WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


novembro 2016
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  








TRINTA ANOS DE SOBRIEDADE

Tive na minha vida um seríssimo problema de alcoolismo, que me levou a enormes problemas financeiros, comportamentais, familiares e de saúde. Cheguei levado pelo alcoolismo, como se diz, “no fundo do poço”. Virei, como também se diz, um “farrapo humano”.

Depois de trabalhar na Prefeitura de Ilhéus (lá no Governo de Herval Soledade), CEPLAC, Banco Econômico, e Construtora Norberto Odebrecht, e ter construído uma carreira profissional sólida, vaguei por uma serie de outras empresas, onde depois de algum tempo, era dispensado em virtude dos meus problemas com o álcool.

Mas há exatos 30(trinta) anos, o pesadelo no qual eu vivi por mais de dez anos, começou a ter fim. E para esta mudança e o meu resgate, duas pessoas foram de fundamental importância. Falo de Martial Batista Câmara e sua esposa Maria Celina Pereira Câmara, que identificaram uma clínica em São Paulo, a REINDAL, pagaram o meu tratamento e também a minha viagem, contribuindo decisivamente para que eu viesse a ter uma nova vida, produtiva e feliz.

Lembro que saí daqui de Ilhéus, levado por minha irmã, Vitória, para a REINDAL em São Paulo, onde fiz um tratamento durante 14 dias. E de lá voltei consciente de que deveria afastar definitivamente as bebidas alcoólicas da minha vida. O que consegui fazer durante estes 30 anos, e espero continuar a fazer, até o fim dos meus dias.

Além de Martial e Celina, algumas outras pessoas foram de grande importância para a minha recuperação e eu listo a seguir.

Deusdélia, minha ex-esposa que muito sofreu com os meus problemas e que esteve junto a mim até a minha ida para fazer o tratamento, e depois da minha volta. Meu filho Ricardo que apesar de na época ainda não saber exatamente o que acontecia esteve também ao meu lado e foi um dos motivos da minha luta buscando a recuperação. Minha irmã Vitória que além de estar junto a mim na fase aguda do meu problema acompanhou-me até São Paulo. Todo o pessoal da CACAUDATA, onde trabalhei durante algum tempo, especialmente a minha amiga Sissi.

Muitas e muitas outras pessoas foram de grande importância para o meu retorno a uma vida produtiva e à minha re-inserção no mercado de trabalho e entre estas devo aqui ressaltar Fernando Rios do Nascimento e João Silva, que me acolheram no Sistema Copercacau e me deram a oportunidade de mostrar que eu estava recuperado e o meu amigo Paulo Eduardo Amorim de Carvalho, que confiou em mim e possibilitou que na BITWAY eu pudesse voltar a me realizar profissionalmente.

Quero deixar aqui uma mensagem de esperança para aqueles que vivem um problema de alcoolismo ou que experimentam este problema na família. LUTEM, o monstro é destruidor, mas a vontade de vencê-lo e a busca de ajuda através das pessoas certas podem ser fundamentais para uma VITÓRIA como a que eu obtive.

Carlos da Silva Mascarenhas

6 respostas para “TRINTA ANOS DE SOBRIEDADE”

  • Nilson Pessoa says:

    Parabéns, Mascarenhas. Belo depoimento. Grande exemplo de superação.

  • JORGE LUIZ ARAUJO DOS ANJOS says:

    Apesar de nunca ter conversado a respeito, tinha conhecimento tanto do problema como de parte da sua luta para vence-lo e suporte dos amigos, alguns de forma direta e outros indiretamente, fazendo aquela corrente de pensamento positivo para sua recuperação.

    Na minha adolescência, uns 43 anos atrás, ainda residindo em Ipiaú, tive o dessabor em perder dois tios. O alcoolismo os levou para a outra dimensão da vida. Como você, excelentes profissionais, infelizmente ambos não foram agraciados com a recuperação e o resgate para uma vida normal e produtiva.
    Os dois tios, um era irmão da minha mão excelente alfaiate, e o outro do meu pai, funcionário da Petrobrás, o alcoolismo o levou a aposentadoria antes dos 50 anos.

    O trauma me levou a um policiamento constante em relação ao controle quando possível do consumo do álcool, tarefa em determinadas situações quase impossível, mais efetivada pelas lembranças e exemplos ao nosso redor.
    A premissa deve sempre ser: O homem não sofre, ele luta e tem que vencer sempre, você é um exemplo entre tantos outros dessa vitória.

    A gratidão por aqueles nos amparam nos momentos de aflição, angústia, sofrimento, é um sentimento que deveria ser uma marca registrada no coração de todos, infelizmente não é assim.

    Parabéns pelo seu exemplo e pela humildade e gratidão com todos que te apoiaram das diversas formas que lhes foram possíveis.

  • Carlos Mascarenhas says:

    Muito importante este seu depoimento Jorge Luiz, inclusive pela possibilidade de falarmos de que existem estudos que apontam que a propensão ao alcoolismo tem algumas características genéticas.
    Não que todas as pessoas de uma família venham a desenvolver o alcoolismo mas que nas famílias que este problema existe, todo o cuidado é pouco.
    Eu constantemente chamo a atenção do meu filho e das minhas netas para que tenham muito cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas.
    O problema do ALCOOLISMO existe, é muito grave pois é uma doença da família e precisamos sim, cada vez mais, discutir e buscar formas de minimizá-lo.

  • Orlando Fonseca says:

    Parabéns, Mascarenhas pela sua luta e persistência

  • Paulo Sergio says:

    Grande Mascarenhas, eu fui um dos que acompanhou seu drama e torceu por você, graças a Deus tudo deu certo.
    Mesmo você passando por essa fase ainda teve tempo, boa vontade e disposição de passar sua experiência para na época um recém formado e mesmo com quatro anos de programação, um aprendiz perto de você.
    Você agradeceu a tanta gente, pois sou que lhe agradeço por ter me passado um pouco do seu conhecimento.
    Um abração,
    Abacate.
    Em tempo, abraços a todos da Cacaudata.

  • Carlos Mascarenhas says:

    Meu amigo Abacate, é muito bom bom ler este seu comentário.
    Quando aparecer por aqui vamos bater uma papo.

    Um abração.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia