Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI-APLB/Sindicato) informa que os professores da rede municipal vão paralisar suas atividades por mais dois dias, segunda (28) e terça-feira (29), em protesto contra o governo Mário Alexandre. A categoria cruzou os braços na última terça (22).
Na última semana, em conversa com o Blog do Gusmão, a coordenadora de formação da APPI, Enilda Mendonça, explicou que a data base dos professores é o dia 1º de janeiro. Segundo a professora, desde o início deste ano, governo e docentes negociam o pagamento dos direitos trabalhistas conforme a legislação ilheense. As partes chegaram ao entendimento de que a prefeitura emitiria uma folha salarial extra para cobrir, retroativamente, a diferença dos salários antes e depois do reajuste.
Segundo Enilda, o termo do compromisso não chegou a ser assinado, mas a gestão e o sindicato amadureceram esse debate ao longo dos últimos quatro meses. Na semana passada, a prefeitura informou que não vai ter condições financeiras de levar a discussão do acordo adiante.