WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


maio 2016
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  






:: 16/maio/2016 . 17:42

Transporte escolar só pode ser feito por motoristas e veículos cadastrados, alerta Sutran de Ilhéus

Lista de prestadores desse tipo de serviço que estão regulares no município pode ser acessada na internet, na página da Superintendência Municipal de Trânsito

Sutran de Ilhéus realiza constante trabalho de fiscalização do transporte escolar -foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus

Sutran de Ilhéus realiza constante trabalho de fiscalização do transporte escolar -foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus

Com o objetivo de garantir a segurança e conforto daqueles que usam transporte escolar particular, a Superintendência de Trânsito (Sutran) de Ilhéus mantém um rígido esquema de fiscalização, que consiste em vistoriar, a cada seis meses, todos os carros que operam nesse sistema. Durante a vistoria são verificados todos os itens de segurança, como extintor de incêndio, pneus, faróis, buzinas, cinto de segurança, o estado de conservação do veículo e a conduta ao volante do motorista. O cumprimento dessas exigências deve ser levado em conta no momento de contratar esse tipo de serviço.

No primeiro semestre do ano, os veículos vistoriados e aprovados recebem o alvará, que deve estar estampado na lateral, bem como a faixa amarela com o nome “escolar”, afirma o superintendente municipal de Trânsito, Paulo Machado. Além disso, o condutor desse tipo de veículo precisa da habilitação na categoria D e de cadastro junto ao Departamento de Trânsito da Bahia (Detran/Ba).

Segurança – “Outro ponto importante é a conduta do motorista que presta esse tipo de serviço, salienta Paulo Machado”. Ele explica que, a cada seis meses, todos os condutores relacionados no município têm o histórico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vistoriado e aqueles reincidentes em infração de trânsito média, grave ou gravíssima dentro deste período ficam impedidos de exercer a atividade por um ano.

A relação dos motoristas que estão aptos para conduzir veículos de transporte escolar está disponível na internet, na página oficial da Sutran de Ilhéus (http://goo.gl/nUYP7E). Dessa forma, os pais de estudantes que optaram por usar esse tipo de serviço podem acompanhar a regularidade do cadastro, tanto dos motoristas, quanto dos veículos. Outras informações podem ser obtidas na sede da Sutran, na Avenida Roberto Santos, nº 86, (antiga Avenida Esperança), das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Luiz Castro em: DECOLORES

O ESTADO LIVRE DO PONTAL – II

Morava ainda no Pontal, Aulo e Alciato de Carvalho, desde os tempos de jovem quando ainda vivo eu pai Dr. Afonso de Carvalho, político e advogado de notável saber jurídico, casado com Autinha Berbert, sempre alegre, otimista de gestos impregnados de ternura e bondade. Souza Pinto, que se ofendia  quando perguntava a ele se era filho de Souza Galo. O José de Goes agrimensor que mesmo idoso nadava atravessando o Pontal a Ilhéus e vice-versa. Usava uma cartola coco e quando deixaram de fabricar aquele tipo de cartola, ele deixou de usar chapéu. Adelino Roberto da Costa, poeta porteiro do Foro. Presidente da Colônia de Pesca. . Leolindo Marques, Oficial de Justiça, chefe político do PSD chegou a ser suplente de vereador. José Pedro dos Santos, Escrivão de Paz, dizem que tinha cerca de 40 filhos, talvez seja por isso que em uma eleição foi eleito vereador com expressiva votação. Meus parentes Silvio Amaral e os descendentes de Macedônio de Castro, sempre moraram no Pontal. Moradores mais antigos, José Gaudencio, que eu e meus irmãos chamávamos de tio José Pequeno. . Com suas filhas Francisquinha e Sil, Sebastião Fragoso, João de Goes, Erotildes Melo, Adalgisa e sua irmã Estefania, Passinho, corregionario e cabo eleitoral do Pedro Catalão. Trajano e Aristarcho Weil, moraram uma temporada por lá. Ataide sempre em lutas com Arnaldo Badaro., vez por outra saiam uns tirinhos de leve. Oscar Leite e seu clarinete, comandando uma boa turma que tinha como ajudante Zacarias Faroleiro. Edmundo Domingues e Nair, Miguel Faria e Fernando do Rosário, que disputavam com Galério as pilherias com os demais. Osmundo Marques, o Juiz de Paz. O Engenheiro Caribé, empreiteiro da Prefeitura, pagava aos fornecedores e operários com vales se tronaram as “famosas Carbelinas” que descontados por comerciantes da praça com deságio. Também proprietário da empresa de lanchas confortáveis para o transporte de passageiros Ilhéus-Pontal empreendimento de curta existência. Os candomblés de Raquel no caminho de Olivença e Percilia de Salvador, ainda hoje representada pelas suas filhas de sangue e sucessores na seita Conceição e Esmeralda.

:: LEIA MAIS »

Comunidade de Olivença, em Ilhéus, encerrou a Festa do Divino Espírito Santo

Vice-prefeito Carlos Machado acompanhou o último dia de festejo, neste domingo, 15

Festa do Divino Espirito Santo em Olivença, Ilheus - foto Gidelzo Silva Secom Ilheus

Festa do Divino Espirito Santo em Olivença, Ilheus – foto Gidelzo Silva Secom Ilheus

A comunidade católica de Olivença, na zona sul de Ilhéus, comemorou no domingo, 15, o encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Escada. No último dia de homenagens, foi realizada alvorada, seguida de procissão pelas ruas do bairro e missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, que foi acompanhada pelo vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), pelo secretário de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, vereador Jamil Ocké, pelo administrador de Olivença, Rogério Dias, o coordenador de Ação Regional, Nilton Montargil, entre outras lideranças populares.

