PSICOMUNDO <> (I) A SOBERANA FACE DA EDUCAÇÃO <>
Os brasileiros passam a vida inteira assistindo fantásticos espetáculos insuportáveis com tantas artimanhas dos nossos administradores públicos, e em sua maioria não resolvem nada em beneficio da Nação Brasileira. Seria ignorância de nossa parte, afirmar que os nossos governantes não sabem qual é a importância da educação dos brasileiros. A educação a nosso ver tem impacto em todas as áreas de nossa vida. O acesso a uma Educação de qualidade pode fazer também muito pelo Brasil. Além do mais, trata-se de um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também a cada individuo. Vale uma reflexão individual acerca dos momentos de tantas pessoas sobre o ontem, o hoje e o amanhã sem a presença da Educação.
Perguntar qual a real importância da educação seria como indagar que a necessidade básica do ar para todos nós, seres humanos necessitados de olhar o mundo com maior confiança e projetar uma vida de busca da prosperidade. E vai além do aumento da renda individual ou mesmo das chances de se obter um emprego, tão desvalorizado nos momentos em vive atribulado nosso país. É pela Educação que aprendemos a nos preparar para a vida, apesar dos grandes desencontros de ideias e ideais jogados ao canto sem a devida percepção humana.
Ganhamos e garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural por meio da Educação. Como as pessoas poderão saber que têm o direito à saúde e bem-estar social e humano, ao meio ambiente, adquirir meios de condições adequadas de trabalho, ou mesmo a ser tratada com dignidade? Somente a Educação Básica de qualidade geram esses benefícios porque assegura o cumprimento de outros direitos. Porém, a ausência de conhecimentos ou acessos às informações dessas lógicas do direito, nada ajudará um cidadão ao convívio de saúde mental e harmonia interior.
No Brasil atualmente, segundo as estatísticas, metade da nossa população está desempregada, outras vivendo de bolsa família, e um num estado de extrema pobreza. E tudo que observamos são as faltas de projetos sérios que venham manter inestimáveis fórmulas para tornar os brasileiros dignos dos seus destinos de construir honestamente as suas próprias riquezas básicas. E, os administradores públicos, acham que interessa apenas combater aos nefastos crimes espelhados em toda a nação brasileira, oferecendo paliativos para a segurança, contudo, a causa da violência jamais foi tratada pelas suas origens. A Educação pode corrigir os mais difíceis problemas trazendo os conhecimentos dos deveres e direitos, exterminando assim as desigualdades sociais, tornando o homem um ser humano e não um bicho criminoso e feroz.
Existe ajuda de bolsa família que precisa ser cobrada responsabilidade, verificando quais os beneficiados e seus agentes que administram essas verbas, a fim de que seja cobrada a obtenção de bons resultados. A Educação pode ser analisada de uma fórmula até hilariante, como se os estudantes fossem jogadores de futebol, imaginando que nessa conquista do conhecimento educacional, existem pobres e ricos buscando os mesmos ideais porque afinal a bola é redonda e a mesma para todos. Jamais se poderá imaginar que se daria a bola quadrada aos pobres!
Homens inteligentes e voltados para a grandeza de uma Nação projetam soluções em favor da Educação, olhando o comercio, a indústria, as produções regionais primordiais. São insignificantes as oportunidades para o ser humano no Brasil, e seguir um caminho de maneira que os seus pés estejam no chão e olhando sempre para o futuro. Então, precisamos de educadores que tenham vocações educacionistas e assumam o comando nas salas de aulas. Que as escolas sejam para os ricos e pobres em igualdades de conhecimentos educacionais e morais. Infelizmente não observamos nenhum político de honesto se preocupando com a Educação. E, é um assunto que tem fluxo positivo com a conquista da paz. Esperamos que nos debates com os pré-candidatos a presidente do Brasil esse seja o tema fundamental. PENSEM NISSO!!!
Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia