:: 17/jul/2018 . 13:17
Casa Amarela celebra sexto aniversário com campanha de doação de agasalhos
Para celebrar seu sexto ano de funcionamento, a Escola & Brinquedoteca A Casa Amarela escolheu o projeto “Sementes da vida”. O objetivo é trabalhar nos grupos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I os princípios da solidariedade, gratidão, cultura da paz, honestidade, respeito e ética. Como parte das atividades, iniciaram a campanha de arrecadação de agasalhos, cobertores e acessórios de frio que serão encaminhados a projetos e instituições filantrópicas de Ilhéus.
De acordo com a diretora pedagógica, Sara Lemos, a ideia é desenvolver a ação social com a participação de todas as crianças e suas famílias. “Mesmo quem não fizer parte da comunidade escolar pode colaborar, entregando as doações na sede da instituição, de segunda a sexta-feira em horário comercial até o final do mês de julho. A Casa Amarela fica localizada na Rua 7, número 114, Loteamento Jardim Pontal, zona sul de Ilhéus.
Essa não será a primeira ação solidária realizada pela Escola & Brinquedoteca ilheense. No último mês de março, a Casa Amarela arrecadou fraldas geriátricas que foram doadas ao Abrigo São Vicente de Paulo. Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I visitaram a instituição centenária que cuida dos idosos em Ilhéus e, além de entregar as doações, também conheceram os velhinhos e apresentaram a música “Velha Infância”.
Para a direção da Casa Amarela, desenvolver ações solidárias integra os valores da instituição, traduzidos na prática cotidiana e até mesmo no próprio nome da Escola & Brinquedoteca, que remete a aconchego e acolhimento. “Acreditamos que a valorização da vida é elemento essencial para um mundo melhor. Por isso, semeamos diariamente o apreço e o respeito ao ser humano entre nossas crianças e equipe profissional”, afirma a diretora Sandra Catharina Santos.
PORTO DO MALHADO RECEBE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) recebeu do Ibama a Licença de Operação do Porto do Malhado, em Ilhéus, válida pelo período de quatro anos. O objeto desta licença refere-se à regularização ambiental, compreendendo instalações portuárias terrestres.
No porto público da região cacaueira há dois armazéns com 8 mil metros quadrados de área e capacidade para 64 mil metros cúbicos cada um, pátio descoberto para carga geral e contêineres (14.000m2 de área), armazém regulador, oficina mecânica, três subestações de energia elétrica, almoxarifado, reservatório de água, instalações prediais destinadas à administração do porto, escritórios, guaritas da guarda portuária e posto médico.
“A obtenção da Licença Ambiental do Porto de Ilhéus é uma grande conquista e avanço, o que vai implicar em melhorias na gestão e infraestrutura portuária, como também na avaliação do Indicador de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq”, destacou o diretor-presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale. “Esta conquista demonstra o cumprimento das exigências ambientais, possibilitando assim o desenvolvimento do porto de forma responsável e sustentável, conforme preconiza a Política Ambiental da Codeba”, acrescentou.
SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DE MARÃO ESTÁ DE SAÍDA
O ainda secretário de comunicação social de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, deu entrevista ao radialista Vila Nova, na Ilhéus FM, nesta terça, dia 17. Na pauta, avanços da cidade e um tom de despedida.
Cidão, como é conhecido, está de malas prontas para assumir a gestão do turismo da cidade, que patina há 484 anos.
A passagem pela Secom rendeu uma boa relação de Alcides e do governo com a imprensa. Por um bom tempo, os veículos de comunicação “seguraram a onda” de críticas à gestão graças ao jogo de cintura de Cidão.
Jogo de cintura para lidar com uma comunicação com pouca verba e quase nada de estrutura. Assim como quase todas as secretarias, falta pessoal. A Secom conta com dois jornalistas efetivos e quatro cargos de confiança.
O novo gerente da comunicação do governo Marão será o fiel escudeiro da mãe do prefeito e deputada estadual, Ângela Sousa, o publicitário Hélio Ricardo, que deixa a secretaria de Turismo.
Em tempo: As mudanças feitas por Marão nos últimos meses em seu secretariado surtiram poucos efeitos. A ida do engenheiro Hermano Fanning para a secretaria de serviços urbanos, por exemplo, rendeu uma greve de dois dias na coleta de lixo.
DO ILHEUS EM RESUMO
Mais uma pessoa foi executada na Bairro N.S das Vitórias em Ilhéus
O bairro Nossa Senhora da Vitória, na zona sul de Ilhéus, voltou a ser palco da violência nesse final de semana. Um homem ainda sem identificação foi assassinado a tiros por volta das 22h30 deste domingo (15) no interior do bar do galego. De acordo com informações, uma segunda pessoa também foi atingida com os disparos.
No local do crime imperou, mais uma vez a lei do silêncio. Uma equipe do departamento de polícia técnica esteve no local para o levantamento cadavérico, como também a polícia militar, que realizou diligências nas redondezas, mas ninguém foi preso.
Na contramão de Marão, 12 vereadores de Ilhéus anunciam apoio a Zé Ronaldo ao Governo da Bahia
Em uma reunião na casa do empresário Samuca Franco, zona Sul de Ilhéus foi selado o apoio de 12 vereadores de Ilhéus ao candidato ao governo do estado, Zé Ronaldo (DEM).
O apoio foi dado pelo presidente da Câmara, Lukas Paiva (PSB), e os vereadores Ivo Evangelista (PRB), Fabrício Nascimento (PSB), Nino Valverde (PSB), Juarez Barbosa (MDB), Thadeu Muniz (PDT), Paulo Meio Quilo (PV), Luiz Carlos Escuta (PP), César Porto (PDT), Abraão (PDT), Gil Gomes (PV) e Nerival (PC do B).
A reunião contou com a presença do vice-prefeito de Salvador Bruno Reis, o deputado federal e pré-candidato ao senador Jutahy Jr (PSDB), deputado estadual Pedro Tavares (DEM), e o advogado Marcos Alpoim.
Nossa redação entrou em contato com o vereador Lukas Paiva, que confirmou o apoio ao candidato do DEM. Apesar do fechamento com Zé Ronaldo, o grupo não fechou apoio a candidatura de Jutahy Junior ao Senado.
No meio político, o apoio dos vereadores a Zé Ronaldo é um recado direto ao prefeito Mário Alexandre (PSD) que apoia o candidato Rui Costa (PT). No início do ano, os mesmo vereadores foram contra o fechamento do Hospital Regional Luiz Viana Filho e se negaram a ir à inauguração do Hospital Costa do Cacau.
Ao irem debater a situação do hospital Regional na Secretaria Estadual de Saúde, os mesmos vereadores passaram por uma desfeita do secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, que não quis atender os vereadores e só realizou a reunião devido à interferência do deputado federal Bebeto Galvão (PSB).
Há sinais e indícios de que Marão perdeu as rédeas da sua base no legislativo ilheense, e o governo pode entrar em uma tempestade política no retorno recesso do legislativo, no início de agosto.
Campanha Julho Amarelo intensifica combate às hepatites virais em Ilhéus
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Homem dá 15 facadas na mulher e é preso ao prestar socorro à vítima na Bahia
- 1