A Festa do Divino Espírito Santo é considerada um evento tradicional da comunidade de Olivença, localidade de destaque no município pelo seu caráter histórico e pelo fato de ser um ponto de atração turística. O nome litúrgico da festa do Divino Espírito Santo é “Festa de Pentecostes”, palavra grega que significa “cinquenta dias”.

No tempo de Jesus, a comunidade judaica celebrava em agradecimento pelas colheitas, 50 dias após a Páscoa, da qual participavam judeus de todas as partes do mundo. Nesse dia, Jesus enviou sobre os Apóstolos o Espírito Santo, como relatam os escritos bíblicos, que logo após começaram a pregar os seus ensinamentos.

Com os símbolos do Divino Espírito Santo, representados pela bandeira, a pomba, o fogo e a água, fieis caminharam pelas ruas de Olivença numa demonstração de fé capaz de reunir diferentes vertentes religiosas, como observou o vice-prefeito Cacá. “Temos uma festa bonita, de fé, comunhão com o Espírito Santo, mantendo a tradição e fortalecendo o patrimônio cultural e religioso de nossa Ilhéus”, acrescentou.

ITABUNA / Banco de Sangue volta a entrar em estoque crítico

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) está com estoque crítico de bolsas do tipo O Positivo e de todos os tipos Rh Negativos. A epidemia de arboviroses em Itabuna continua sendo uma das principais causas na queda no número de doações, já que as pessoas só podem voltar a doar passados 30 dias do fim dos sintomas. “Mas as pessoas que já cumpriram este prazo precisam vir ao Banco de Sangue e voltar a realizar a doação, pois muitas pessoas estão aqui precisando de sangue e dependendo dessas doações”, declarou o Coordenador de Captação, o enfermeiro Adelson Bispo.

ITABUNA

ITABUNA

Outra informação importante é sobre o tempo de inaptidão após a vacinação contra a Gripe Influenza. “Para algumas vacinas indicamos até 30 dias sem realizar a doação, mas para a vacina da Gripe H1N1, para a qual estamos em campanha, só é necessário aguardar 48 horas após a vacinação, já tornando-se apto a doar”, declarou Adelson.

Sobre a doação

O Banco de Sangue de Itabuna funciona no prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho em horário ampliado, sem intervalo para almoço, sendo durante a semana, das 7 às 17 horas e no sábado, das 7 ao meio-dia. Entre os requisitos para se tornar um doador de sangue estão: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Agradecimento

logo terras do sem fim

De: Hotel Pousada Terras do Sem Fim – Ilhéus – Bahia.

Para: Secretaria de Meio Ambiente – Ilhéus – Bahia.
CIPA. Companhia de Polícia Ambiental – Bahia.

O Hotel Pousada Terras do Sem Fim – Ilhéus – Bahia, através de seu administrador Leonardo Garcia Diniz, vem à público, tecer agradecimentos, especiais, pontuais e necessários, as entidades acimas citadas bem como a aqueles abnegados, seus servidores, que cumprem os deveres, impostos por função, para com a sociedade via muito respeito e dignidade.

Há mais de três anos o Hotel, seus funcionários e todo o seu entorno, sofrem ataques abusivos e periódicos de POLUIÇÃO SONORA; crime que vem sendo praticado por um vizinho do Hotel prejudicando, sobremaneira, o seu bom funcionamento e ao lazer e sossego de todos os seus hóspedes; provocando, com isso, comprovadamente, prejuízos econômicos significativos.

O Hotel através de ações pertinentes, junto ao Ministério Público, providenciou denúncias e foi o vizinho, por isso, devidamente acionado e multado, mas, infelizmente, o tal vizinho, acreditando na sua impunidade, continuou a agredir sua vizinhança com um seu paredão de som; reproduzindo músicas de baixa qualidade e péssimo gosto, principalmente e especialmente, as que induzem pensamentos e interpretações pornôs.

Neste final de semana, nomeadamente no domingo, 15/05/2016, durante o período da manhã, após estar sob um bombardeio sonoro, ininterrupto, desde a última sexta feira a noite, portanto, já há quase 72 horas, ligamos pedindo socorro à Secretaria de Meio Ambiente, como domingo, tudo fechado, incomodamos o Sr. Paulo Fonseca – Chefe Fiscalização – em seu fone particular, que sem reservas, prontamente, nos atendeu acionando de imediato a CIPA o que resultou num belíssimo trabalho culminado com a apreensão do paredão de som e resolvendo, cremos, definitivamente, o problema.

Ao Sr. PAULO FONSECA – Secretaria de Meio Ambiente, aos POLICIAIS da CIPA, gostaria eu, pelo Hotel e particularmente, agradecer o respeito, profissionalismo, mais ainda, a bem das entidades que eles representam, todo o carinho com que trataram da questão e a mim atendendo, com capacidade, enquanto cidadão e ao Hotel enquanto prestador de serviços à sociedade.

MUITO OBRIGADO SEMA!
MUITO OBRIGADO PAULO FONSECA!
MUITO OBRIGADO CIPA!

Respeitosamente, 16/05/2016,

Leonardo Garcia Diniz
HOTEL POUSADA TERRAS DO SEM FIM – ILHÉUS – BAHIA





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia