Sentimos que a crise financeira e politica aterrizou também aqui, principalmente pelo preço do petróleo que é a maior fonte de renda do Estado e consequentemente de alguns Municípios.
O Estado passa pela pior crise financeira de todos os tempos, não conseguiu sequer pagar o decimo terceiro salário dos servidores, parcelando em seis vezes apartir de fevereiro de 2016. Apesar de aprovar o Plano de Cargos e Salários dos Servidores em setembro do ano passado, até a presente data não vingou devido a Lei de responsabilidade fiscal. As vantagens dos servidores por tempo de serviço foi as favas, a Camara de Deputados aprovou o projeto do Governo alegando falta de recursos financeiros. O Estado esta parado, não vemos nemhum investimento, a construção civil esta estagnada.
O comércio esta com um movimento apatico, muita gente nas ruas, shoppings e restaurantes, contudo o consumo é aquem do esperado. Tempos passados se construiu muito na Capital e no interior, com muita pujança e determinação, contudo no momento é tempo de reflexão e conservar o que foi realizado materialmente. Podemos destacar no entanto que a cidade é aprazivel e gostosa de se viver. Aliás tem muitos Ilheenses residindo aqui, vez em quando encontramos com um conterraneo. As praças são bem cuidadas, os jardins são arborizados e todos os dias a Prefeitura rega as plantas e as gramas. Os passeios são por igual, lisos, possibilitando aos transeuntes a fazer sua caminhada sem nenhuma possibilidade de tomar um trompaço e se esborrachar no chão.
Verificamos em diversos lugares como Avenida Beira Rio, 13 de Julho e na Orla Atalaia, onde encontramos diversas opções para degustar uma boa culinária nacional e internacional. A musica nordestina é o que predomina nas passarelas de alguns restaurantes, com os garçons vestidos a carater. Vez em quando visitamos o Mercado Municipal onde encontramos uma variedade de opções de comidas tipicas e lembranças da região. O interessante é a limpeza e organização do Mercado, até mesmo os banheiros públicos merecem aplausos.
No comércio podemos encontrar uma variedade de lojas de todos os gêneros e não deixar de visitar a Rua 24 Horas, onde também existe um mercado de artesanato bastante interessante. Para um passeio ao ar livre optamos pelo Parque do Cajueiro, onde a população desfruta da tranquilidade e segurança para uma boa caminhada e passeio ciclistico. No momento existem somente dois shoppings o Jardins e Rio Mar, os quais dispoem de praças de alimentação e cinemas bastante confortaveis. Atualmente esta sendo construído mais um shopping no Bairro industrial. O serviço de transporte urbano é considerado razoavel atende perfeitamente a população.
Não existe ainda projeto para construção de um metrô, contudo dentre em breve o povo Sergipano chegara a esse objetivo. As praias preferidas pelo publico são distantes do centro, porém são bastante movimentadas com varias barracas famosas. Estivemos também no Xingo na Barragem de São Francisco, é simplesmente imperdivel, vale apena visitar, é outro mundo. Por enquanto é o que temos a informar dizendo que o Estado de Sergipe está em expansão em todos os aspectos, principalmente com a chegada de visitantes e novos moradores oriundos de outros estados.
—
Colaboração de Luiz Castro
Bacharel Administração de Empresa